Trabalho de Conclusão de Curso

Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech

Analiza la lógica neoliberal en la educación pública escolarizada en Brasil, destacando el Programa Pense Grande Tech, resultado de la relación público-privada (RPP) entre la SEDUC/AM y la Fundación Telefônica Vivo. El estudio contextualiza el neoliberalismo como un proyecto político, económico, ide...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Kamilli Vitória da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8752
id oai:localhost:prefix-8752
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-87522025-03-10T21:14:44Z Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech Oliveira, Kamilli Vitória da Silva Nogueira, Sílvia Cristina Conde http://lattes.cnpq.br/2597065203873535 Aranha, Rudervania da Silva Lima http://lattes.cnpq.br/3340541920535518 Mota, Flavia Luenny da Silva http://lattes.cnpq.br/8053648581929471 FINEDAM - Grupo de Pesquisa de Financiamento da Educação na Amazônia silviaconde@ufam.edu.br Lógica neoliberal Relações público-privadas Reforma do ensino médio Programa Pense Grande Tech CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . Analiza la lógica neoliberal en la educación pública escolarizada en Brasil, destacando el Programa Pense Grande Tech, resultado de la relación público-privada (RPP) entre la SEDUC/AM y la Fundación Telefônica Vivo. El estudio contextualiza el neoliberalismo como un proyecto político, económico, ideológico y social, evidenciando las RPP como una expresión concreta de esta ideología, que adquiere matices con la reforma de la educación secundaria por la Ley nº 13.415/2017, la cual promovió la entrada de actores privados en el ámbito educativo. La investigación utiliza la perspectiva teórico-metodológica del materialismo histórico-dialéctico, combinando análisis documental y bibliográfico para identificar la materialidad histórica de las RPP en Brasil, caracterizar el Programa Pense Grande Tech (PPGT) y discutir las contradicciones de este programa en la oferta educativa. Los resultados revelan que la iniciativa privada responde a intereses empresariales-mercantilistas, promoviendo la flexibilización curricular y priorizando un modelo educativo basado en competencias, históricamente alineado con las demandas capitalistas, mientras actúa en la promoción de materiales listos y estandarizados que moldean la formación de la juventud amazónica. Concluí reconociendo la necesidad de una educación que trascienda los límites del capital, enfatizando la importancia de una formación estar integrado a los principios del trabajo, la ciencia y la cultura. Analisa a lógica neoliberal na educação pública escolarizada no Brasil, destacando o Programa Pense Grande Tech, resultado da relação público-privada (RPP) entre a SEDUC/AM e a Fundação Telefônica Vivo. O estudo contextualiza o neoliberalismo como projeto político, econômico, ideológico e social, evidenciando as RPP como uma expressão concreta desse ideário, o qual ganha nuances com a reforma do ensino médio pela Lei nº 13.415/2017 que intensificou a entrada de atores privados no campo educacional. A investigação utiliza a perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético, nesse viés, combina análise documental e bibliográfica para identificar a materialidade histórica das RPP no Brasil, caracterizar o Programa Pense Grande Tech (PPGT) e discutir as contradições desse mesmo programa na oferta educacional. Os resultados revelam que a iniciativa privada atende aos interesses empresariais-mercadológicos, promovendo a flexibilização curricular e priorizando o modelo educacional por competências, historicamente alinhado às demandas capitalistas, enquanto atua na promoção de materiais prontos e padronizados que moldam a formação da juventude amazonense. Conclui reconhecendo a necessidade de uma educação que transcenda os limites do capital, enfatizando a importância de uma formação que seja integrada aos princípios do trabalho, da ciência e da cultura. 1 Não 2025-03-06T14:43:35Z 2025-03-06T14:43:35Z 2024-12-16 Trabalho de Conclusão de Curso OLIVEIRA, Kamilli Vitória da Silva Oliveira. Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech. 2024. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8752 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Lógica neoliberal
Relações público-privadas
Reforma do ensino médio
Programa Pense Grande Tech
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
spellingShingle Lógica neoliberal
Relações público-privadas
Reforma do ensino médio
Programa Pense Grande Tech
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
Oliveira, Kamilli Vitória da Silva
Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech
topic_facet Lógica neoliberal
Relações público-privadas
Reforma do ensino médio
Programa Pense Grande Tech
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
description Analiza la lógica neoliberal en la educación pública escolarizada en Brasil, destacando el Programa Pense Grande Tech, resultado de la relación público-privada (RPP) entre la SEDUC/AM y la Fundación Telefônica Vivo. El estudio contextualiza el neoliberalismo como un proyecto político, económico, ideológico y social, evidenciando las RPP como una expresión concreta de esta ideología, que adquiere matices con la reforma de la educación secundaria por la Ley nº 13.415/2017, la cual promovió la entrada de actores privados en el ámbito educativo. La investigación utiliza la perspectiva teórico-metodológica del materialismo histórico-dialéctico, combinando análisis documental y bibliográfico para identificar la materialidad histórica de las RPP en Brasil, caracterizar el Programa Pense Grande Tech (PPGT) y discutir las contradicciones de este programa en la oferta educativa. Los resultados revelan que la iniciativa privada responde a intereses empresariales-mercantilistas, promoviendo la flexibilización curricular y priorizando un modelo educativo basado en competencias, históricamente alineado con las demandas capitalistas, mientras actúa en la promoción de materiales listos y estandarizados que moldean la formación de la juventud amazónica. Concluí reconociendo la necesidad de una educación que trascienda los límites del capital, enfatizando la importancia de una formación estar integrado a los principios del trabajo, la ciencia y la cultura.
author_additional Nogueira, Sílvia Cristina Conde
author_additionalStr Nogueira, Sílvia Cristina Conde
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Oliveira, Kamilli Vitória da Silva
title Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech
title_short Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech
title_full Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech
title_fullStr Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech
title_full_unstemmed Relação público-privada no Amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do Programa Pense Grande Tech
title_sort relação público-privada no amazonas: uma análise da lógica neoliberal na educação por meio do programa pense grande tech
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8752
_version_ 1831970276027400192
score 11.753735