Dissertação

O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica

This paper analyzes two collections of textbooks in Mathematics adopted in recent years in the State School Esther da Silva Virgolino in Amapá, showing some educational use these collections to the disorders in the classroom, such as discrepancies between the contents of these collections and of cou...

ver descrição completa

Autor principal: FREIRE, Francielck Domingos
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amapá 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/263
id oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-263
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-2632021-02-17T21:10:25Z O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica FREIRE, Francielck Domingos LEAL, Simone de Almeida Delphim http://lattes.cnpq.br/2118998485216523 Livro didático - matemática Caderno de matemática Matemática - livro didático CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This paper analyzes two collections of textbooks in Mathematics adopted in recent years in the State School Esther da Silva Virgolino in Amapá, showing some educational use these collections to the disorders in the classroom, such as discrepancies between the contents of these collections and of course plane school, lack of objectivity as the approach of certain topics of mathematics and addictions in planning the content and exercises. For this analysis was used as a reference book Exam Texts: Analysis Math books for middle school LIMA et al, 2001 and of course plan adopted in school (divergent content present in current books). For this, there is a brief history of the textbook in Brazil, government programs (acquisition and quality of the books), analysis of collections and, finally, proposes the use of an alternative teaching material, it is possible to associate the mathematics content and local technological reality, bringing positive results for the teaching-learning process. Este trabalho analisa duas coleções de livros didáticos de Matemática adotados nos últimos anos na Escola Estadual Esther da Silva Virgolino no Amapá, mostrando alguns transtornos didáticos ao usar essas coleções em sala de aula, como: divergências entre os conteúdos das coleções e o plano de curso da escola, falta de objetividade quanto a abordagem de determinados tópicos da Matemática e vícios na elaboração dos conteúdos e exercícios. Para a referida análise foi utilizado como referencial o livro Exame de Textos: Análise de livros de Matemática para o Ensino Médio de LIMA et al, 2001 e o plano de curso adotado na escola (divergentes dos conteúdos presentes nos livros atuais). Para isso, destaca-se um breve histórico sobre o livro didático no Brasil, os programas governamentais (aquisição e qualidade dos livros), análise das coleções e, por fim, propõe o uso de um material didático alternativo, em que é possível associar o conteúdo de matemática à realidade local e tecnológica, trazendo resultados positivos para o processo ensino-aprendizagem. 2021-02-17T21:10:25Z 2021-01-14 2021-02-17T21:10:25Z 2014-04-25 Dissertação FREIRE, Francielck Domingos. O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica. 2014. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP, 2014. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/263 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Progrma de Mestrado Profissional em Matemática IFAP
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá
collection RI-IFAP
language por
topic Livro didático - matemática
Caderno de matemática
Matemática - livro didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Livro didático - matemática
Caderno de matemática
Matemática - livro didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
FREIRE, Francielck Domingos
O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica
topic_facet Livro didático - matemática
Caderno de matemática
Matemática - livro didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This paper analyzes two collections of textbooks in Mathematics adopted in recent years in the State School Esther da Silva Virgolino in Amapá, showing some educational use these collections to the disorders in the classroom, such as discrepancies between the contents of these collections and of course plane school, lack of objectivity as the approach of certain topics of mathematics and addictions in planning the content and exercises. For this analysis was used as a reference book Exam Texts: Analysis Math books for middle school LIMA et al, 2001 and of course plan adopted in school (divergent content present in current books). For this, there is a brief history of the textbook in Brazil, government programs (acquisition and quality of the books), analysis of collections and, finally, proposes the use of an alternative teaching material, it is possible to associate the mathematics content and local technological reality, bringing positive results for the teaching-learning process.
author_additional LEAL, Simone de Almeida Delphim
author_additionalStr LEAL, Simone de Almeida Delphim
format Dissertação
author FREIRE, Francielck Domingos
title O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica
title_short O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica
title_full O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica
title_fullStr O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica
title_full_unstemmed O uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica
title_sort o uso de um livro-caderno de matemática alternativo em sala de aula: praticidade e coerência didática voltadas para a realidade local e tecnológica
publisher Instituto Federal do Amapá
publishDate 2021
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/263
_version_ 1781329204251459584
score 11.753735