/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech
Analiza la lógica neoliberal en la educación pública escolarizada en Brasil, destacando el Programa Pense Grande Tech, resultado de la relación público-privada (RPP) entre la SEDUC/AM y la Fundación Telefônica Vivo. El estudio contextualiza el neoliberalismo como un proyecto político, económico, ide...
Autor principal: | Oliveira, Kamilli Vitória da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8752 |
id |
oai:localhost:prefix-8752 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-87522025-03-10T21:14:44Z Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech Oliveira, Kamilli Vitória da Silva Nogueira, Sílvia Cristina Conde http://lattes.cnpq.br/2597065203873535 Aranha, Rudervania da Silva Lima http://lattes.cnpq.br/3340541920535518 Mota, Flavia Luenny da Silva http://lattes.cnpq.br/8053648581929471 FINEDAM - Grupo de Pesquisa de Financiamento da Educação na Amazônia silviaconde@ufam.edu.br Lógica neoliberal Relações público-privadas Reforma do ensino médio Programa Pense Grande Tech CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . Analiza la lógica neoliberal en la educación pública escolarizada en Brasil, destacando el Programa Pense Grande Tech, resultado de la relación público-privada (RPP) entre la SEDUC/AM y la Fundación Telefônica Vivo. El estudio contextualiza el neoliberalismo como un proyecto político, económico, ideológico y social, evidenciando las RPP como una expresión concreta de esta ideología, que adquiere matices con la reforma de la educación secundaria por la Ley nº 13.415/2017, la cual promovió la entrada de actores privados en el ámbito educativo. La investigación utiliza la perspectiva teórico-metodológica del materialismo histórico-dialéctico, combinando análisis documental y bibliográfico para identificar la materialidad histórica de las RPP en Brasil, caracterizar el Programa Pense Grande Tech (PPGT) y discutir las contradicciones de este programa en la oferta educativa. Los resultados revelan que la iniciativa privada responde a intereses empresariales-mercantilistas, promoviendo la flexibilización curricular y priorizando un modelo educativo basado en competencias, históricamente alineado con las demandas capitalistas, mientras actúa en la promoción de materiales listos y estandarizados que moldean la formación de la juventud amazónica. Concluí reconociendo la necesidad de una educación que trascienda los límites del capital, enfatizando la importancia de una formación estar integrado a los principios del trabajo, la ciencia y la cultura. Analisa a lógica neoliberal na educação pública escolarizada no Brasil, destacando o Programa Pense Grande Tech, resultado da relação público-privada (RPP) entre a SEDUC/AM e a Fundação Telefônica Vivo. O estudo contextualiza o neoliberalismo como projeto político, econômico, ideológico e social, evidenciando as RPP como uma expressão concreta desse ideário, o qual ganha nuances com a reforma do ensino médio pela Lei nº 13.415/2017 que intensificou a entrada de atores privados no campo educacional. A investigação utiliza a perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético, nesse viés, combina análise documental e bibliográfica para identificar a materialidade histórica das RPP no Brasil, caracterizar o Programa Pense Grande Tech (PPGT) e discutir as contradições desse mesmo programa na oferta educacional. Os resultados revelam que a iniciativa privada atende aos interesses empresariais-mercadológicos, promovendo a flexibilização curricular e priorizando o modelo educacional por competências, historicamente alinhado às demandas capitalistas, enquanto atua na promoção de materiais prontos e padronizados que moldam a formação da juventude amazonense. Conclui reconhecendo a necessidade de uma educação que transcenda os limites do capital, enfatizando a importância de uma formação que seja integrada aos princípios do trabalho, da ciência e da cultura. 1 Não 2025-03-06T14:43:35Z 2025-03-06T14:43:35Z 2024-12-16 Trabalho de Conclusão de Curso OLIVEIRA, Kamilli Vitória da Silva Oliveira. Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech. 2024. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8752 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Lógica neoliberal Relações público-privadas Reforma do ensino médio Programa Pense Grande Tech CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . |
spellingShingle |
Lógica neoliberal Relações público-privadas Reforma do ensino médio Programa Pense Grande Tech CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . Oliveira, Kamilli Vitória da Silva Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech |
topic_facet |
Lógica neoliberal Relações público-privadas Reforma do ensino médio Programa Pense Grande Tech CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . |
description |
Analiza la lógica neoliberal en la educación pública escolarizada en Brasil, destacando el Programa Pense Grande Tech, resultado de la relación público-privada (RPP) entre la SEDUC/AM y la Fundación Telefônica Vivo. El estudio contextualiza el neoliberalismo como un proyecto político, económico, ideológico y social, evidenciando las RPP como una expresión concreta de esta ideología, que adquiere matices con la reforma de la educación secundaria por la Ley nº 13.415/2017, la cual promovió la entrada de actores privados en el ámbito educativo. La investigación utiliza la perspectiva teórico-metodológica del materialismo histórico-dialéctico, combinando análisis documental y bibliográfico para identificar la materialidad histórica de las RPP en Brasil, caracterizar el Programa Pense Grande Tech (PPGT) y discutir las contradicciones de este programa en la oferta educativa. Los resultados revelan que la iniciativa privada responde a intereses empresariales-mercantilistas, promoviendo la flexibilización curricular y priorizando un modelo educativo basado en competencias, históricamente alineado con las demandas capitalistas, mientras actúa en la promoción de materiales listos y estandarizados que moldean la formación de la juventud amazónica. Concluí reconociendo la necesidad de una educación que trascienda los límites del capital, enfatizando la importancia de una formación estar integrado a los principios del trabajo, la ciencia y la cultura. |
author_additional |
Nogueira, Sílvia Cristina Conde |
author_additionalStr |
Nogueira, Sílvia Cristina Conde |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Oliveira, Kamilli Vitória da Silva |
title |
Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech |
title_short |
Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech |
title_full |
Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech |
title_fullStr |
Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech |
title_full_unstemmed |
Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech |
title_sort |
relação público-privada no amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do programa pense grande tech |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8752 |
_version_ |
1831970276027400192 |
score |
11.753735 |