/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Educação sexual nas escolas brasileiras: uma análise teórica e integral
This work aimed to analyze scientific productions related to sex education in Brazilian schools, seeking to highlight the importance of addressing this theme in the school environment. The research used a bibliographic and documentary methodology, with analysis of 19 academic productions selected...
Autor principal: | Vilas Boas, Paola Moraes |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8838 |
id |
oai:localhost:prefix-8838 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-88382025-04-24T00:53:56Z Educação sexual nas escolas brasileiras: uma análise teórica e integral Vilas Boas, Paola Moraes Souza, Paulo Ricardo Freire de http://lattes.cnpq.br/7051119285918283 Batista, Marliane de Castro paulorfreire@ufam.edu.br Educação sexual Escolas brasileiras Formação docente Políticas públicas CIÊNCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA Educação sexual This work aimed to analyze scientific productions related to sex education in Brazilian schools, seeking to highlight the importance of addressing this theme in the school environment. The research used a bibliographic and documentary methodology, with analysis of 19 academic productions selected in the CAPES Thesis Bank. The results indicate that, despite its recognized relevance, sex education faces cultural, political and institutional barriers, hindering its systematic implementation. Challenges such as prejudice, lack of teacher preparation and resistance from sectors of society were identified, as well as significant benefits for the emotional, social and cognitive development of children and adolescents. This study highlights the need for more robust public policies, initial and continuing teacher training, and an interdisciplinary approach to overcome obstacles and consolidate sex education as an integral part of the Brazilian school curriculum. Este trabalho teve como objetivo analisar produções científicas relacionadas à educação sexual nas escolas brasileiras, buscando evidenciar a importância de abordar essa temática no ambiente escolar. A pesquisa utilizou uma metodologia bibliográfica e documental, com análise de 19 produções acadêmicas selecionadas no Banco de Teses da CAPES. Os resultados indicam que, apesar da relevância reconhecida, a educação sexual enfrenta barreiras culturais, políticas e institucionais, dificultando sua implementação de forma sistemática. Foram identificados desafios como o preconceito, a falta de preparo docente e a resistência de setores da sociedade, bem como benefícios significativos para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo de crianças e adolescentes. Este estudo destaca a necessidade de políticas públicas mais robustas, formação inicial e contínua dos professores e uma abordagem interdisciplinar para superar os entraves e consolidar a educação sexual como parte integrante do currículo escolar brasileiro. 2 Sim 2025-04-24T00:52:10Z 2025-04-24T00:52:10Z 2024-12-13 Trabalho de Conclusão de Curso VILAS BOAS, Paola Moraes. Educação sexual nas escolas brasileiras: uma análise teórica e integral. 2025. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8838 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação sexual Escolas brasileiras Formação docente Políticas públicas CIÊNCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA Educação sexual |
spellingShingle |
Educação sexual Escolas brasileiras Formação docente Políticas públicas CIÊNCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA Educação sexual Vilas Boas, Paola Moraes Educação sexual nas escolas brasileiras: uma análise teórica e integral |
topic_facet |
Educação sexual Escolas brasileiras Formação docente Políticas públicas CIÊNCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA Educação sexual |
description |
This work aimed to analyze scientific productions related to sex education in Brazilian
schools, seeking to highlight the importance of addressing this theme in the school
environment. The research used a bibliographic and documentary methodology, with analysis
of 19 academic productions selected in the CAPES Thesis Bank. The results indicate that,
despite its recognized relevance, sex education faces cultural, political and institutional
barriers, hindering its systematic implementation. Challenges such as prejudice, lack of
teacher preparation and resistance from sectors of society were identified, as well as
significant benefits for the emotional, social and cognitive development of children and
adolescents. This study highlights the need for more robust public policies, initial and
continuing teacher training, and an interdisciplinary approach to overcome obstacles and
consolidate sex education as an integral part of the Brazilian school curriculum. |
author_additional |
Souza, Paulo Ricardo Freire de |
author_additionalStr |
Souza, Paulo Ricardo Freire de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Vilas Boas, Paola Moraes |
title |
Educação sexual nas escolas brasileiras: uma análise teórica e integral |
title_short |
Educação sexual nas escolas brasileiras: uma análise teórica e integral |
title_full |
Educação sexual nas escolas brasileiras: uma análise teórica e integral |
title_fullStr |
Educação sexual nas escolas brasileiras: uma análise teórica e integral |
title_full_unstemmed |
Educação sexual nas escolas brasileiras: uma análise teórica e integral |
title_sort |
educação sexual nas escolas brasileiras: uma análise teórica e integral |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8838 |
_version_ |
1831970291285229568 |
score |
11.755432 |