Periódico

O MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO

Autor principal: SANTOS, Bruno Freitas
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2021
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9647
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-9647
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-96472023-01-28T01:51:44Z O MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO SANTOS, Bruno Freitas Este trabalho apresenta uma discussão sobre o universo do multiculturalismo educacional. O objetivo do presente artigo é trazer reflexões sobre a relevância do multiculturalismo na educação, cujo deveria, ser enquadrado dentro da matriz curricular, tornando a prática docente cada vez mais ampla e plural. A metodologia utilizada neste estudo, foi realizada por meio de fonte bibliográfica e as contribuições deixadas por especialistas na área, no qual desenvolveram estudos e pesquisas no campo curricular e em cultura escolar. Os resultados dessa pesquisa têm como finalidade perceber, que a educação requer inúmeras ações e intervenções para que a mesma se torne ampla, plural e completa. A conclusão deste artigo é perceber melhor o que é o universo multicultural, e toda sua amplitude, sendo o mesmo um importante requisito educacional, que deve ser trabalhado e tratado com singularidade e respeito as diferenças, que vão desde as raciais, éticas, culturais, sociais e religiosas.  Palavras chaves: Currículo, educação, Formação, Cultura.MULTICULTURALISM IN EDUCATIONThis work presents an discussion about the universe of educational multiculturalism. The objective of this article is to bring reflections on the relevance of multiculturalism in education, in which it must be framed within the curricular matrix, making teaching practice increasingly broad and plural. The methodology used in this study was carried out through a bibliographic source and the contributions left by specialists in the area, in which they developed studies and research in the curricular field and in school culture. The results of this research aim to realize that education requires numerous actions and interventions in order for it to become broad, plural and complete. The conclusion of this article is to better understand what the multicultural universe is, and all its breadth, being an important educational requirement, which must be worked and treated with singularity and respect for differences, ranging from racial, ethical, cultural, social and religious. The structure of this work will be in chapters and with clear and objective ideas. Keywords: Curriculum, education, training, culture.  UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2021-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9647 10.18542/rmi.v14i22.9647 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 14, n. 22 (2020): Artigos Variados; 88-101 Margens; v. 14, n. 22 (2020): Artigos Variados; 88-101 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9647/6801 Direitos autorais 2020 Revista Margens Interdisciplinar
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author SANTOS, Bruno Freitas
spellingShingle SANTOS, Bruno Freitas
O MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
author-letter SANTOS, Bruno Freitas
title O MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
title_short O MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
title_full O MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
title_fullStr O MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed O MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO
title_sort o multiculturalismo na educaÇÃo
publisher UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
publishDate 2021
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9647
_version_ 1787151871565103104
score 11.755432