Periódico

A representação da Sistemática Filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: desafios e perspectivas

Autor principal: Mendes, Samuel Lucas da Silva Delgado
Outros Autores: Rizzo, Alexandra Elaine, Mayrinck, Diogo
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2022
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12742
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-12742
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-127422023-01-28T12:54:16Z A representação da Sistemática Filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: desafios e perspectivas The representation of Phylogenetic Systematics in Brazilian high school textbooks: challenges and perspectives Mendes, Samuel Lucas da Silva Delgado Rizzo, Alexandra Elaine Mayrinck, Diogo Ensino de biologia; classificação biológica; transposição didática; pensamento filogenético Biology teaching; biological classification; didactic transposition; tree thinking O presente trabalho avaliou a forma como as coleções de livros aprovadas para o PNLD 2021 tratam o tema Sistemática Filogenética, analisando sua importância pedagógica para a compreensão crítica da biodiversidade. Para tal, foram realizadas uma avaliação pedagógica e uma análise lógico-semântica do conteúdo presente nos livros, com o objetivo de promover o entendimento das tendências presentes no material ao abordar o tema. Como resultado, foi possível reconhecer que grande parte dos livros didáticos não trata o conteúdo de Sistemática Filogenética de forma concisa e coerente, ignorando seus perpasses históricos e filosóficos. Dessa forma, a compreensão crítica da biodiversidade fica comprometida e os principais obstáculos epistemológicos relacionados ao entendimento filogenético da biodiversidade não são combatidos. The present work evaluated the way in which the book collections approved for the year 2021 in the National Textbook Program deal with the Phylogenetic Systematics theme, analyzing its pedagogical importance for the critical understanding of biodiversity. To this end, a pedagogical evaluation and a logical-semantic analysis of the content of the books were carried out, seeking to understand possible tendencies present in the material when approaching the theme. It was detected that much of the books does not deal with the theme in a concise way, ignoring its historical and philosophical pervades when approaching the subject. In this way, the critical understanding of biodiversity is compromised, and the main epistemological obstacles related to the phylogenetic understanding of biodiversity are not tackled. Universidade Federal do Pará 2022-08-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12742 10.18542/amazrecm.v18i40.12742 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print 2317-5125 1980-5128 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12742/9018 /*ref*/AMORIM, D. DE S. Fundamentos de Sistemática Filogenética. 1. ed. Ribeirão Preto: Holos, Editora, 2002. /*ref*/ARAÚJO, L. A. L. A evolução como tema central e unificador no ensino de biologia: questões históricas e filosóficas. Filosofia e História da Biologia, v. 14, n. 2, p. 250, 2019. /*ref*/BAUM, D. A.; SMITH, S. D.; DONOVAN, S. S. S. The Tree-Thinking Challenge. Science, v. 310, n. 5750, p. 979–980, 11 nov. 2005. DOI: 10.1126/science.1117727 /*ref*/BELMIRO, C. A. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Educação & Sociedade, v. 21, n. 72, p. 11–31, 2000. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 10 set. 2021. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Guia Digital PNLD 2021Obras Didáticas por Áreas do Conhecimento e Específicas. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: <https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/inicio>. Acesso em: 30 nov. 2021 /*ref*/CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. La Pensée ed. 1991. /*ref*/CORDEIRO, R. S. et al. Abordagem de Sistemática Filogenética com ênfase em Biodiversidade nos Livros Didáticos. Acta Scientiae, v. 20, n. 4, p. 610–625, 13 set. 2018a. /*ref*/CORDEIRO, R. S. et al. FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 519–538, 2018b. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p519-538.id232 /*ref*/CORDEIRO, R. S.; MORINI, M. C. História da Filogenia: uma análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2015. Revista Científica UMC, v. 2, n. 2, jun. 2017. /*ref*/COUTINHO, C.; BARTHOLOMEI-SANTOS, M. L. Estimulando o “Pensamento em Árvore” em Alunos de Ensino Médio: Potencial de Contribuição dos Livros Didáticos de Biologia. Ciência e Natura, v. 36, n. 3, p. 326–336, set. 2014. /*ref*/D’AMBROSIO, M.; BIZZO, N.; DOS SANTOS, F. S. Difficulties in teaching evolution due to the influence of teleology. Filosofia e História da Biologia, v. 13, n. 2, p. 191–206, 2018. /*ref*/FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2005. /*ref*/FRANCO, L. G.; MUNFORD, D. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: Um olhar da área de Ciências da Natureza. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 158–171, abril 2018. /*ref*/GABRIELY, M.; DOS SANTOS, C. M. D. Em direção a uma síntese estendida da teoria evolutiva: estado da arte e perspectivas futuras. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 6, n. 5, p. 60-76, jul. 2019. /*ref*/GHISELIN, M. T. Darwin’s language may seem teleological, but his thinking is another matter. Biology & Philosophy, v. 9, n. 4, p. 489–492, out. 1994. GIRALDI, P. M.; GALVÃO, C. Educação científica e tecnológica e literatura: uma leitura de A Caverna de José Saramago. Perspectiva, v. 39, n. 2, p. 1–20, jul. 2021. /*ref*/GÓES, A. C. DE S. et al. A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 3, p. 563–580, set. 2018. https://doi.org/10.1590/1516-731320180030003 /*ref*/GRIFFITHS, G. C. D. On the foundations of biological systematics. Acta Biotheoretica 1974, v. 23, n. 3, p. 85–131, 1974. /*ref*/HENNIG, W. Phylogenetic Systematics. [s.l.] University of Illinois Press., 1966. /*ref*/KNAPP, A. K.; D’AVANZO, C. Teaching with principles: Toward more effective pedagogy in ecology. Ecosphere, v. 1, n. 6, p. 1–10, dez. 2010. DOI: 10.1890/ES10-00013.1 /*ref*/KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2004. /*ref*/LOPES, W. R.; VASCONCELOS, S. D. REPRESENTAÇÃO E DISTORÇÕES CONCEITUAIS DO CONTEÚDO"FILOGENIA EM LIVROS DIDÁTÍCOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 14, n. 3, p. 149–165, dez. 2012. /*ref*/MORAES, I. DE O.; AIRES, R. M.; GÓES, A. C. DE S. Science fiction and science education: 1984 in classroom. International Journal of Science Education, vol. 43, n. 15, p. 2501-2515, 2021. https://doi.org/10.1080/09500693.2021.1972488 /*ref*/PIASSI, L. P. DE C. A ficção científica como elemento de problematização na educação em ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, n. 3, p. 783–798, set. 2015. /*ref*/PIGLIUCCI, M.; MÜLLER, G. B. Evolution: the extended synthesis. Cambridge: MIT press, 2010. /*ref*/RICHTER, E.; GÜLLICH, R. I. DA C.; HERMEL, E. DO E. S. Concepções de ensino em livros didáticos de biologia: um recorte temporal (1923 a 2004). Revista Transmutare, v. 2, n. 1, p. 71–86, 25 out. 2017. /*ref*/RODRIGUES, M. E.; JUSTINA, L. A. DELLA; MEGLHIORATTI, F. A. O CONTEÚDO DE SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 13, n. 2, p. 65–84, ago. 2011. /*ref*/SANTOS, C. M. D.; KLASSA, B. Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética. Educação: teoria e prática, v. 22, n. 40, p. 62–81, ago. 2012. /*ref*/SANTOS, C. M. D.; CALOR, A. ENSINO DE BIOLOGIA EVOLUTIVA UTILIZANDO A ESTRUTURA CONCEITUAL DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA – I. Ciência & Ensino, v. 1, n. 2, p. 1–8, jun. 2007. /*ref*/SANTOS, C. M. D., AMORIM, D. DE S. Why biogeographical hypotheses need a well supported phylogenetic framework: a conceptual evaluation. Papéis Avulsos de Zoologia, v. 47, n. 4, pp. 63-73, 2007. https://doi.org/10.1590/S0031-10492007000400001 /*ref*/SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. DE. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59–77, 2011. /*ref*/SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, n. 1, p. 101–110, 2004. https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000100007 /*ref*/SEPÚLVEDA, C.; EL-HANI, C. N. ADAPTACIONISMO VERSUS EXAPTACIONISMO: O QUE ESTE DEBATE TEM A DIZER AO ENSINO DE EVOLUÇÃO?. Ciência e Ambiente, v. 36, n. 1, p. 93–124, 2008. /*ref*/SILVA, A.; METTRAU, M.; BARRETO, M. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem das ciências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 220, 18 jun. 2007. /*ref*/SILVA, J. A. D. DA; NERY, A. S. D. A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO À LUZ DAS NOVAS CONTRIBUIÇÕES DA BIOLOGIA MOLECULAR À TAXONOMIA. Cadernos de Educação Básica, v. 5, n. 2, p. 61–72, 31 ago. 2020. /*ref*/SILVA, L. N. DA; MEGLHIORATTI, F. A. ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA EM PERIÓDICOS DE ENSINO: O QUE TRAZEM AS PESQUISAS? VIDYA, v. 40, n. 1, p. 259–278, 31 jul. 2020. /*ref*/SILVA, M. A. A fetichização do livro didático no Brasil. Educação & Realidade, n. 37, p. 803-821, set. 2012. /*ref*/VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação (Bauru), v. 9, n. 1, p. 93–104, 2003. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100008 /*ref*/WAIZBORT, R. Teoria social e biologia: perspectivas e problemas da introdução do conceito de história nas ciências biológicas. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 8, n. 3, p. 633–653, dez. 2001. https://doi.org/10.1590/S0104-59702001000400007 Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Mendes, Samuel Lucas da Silva Delgado
spellingShingle Mendes, Samuel Lucas da Silva Delgado
A representação da Sistemática Filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: desafios e perspectivas
author-letter Mendes, Samuel Lucas da Silva Delgado
author2 Rizzo, Alexandra Elaine
Mayrinck, Diogo
author2Str Rizzo, Alexandra Elaine
Mayrinck, Diogo
title A representação da Sistemática Filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: desafios e perspectivas
title_short A representação da Sistemática Filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: desafios e perspectivas
title_full A representação da Sistemática Filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: desafios e perspectivas
title_fullStr A representação da Sistemática Filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: desafios e perspectivas
title_full_unstemmed A representação da Sistemática Filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: desafios e perspectivas
title_sort representação da sistemática filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: desafios e perspectivas
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2022
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12742
_version_ 1787151728795189248
score 11.755432