/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
The seven aspects considered in the tasks of transition from Arithmetic to Algebra
Autor principal: | Martins, Lourival Pereira |
---|---|
Outros Autores: | Dias, Marlene Alves |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2017
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4582 |
id |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-4582 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-45822021-01-21T13:24:05Z The seven aspects considered in the tasks of transition from Arithmetic to Algebra Os sete aspectos considerados nas tarefas de passagem da Aritmética para a Álgebra Martins, Lourival Pereira Dias, Marlene Alves aspects of algebra; transition from arithmetic to algebra; basic education aspectos da álgebra; passagem da aritmética para a álgebra; educação básica In this article, we present the seven aspects considered important for the teaching and learning of algebra when considering the transition from Arithmetic to Algebra. We begin by exposing the definitions and examples of the seven aspects considered, which are associated with the researchers of Chevallard, Robinet, and Duval, that helped in the identification and definition of these aspects. The methodology used in the research was the documentary analysis, the diagnosis of students from a private elementary school to high school and assessments as a teacher of higher education students. In the discussion of the seven aspects, we present some examples found during the research. We conclude that it is necessary to develop these aspects during the basic education so that the students can apply them in different tasks, in particular, those that correspond to their daily life and their professional aspirations. Neste artigo são apresentados os sete aspectos considerados como importantes para o ensino e aprendizagem da Álgebra, quando se pondera sobre a passagem da Aritmética para a Álgebra. Iniciamos pela exposição das definições e exemplos dos sete aspectos considerados, os quais são associados às pesquisas de Chevallard, Robinet e Duval, que auxiliaram na identificação e definição desses aspectos. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu em: análise documental, diagnóstico de estudantes de uma escola privada desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio e avaliações de um dos autores enquanto professor de estudantes do Ensino Superior. Na exposição dos sete aspectos, apresentamos alguns exemplos encontrados no decorrer da pesquisa. Concluímos que é preciso desenvolver esses aspectos durante a Educação Básica para que os estudantes possam aplicá-los em diferentes tarefas, em particular, naquelas que correspondem ao seu cotidiano e às suas aspirações profissionais. Universidade Federal do Pará 2017-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4582 10.18542/amazrecm.v13i28.4582 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 13, n. 28 (2017); 90-103 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 13, n. 28 (2017); 90-103 2317-5125 1980-5128 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4582/4607 /*ref*/BOSCH, M. et CHEVALLARD, Y. La sensibilité de l’activité mathématique aux ostensifs. França, 1999. Disponível em:http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Sensibilite_ aux_ostensifs.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017. /*ref*/CHEVALLARD, Y. Pour une aproche anthropologique du rapport au savoir. Dialogue 155, Paris, jan. 2015. Disponível em: http://www.gfen.asso.fr/images/documents/publications/ dialogue/dial155_enligne_anthropo_rap_savoir_chevallard.pdf. Acesso em: 16 jun. 2017. /*ref*/CHEVALLARD, Y. Organisations didactiques: 1. les cadres généraux. França, 1998. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=38. Acesso em: 17 jun. 2017. /*ref*/CHEVALLARD, Y. Ostensifs et non-ostensifs dans l’activité mathématique. França, 1994. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=125. Acesso em: 17 jun. 2017. /*ref*/CHEVALLARD, Y. Le passage de l’arithmétique a l’algébrique dans des mathématiques au college. Troisième partie. França, 1990. França. Disponível em: http://www-irem.ujfgrenoble.fr/revues/revue_x/fic/23/23x1.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017. /*ref*/CHEVALLARD, Y. Le passage de l’arithmétique a l’algébrique dans l’enseignement des mathématiques au college. Deuxième partie. França, 1989. Disponível em: http://wwwirem.ujf-grenoble.fr/revues/revue_x/fic/19/19x5.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017. /*ref*/CHEVALLARD, Y. Le passage de l’arithmétique a l’algébrique dans l’enseignement des mathématiques au college. Première partie. França, 1984. Disponível em: http://wwwirem.ujf-grenoble.fr/revues/revue_x/fic/5/5x3.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017. /*ref*/DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine. 1ª ed. Paris: Peter Lang, 1995. /*ref*/DUVAL, R. Ver e Ensinar a Matemática de outra Forma - Entrar no modo Matemático de pensar: os registros de representações Semióticas. 1ª ed. São Paulo: Editora PROEM, 2011. /*ref*/IEZZI, G. et al. Matemática – Ciências e Aplicações. Vol. 1 São Paulo: Editora Atual. 2009. /*ref*/MARTINS, L. P.; DIAS, M. A. Diagnóstico de alguns aspectos que dificultam a passagem da Aritmética para a Álgebra na Educação Básica no Brasil. Curitiba, 2013. Disponivel em: . Acesso em: 17 jun. 2017. /*ref*/MARTINS, L. P. Estudo sobre aspectos da Álgebra na passagem da Aritmética para a Álgebra. Tese de Doutorado. Universidade Anhanguera de São Paulo. São Paulo. SP. 323 p. 2015. /*ref*/ROBERT, A. Outils d’analyse des contenus mathématiques à enseigner au lycée à l’université. Recherches en didactique des Mathématiques, vol. 18, n. 2, p. 139-190, 1998. /*ref*/ROBINET, J. La genèse du calcul algébrique (une esquisse). França, 1989. Disponível em: http://www.irem.univ-paris-diderot.fr/up/publications/IPS97065.pdf. Acesso em: 17 jun. 2017 Direitos autorais 2017 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Periódicos Ufpa |
collection |
periodicosUFPA |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Martins, Lourival Pereira |
spellingShingle |
Martins, Lourival Pereira The seven aspects considered in the tasks of transition from Arithmetic to Algebra |
author-letter |
Martins, Lourival Pereira |
author2 |
Dias, Marlene Alves |
author2Str |
Dias, Marlene Alves |
title |
The seven aspects considered in the tasks of transition from Arithmetic to Algebra |
title_short |
The seven aspects considered in the tasks of transition from Arithmetic to Algebra |
title_full |
The seven aspects considered in the tasks of transition from Arithmetic to Algebra |
title_fullStr |
The seven aspects considered in the tasks of transition from Arithmetic to Algebra |
title_full_unstemmed |
The seven aspects considered in the tasks of transition from Arithmetic to Algebra |
title_sort |
seven aspects considered in the tasks of transition from arithmetic to algebra |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4582 |
_version_ |
1787151792914563072 |
score |
11.755432 |