Trabalho de Conclusão de Curso

A investigação por meio de uma análise experimental sobre as influências lunares no cultivo de alface crespa (Lactuca sativa L.) e educacional sobre as influências no cotidiano por meio de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa

Astronomical influences on everyday activities, especially the lunar phases, have always been reflections from ancient times to the presente. Thus, the research above has by nature applied, with a quali-quantitative approach, having two stages. The first stage investigates the relationship of lunar...

ver descrição completa

Autor principal: PINHEIRO, Brenda da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/520
id oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-520
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-5202022-04-27T13:42:42Z A investigação por meio de uma análise experimental sobre as influências lunares no cultivo de alface crespa (Lactuca sativa L.) e educacional sobre as influências no cotidiano por meio de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa PINHEIRO, Brenda da Silva BASTOS, Argemiro Midonês http://orcid.org/0000-0001-5411-647X http://lattes.cnpq.br/4721849132990261 Ensino de Astronomia Influências lunares Aprendizagem significativa - teoria CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Astronomical influences on everyday activities, especially the lunar phases, have always been reflections from ancient times to the presente. Thus, the research above has by nature applied, with a quali-quantitative approach, having two stages. The first stage investigates the relationship of lunar phases in the development of crisp lettuce (Lactuca sativa L.), conducted in the district of Fazendinha, Macapá – AP, Brazil. The experimental analysis took place through observation. First, all cultivation phases were recorded: from sowing to harvest, according to the phases of the moon (new, crescent, full, quarter) for three months. The characteristics evaluated were the height and number of leaves of the plant; how this study was conducted made it possible to identify a statistical difference for the full moon phase for the height and number of leaves. Through a Didactic Sequence (DS), the second stage identified the students’ knowledge of lunar influences in daily life, using the Theory of Meaningful Learning (TML), mainly on planting based on the lunar phases. Data where collected through interviews and questionnaires. They presented positive results, as DS made it possible to recognize prior knowledge, develop critical discussions, and favor the learning of new knowledge that was significant. As influências astronômicas nas atividades cotidiana, principalmente as fases lunares, sempre foram reflexões desde os tempos remotos até à atualidade. Sendo assim, a referida pesquisa se caracteriza como sendo de natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa e possui duas etapas. A primeira teve como objetivo investigar a relação das fases lunares no desenvolvimento do cultivo da alface crespa (Lactuca sativa L.). Para isso, a pesquisa foi realizada em uma área de cultivo orgânico, localizada no distrito de Fazendinha, em Macapá-Ap. A análise experimental ocorreu por meio da observação e foram registradas todas as fases do cultivo: da semeadura à colheita, conforme as fases lua (nova, quarto-crescente, cheia e quarto-minguante) por três meses. As características avaliadas para as investigações foram a altura e o número de folhas, sendo que da forma em que esse estudo foi realizado, foi possível identificar um melhor desenvolvimento na fase da lua cheia, tanto para a altura quanto para o número de folhas. Após isso, a segunda etapa teve como objetivo identificar através de uma Sequência Didática (SD), utilizando a Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel, os conhecimentos de alunos do ensino médio sobre as influências lunares no cotidiano, principalmente sobre o plantio baseado nas fases lunares. Os dados foram coletados por meio de entrevista e questionários, no qual apresentaram resultados positivos, pois a utilização da SD proporcionou identificar os conhecimentos prévios, desenvolver discussões críticas, além de favorecer a aprendizagem de novos conhecimentos e que foram realmente significativas. 2022-04-27T13:42:42Z 2021-04-27 2022-04-27T13:42:42Z 2021-06-25 Trabalho de Conclusão de Curso PINHEIRO, Brenda da Silva. A investigação por meio de uma análise experimental sobre as influências lunares no cultivo de alface crespa (Lactuca sativa L.) e educacional sobre as influências no cotidiano por meio de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa. 88f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/520 por Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Licenciatura em Física IFAP
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá
collection RI-IFAP
language por
topic Ensino de Astronomia
Influências lunares
Aprendizagem significativa - teoria
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Ensino de Astronomia
Influências lunares
Aprendizagem significativa - teoria
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
PINHEIRO, Brenda da Silva
A investigação por meio de uma análise experimental sobre as influências lunares no cultivo de alface crespa (Lactuca sativa L.) e educacional sobre as influências no cotidiano por meio de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa
topic_facet Ensino de Astronomia
Influências lunares
Aprendizagem significativa - teoria
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description Astronomical influences on everyday activities, especially the lunar phases, have always been reflections from ancient times to the presente. Thus, the research above has by nature applied, with a quali-quantitative approach, having two stages. The first stage investigates the relationship of lunar phases in the development of crisp lettuce (Lactuca sativa L.), conducted in the district of Fazendinha, Macapá – AP, Brazil. The experimental analysis took place through observation. First, all cultivation phases were recorded: from sowing to harvest, according to the phases of the moon (new, crescent, full, quarter) for three months. The characteristics evaluated were the height and number of leaves of the plant; how this study was conducted made it possible to identify a statistical difference for the full moon phase for the height and number of leaves. Through a Didactic Sequence (DS), the second stage identified the students’ knowledge of lunar influences in daily life, using the Theory of Meaningful Learning (TML), mainly on planting based on the lunar phases. Data where collected through interviews and questionnaires. They presented positive results, as DS made it possible to recognize prior knowledge, develop critical discussions, and favor the learning of new knowledge that was significant.
author_additional BASTOS, Argemiro Midonês
author_additionalStr BASTOS, Argemiro Midonês
format Trabalho de Conclusão de Curso
author PINHEIRO, Brenda da Silva
title A investigação por meio de uma análise experimental sobre as influências lunares no cultivo de alface crespa (Lactuca sativa L.) e educacional sobre as influências no cotidiano por meio de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa
title_short A investigação por meio de uma análise experimental sobre as influências lunares no cultivo de alface crespa (Lactuca sativa L.) e educacional sobre as influências no cotidiano por meio de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa
title_full A investigação por meio de uma análise experimental sobre as influências lunares no cultivo de alface crespa (Lactuca sativa L.) e educacional sobre as influências no cotidiano por meio de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa
title_fullStr A investigação por meio de uma análise experimental sobre as influências lunares no cultivo de alface crespa (Lactuca sativa L.) e educacional sobre as influências no cotidiano por meio de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed A investigação por meio de uma análise experimental sobre as influências lunares no cultivo de alface crespa (Lactuca sativa L.) e educacional sobre as influências no cotidiano por meio de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa
title_sort investigação por meio de uma análise experimental sobre as influências lunares no cultivo de alface crespa (lactuca sativa l.) e educacional sobre as influências no cotidiano por meio de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa
publisher Instituto Federal do Amapá
publishDate 2022
url http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/520
_version_ 1781329233075765248
score 11.675608