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Dissertação
Educação Ambiental em espaço escolar multicultural em São Gabriel da Cachoeira, AM
O município de São Gabriel da Cachoeira, localizado no Alto rio Negro, tem população estimada em 44.816 pessoas, segundo o IBGE. A composição populacional é formada por 90% de indígenas e 10% de não indígenas, situação que lhe destaca como maior município com predominância indígena no Brasil. Tal...
Autor principal: | Silva, Osmar Cordeiro da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6583459027107047 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8589 |
Resumo: |
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O município de São Gabriel da Cachoeira, localizado no Alto rio Negro, tem
população estimada em 44.816 pessoas, segundo o IBGE. A composição
populacional é formada por 90% de indígenas e 10% de não indígenas, situação que
lhe destaca como maior município com predominância indígena no Brasil. Tal
proporcionalidade também está presente na escola, fato que merece atenção pelo
viés dos estudos multiculturais, como é realidade na Escola Estadual Dom João
Marchesi. Nessa escola os docentes e discentes são indígenas de diversas etnias do
Rio Negro, seus afluentes e subafluentes. Os indígenas convivem com não indígenas
nascidos tanto em São Gabriel como em outros estados brasileiros, geralmente filhos
de militares, cujos pais estão designados para prestar serviços. Acrescentam-se ainda
crianças e jovens de países vizinhos como o Peru e a Colômbia. É, portanto, um
espaço de pluralidade cultural. À escola cabe o desafio de trabalhar um currículo em
prol da formação de identidades abertas à esta pluralidade cultural, numa perspectiva
de educação para a cidadania, para paz, para a ética nas relações interpessoais, para
a crítica às desigualdades sociais e culturais, uma vez que as diversas culturas nas
sociedades contemporâneas nos remetem ao termo “multiculturalismo”, o qual é
representado pela presença de diversos povos, inclusive comunidades tradicionais. A
presente pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a relação entre Educação
Ambiental e o Multiculturalismo, no intuito de contribuir para o ensino das Ciências
Ambientais na Escola Estadual Dom João Marchesi. Os objetivos específicos foram
assim definidos: compreender a importância da Educação Ambiental em escola
multicultural; identificar as percepções sobre a conservação ambiental no ambiente
escolar lócus da pesquisa e propor a Educação Ambiental para espaço escolar
multicultural, por meio de um guia metodológico como instrumento didático. Trata-se
de um estudo descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa. A pesquisa
documental foi feita nos documentos escolares como o Projeto Político Pedagógico
(PPP), planos de ensino e de aula, e no Regimento Geral das escolas estaduais do
Amazonas. Em campo foram realizadas entrevistas, observação direta, aplicados
questionários para docentes e discentes do Ensino Médio. Como contribuição deste
trabalho foi elaborado um guia metodológico de educação ambiental para o ensino em
Ciências Ambientais em escolas multiculturais a partir de percepções e práticas
pedagógicas dos docentes e discentes de forma participativa e colaborativa, para ser
utilizado como material didático é instrumento facilitador no processo de ensino
aprendizagem na escola. O ambiente escolar é considerado um espaço privilegiado
para o desenvolvimento da educação ambiental, mas faz-se necessário uma
transformação das práticas pedagógicas existentes atualmente. |