/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Evasão no ensino superior no curso de ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP – Campus Laranjal do Jari entre 2014 – 2018
The present research aims to analyze the causes of evasion in higher education in the course of Biological Sciences of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP) - Campus Laranjal do Jari between 2014 - 2018. It is a methodological bias study of a predominantly qualit...
Autor principal: | SILVA, Francisca Leiliane Rego da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Instituto Federal do Amapá
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/360 |
id |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-360 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-3602022-10-04T19:06:47Z Evasão no ensino superior no curso de ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP – Campus Laranjal do Jari entre 2014 – 2018 SILVA, Francisca Leiliane Rego da SANTOS, Manoel Raimundo dos http://lattes.cnpq.br/2202715806519273 AZEVEDO SEGUNDO, Francisco Damazio de http://lattes.cnpq.br/1057969239150076 Evasão – problema educacional Evasão escolar – ensino superior – ciências biológicas. Curso de ciências biológicas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Ifap - campus Laranjal do Jari (AP) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present research aims to analyze the causes of evasion in higher education in the course of Biological Sciences of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP) - Campus Laranjal do Jari between 2014 - 2018. It is a methodological bias study of a predominantly qualitative approach, having as an instrument of data collection the documentary analysis and narrative interview, in which the interview will be applied only to the students who have escaped from the course, encompassing the five Bachelor's degrees in Biological Sciences. The results obtained allow us to analyze the causes of avoidance and the real motives behind the decision making that led to the abandonment of the course. It is con-cluded that the main reasons are justified in the work / study relationship; change of course; identification; equivocation in the choice, being these, with greater index of occurrence, be-sides others, like affinity; trip; health problem; approval in competition; pregnancy, these, with lower incidence rate. Therefore, it is necessary that the educational institution work with the elaboration of continuous strategies that improve the development of learning and ensure the permanence of these students in the classroom with flexible methodologies, taking into account the historical context of the student, is an integral part of both courses, institution and teaching and learning. However, it is expected that this work contributes to the school com-munity, especially those who believe in quality education and that promotes public policies that will eradicate or minimize such evasion within schools as a whole, providing subsidies for other educational research. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as causas da evasão no ensino superior no curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) – Campus Laranjal do Jari entre 2014 – 2018. Trata-se de uma pesquisa com viés metodológico de estudo étnico-sociológico de abordagem predominantemente, qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados à análise documental e entrevista narrativa, no qual a entrevista será aplicada unicamente aos acadêmicos que evadiram do curso, englobando as cinco turmas de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados obtidos permitem analisar as causas da evasão e os reais motivos por trás da tomada de decisão que os levou ao abandono do curso. Conclui-se que os principais motivos, justificam-se, na relação trabalho/estudo; mudança de curso; identificação; equívoco na escolha, sendo estes, com maior índice de ocorrência, além de outros, como afinidade; viagem; problema de saúde; aprovação em concurso; gravidez, estes, com menor índice de ocorrência. Portanto, faz-se necessário que a instituição de ensino atue com elaboração de estratégias contínuas que melhore o desenvolvimento da aprendizagem e garanta a permanência desses alunos em sala de aula com metodologias flexíveis, levando em consideração o contexto histórico do aluno, onde possam sentir-se parte integrante tanto nos cursos, instituição e no ensino e aprendizagem. Contudo, espera-se que este trabalho contribua com a comunidade escolar, principalmente, aqueles que acreditam em uma educação de qualidade e que fomente políticas públicas que venham erradicar ou minimizar essa evasão dentro das escolas como um todo, propiciando subsídio para outras pesquisas educacionais. 2021-07-03T13:55:58Z 2021-06-30 2021-07-03T13:55:58Z 2019-06-05 Trabalho de Conclusão de Curso SILVA, Francisca Leiliane Rego da. Evasão no ensino superior no curso de ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP – Campus Laranjal do Jari entre 2014 – 2018. 2019. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas)-Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2019. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/360 por Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Ciências Biológicas IFAP |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá |
collection |
RI-IFAP |
language |
por |
topic |
Evasão – problema educacional Evasão escolar – ensino superior – ciências biológicas. Curso de ciências biológicas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Ifap - campus Laranjal do Jari (AP) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Evasão – problema educacional Evasão escolar – ensino superior – ciências biológicas. Curso de ciências biológicas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Ifap - campus Laranjal do Jari (AP) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SILVA, Francisca Leiliane Rego da Evasão no ensino superior no curso de ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP – Campus Laranjal do Jari entre 2014 – 2018 |
topic_facet |
Evasão – problema educacional Evasão escolar – ensino superior – ciências biológicas. Curso de ciências biológicas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Ifap - campus Laranjal do Jari (AP) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The present research aims to analyze the causes of evasion in higher education in the course of Biological Sciences of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP) - Campus Laranjal do Jari between 2014 - 2018. It is a methodological bias study of a predominantly qualitative approach, having as an instrument of data collection the documentary analysis and narrative interview, in which the interview will be applied only to the students who have escaped from the course, encompassing the five Bachelor's degrees in Biological Sciences. The results obtained allow us to analyze the causes of avoidance and the real motives behind the decision making that led to the abandonment of the course. It is con-cluded that the main reasons are justified in the work / study relationship; change of course; identification; equivocation in the choice, being these, with greater index of occurrence, be-sides others, like affinity; trip; health problem; approval in competition; pregnancy, these, with lower incidence rate. Therefore, it is necessary that the educational institution work with the elaboration of continuous strategies that improve the development of learning and ensure the permanence of these students in the classroom with flexible methodologies, taking into account the historical context of the student, is an integral part of both courses, institution and teaching and learning. However, it is expected that this work contributes to the school com-munity, especially those who believe in quality education and that promotes public policies that will eradicate or minimize such evasion within schools as a whole, providing subsidies for other educational research. |
author_additional |
SANTOS, Manoel Raimundo dos |
author_additionalStr |
SANTOS, Manoel Raimundo dos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
SILVA, Francisca Leiliane Rego da |
title |
Evasão no ensino superior no curso de ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP – Campus Laranjal do Jari entre 2014 – 2018 |
title_short |
Evasão no ensino superior no curso de ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP – Campus Laranjal do Jari entre 2014 – 2018 |
title_full |
Evasão no ensino superior no curso de ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP – Campus Laranjal do Jari entre 2014 – 2018 |
title_fullStr |
Evasão no ensino superior no curso de ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP – Campus Laranjal do Jari entre 2014 – 2018 |
title_full_unstemmed |
Evasão no ensino superior no curso de ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP – Campus Laranjal do Jari entre 2014 – 2018 |
title_sort |
evasão no ensino superior no curso de ciências biológicas do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do amapá – ifap – campus laranjal do jari entre 2014 – 2018 |
publisher |
Instituto Federal do Amapá |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/360 |
_version_ |
1781329216629899264 |
score |
11.753735 |