Periódico

POPULAÇÕES TRADICIONAIS, AÇÃO COMUNITÁRIA, CAPITAL SOCIAL E EDUCAÇÃO: UM DEBATE NECESSÁRIO À EFETIVAÇÃO DE RESERVAS EXTRATIVISTAS NA AMAZÔNIA

Autor principal: Silva, José Bittencourt da
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2016
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2701
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spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-27012021-01-06T18:03:50Z POPULAÇÕES TRADICIONAIS, AÇÃO COMUNITÁRIA, CAPITAL SOCIAL E EDUCAÇÃO: UM DEBATE NECESSÁRIO À EFETIVAÇÃO DE RESERVAS EXTRATIVISTAS NA AMAZÔNIA Silva, José Bittencourt da Uma população tradicional é aquela que apresenta, pelo menos emparte, uma história de baixo impacto ambiental e que tem no presente interesse em manter ou em recuperar o controle sobre o território em que vive. O objetivo deste artigo é tecer reflexões acerca dessas populações, buscando expor suas mais prementes dificuldades, como a dificuldade em agir em comunidade e o problema do baixo capital social no contexto das reservas extrativistas (RESEX) amazônicas. Neste contexto, coloca-se o paradigma da educação do campo como uma proposta alternativa ao que se vem realizando hegemonicamente nas escolas locais, e em particular o caso da RESEX Ipaú-Anilzinho, no município de Baião, estado do Pará. Do ponto de vista metodológico, o trabalho configura-se como o resultado deuma pesquisa bibliográfica, realizada em bibliotecas físicas, virtuais e em acervo pessoal. O que segue são aprofundamentos acerca da temática indicada a partir da literatura examinada. Palavras-chave: População tradicional. Agir em comunidade. Capital social.Educação do campo. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2016-05-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2701 10.18542/rmi.v8i10.2701 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 8, n. 10 (2014): Dossiê Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional; 11-30 Margens; v. 8, n. 10 (2014): Dossiê Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional; 11-30 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2701/2829 Direitos autorais 2016 Revista Margens
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