Periódico

Fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em Programas Profissionais de Pós-graduação na área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática: reflexões emergentes e em movimento

Autor principal: Cordeiro, Robson Vinicius
Outros Autores: Altoé, Renan Oliveira
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11627
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-11627
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-116272022-01-11T13:11:18Z Fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em Programas Profissionais de Pós-graduação na área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática: reflexões emergentes e em movimento Communicatives factors for the elaboration of educational products/processes in Professional Post-graduate Programs in the area of Teaching/Learning in Sciences and Mathematics: emerging reflections in motion Cordeiro, Robson Vinicius Altoé, Renan Oliveira Programas Profissionais de Pós-graduação; Ensino; Produtos Educacionais; Fatores Comunicacionais; Eixo Comunicacional. professional post-graduate programs; teaching; educational products; communication factors; communication axis Na produção de produtos/processos educacionais dos Programas Profissionais de Pós-graduação, percebemos a existência de um movimento de reflexão acerca da materialização e virtualização desses materiais. Assim, este trabalho apresenta alguns fatores e elementos que podem constituir o diálogo comunicacional dos produtos/processos educativos da área de Ensino, transparecendo suas perspectivas conceituais e pedagógicas, auxiliando discentes e docentes nas suas produções, a fim de qualificá-las e de ampliar condições de acesso e utilização por parte da comunidade em geral. A partir de uma abordagem qualitativa, em diálogo com uma pesquisa bibliográfica, nossas reflexões culminaram na construção de cinco fatores (Materialidade, Linguagem, Estética, Usabilidade e Publicidade), como componentes do  Eixo Comunicacional, revelando uma preocupação que está para além de determinações superficiais dos produtos/processos educativos. In the production of educational products/processes of Post-graduate Professional Programs, we noticed the existence of a movement of reflection about the materialization and virtualization of these materials. Thus, this work presents some factors and elements that may constitute the communicational dialogue of the educational products/processes into the area of Teaching, showing its conceptual and pedagogical perspectives, helping students and professors in their productions, in order to qualify them and to widen the conditions about access and use by the community in general . From a qualitative approach, in dialogue with a bibliographic research, our reflections culminated in the construction of five factors (Materiality, Language, Aesthetics, Usability and Advertising), as components of a Communicational Axis, revealing a concern that is beyond superficial determinations of educational products/processes. Universidade Federal do Pará 2021-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11627 10.18542/amazrecm.v17i39.11627 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 253-270 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 253-270 2317-5125 1980-5128 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11627/8159 /*ref*/ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007. /*ref*/AREA MOREIRA, M. Los medios de enseñanza: conceptualización y tipología. Web de Tecnología Educativa. Universidad La Laguna, 2010. /*ref*/BRASIL. Portaria nº 389, de 23 de março de 2017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissional no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Brasília: CAPES, 2017. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área 46 – Ensino. Brasília: CAPES, 2019. /*ref*/COSTA, M. I. L. da; MENDES, M. L. G. da. A publicidade como ferramenta de consumo: uma reflexão sobre a produção de necessidades. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2012. /*ref*/DALCIN, A. Um olhar sobre o paradidático de matemática. 2002. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2002. /*ref*/DALVI, S. C.; REZENDE, O. L. T. de; LORENZONI, L. L. Uma possível aproximação da modelagem matemática na perspectiva sociocrítica e os registros de representação semiótica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 37, p. 119-134, 2020. /*ref*/FERREIRA, E. C. O uso dos audiovisuais como recurso didáctico. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2010. /*ref*/FREITAS, R. C. de O. Produtos educacionais na área de ensino da CAPES: o que há além da forma? Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Vitória, v. 5, n° 2, 2021. /*ref*/ISO. ISO 9241-11: Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs). Part 11 - Guidelines for specifying and measuring usability. Genève: International Organisation for Standardisation, 1997. /*ref*/KAPLÚN, G. Contenidos, itinerarios y juegos. Tres ejes para el análisis y la construcción de mensajes educativos. In: VI CONGRESO DE ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN (ALAIC), 6., 2002. Santa Cruz de la Sierra, Bolivia, 2002, p. 01-18. /*ref*/KAPLÚN, G. Material Educativo: a experiência do aprendizado. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 27, p. 46-60, maio/ago, 2003. /*ref*/MANFREDO, E. G. Discutindo a metodologia do ensino de ciências e matemática: Críticas e possibilidades à prática docente. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 1, p. 41-48, 2005. /*ref*/MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. /*ref*/MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. 223 f. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1997. /*ref*/NASCIMENTO, W. E.; BAROLLI, E. Desenvolvimento profissional docente: reflexões a partir de trajetórias de professores de Física. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 38, p. 05-21, 2021. /*ref*/RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio Docência em Ciências, v. 5, n.2, Curitiba, p. 1-17, ago. 2020. /*ref*/SACRISTÁN, J. G. Los materiales y las condiciones de enseñanza en docencia y cultura escolar. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2001. /*ref*/SANTANA, E. B.; VALENTE, J. A. da S.; FREITAS, N. M. da S.. Ponderações didáticas e pedagógicas sobre o uso das situações-problema no contexto da abordagem CTS. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 37, p. 241-254, 2020. /*ref*/SITYA, C. V. M. A linguística textual e a análise do discurso: uma abordagem interdisciplinar. Rio Grande do Sul: Ed. da URI, 1995. Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Cordeiro, Robson Vinicius
spellingShingle Cordeiro, Robson Vinicius
Fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em Programas Profissionais de Pós-graduação na área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática: reflexões emergentes e em movimento
author-letter Cordeiro, Robson Vinicius
author2 Altoé, Renan Oliveira
author2Str Altoé, Renan Oliveira
title Fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em Programas Profissionais de Pós-graduação na área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática: reflexões emergentes e em movimento
title_short Fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em Programas Profissionais de Pós-graduação na área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática: reflexões emergentes e em movimento
title_full Fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em Programas Profissionais de Pós-graduação na área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática: reflexões emergentes e em movimento
title_fullStr Fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em Programas Profissionais de Pós-graduação na área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática: reflexões emergentes e em movimento
title_full_unstemmed Fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em Programas Profissionais de Pós-graduação na área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática: reflexões emergentes e em movimento
title_sort fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em programas profissionais de pós-graduação na área de ensino/educação em ciências e matemática: reflexões emergentes e em movimento
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11627
_version_ 1787151728329621504
score 11.755432