/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
tcc
Proposta de material didático raios notáveis táteis para o ensino de formações de imagens em espelhos para alunos com deficiência visual
Diante do cenário atual do ensino de física, é difícil encontrar materiais adaptados para educandos com deficiência visual, sendo assim, surge a necessidade de pensar em materiais didáticos que atendam às necessidades específicas desse público. Diante disso, este estudo objetivou produzir um materia...
Autor principal: | Gomes, Tifany Mickaely da Rosa |
---|---|
Grau: | tcc |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/237 |
id |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-237 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-2372023-07-27T10:56:59Z Proposta de material didático raios notáveis táteis para o ensino de formações de imagens em espelhos para alunos com deficiência visual Gomes, Tifany Mickaely da Rosa Ensino Óptica Recurso didático Deficiência Visual Diante do cenário atual do ensino de física, é difícil encontrar materiais adaptados para educandos com deficiência visual, sendo assim, surge a necessidade de pensar em materiais didáticos que atendam às necessidades específicas desse público. Diante disso, este estudo objetivou produzir um material didático analisando sua possibilidade quanto auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de formação de imagens em espelhos esféricos para alunos com deficiência visual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, sendo dividida em duas etapas. Na primeira etapa realizou-se levantamento de bibliografia sobre os critérios necessários para a criação deste tipo de recurso didático e na segunda etapa, realizou-se a montagem do material. Como resultados destaca-se que o material atendeu quatro dos cinco critérios estabelecidos na literatura, não estando de acordo apenas com o critério de resistência, visto que a base do mesmo era de isopor, um material de baixo custo, porém com baixa vida útil. Considerando a complexidade do conteúdo de física e consequentemente o seu ensino para educandos com deficiência visual, entende-se que o material didático produzido pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo, raios notáveis em espelhos esféricos, além de sua utilização ser flexível pois, pode ser adequado a outros conteúdos ou seja, pode ser adaptado a diferentes necessidades de ensino-aprendizagem tanto de docentes, quanto dos discentes 2023-03-16T01:13:43Z 2023-03-16T01:13:43Z 2021 tcc Gomes, Tifany Mickaely da Rosa. Proposta de material didático raios notáveis táteis para o ensino de formações de imagens em espelhos para alunos com deficiência visual. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2021. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/237 pt_BR application/pdf |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
collection |
RI-IFRO |
language |
pt_BR |
topic |
Ensino Óptica Recurso didático Deficiência Visual |
spellingShingle |
Ensino Óptica Recurso didático Deficiência Visual Gomes, Tifany Mickaely da Rosa Proposta de material didático raios notáveis táteis para o ensino de formações de imagens em espelhos para alunos com deficiência visual |
topic_facet |
Ensino Óptica Recurso didático Deficiência Visual |
description |
Diante do cenário atual do ensino de física, é difícil encontrar materiais adaptados para educandos com deficiência visual, sendo assim, surge a necessidade de pensar em materiais didáticos que atendam às necessidades específicas desse público. Diante disso, este estudo objetivou produzir um material didático analisando sua possibilidade quanto auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de formação de imagens em espelhos esféricos para alunos com deficiência visual. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, sendo dividida em duas etapas. Na primeira etapa realizou-se levantamento de bibliografia sobre os critérios necessários para a criação deste tipo de recurso didático e na segunda etapa, realizou-se a montagem do material. Como resultados destaca-se que o material atendeu quatro dos cinco critérios estabelecidos na literatura, não estando de acordo apenas com o critério de resistência, visto que a base do mesmo era de isopor, um material de baixo custo, porém com baixa vida útil. Considerando a complexidade do conteúdo de física e consequentemente o seu ensino para educandos com deficiência visual, entende-se que o material didático produzido pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo, raios notáveis em espelhos esféricos, além de sua utilização ser flexível pois, pode ser adequado a outros conteúdos ou seja, pode ser adaptado a diferentes necessidades de ensino-aprendizagem tanto de docentes, quanto dos discentes |
format |
tcc |
author |
Gomes, Tifany Mickaely da Rosa |
title |
Proposta de material didático raios notáveis táteis para o ensino de formações de imagens em espelhos para alunos com deficiência visual |
title_short |
Proposta de material didático raios notáveis táteis para o ensino de formações de imagens em espelhos para alunos com deficiência visual |
title_full |
Proposta de material didático raios notáveis táteis para o ensino de formações de imagens em espelhos para alunos com deficiência visual |
title_fullStr |
Proposta de material didático raios notáveis táteis para o ensino de formações de imagens em espelhos para alunos com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Proposta de material didático raios notáveis táteis para o ensino de formações de imagens em espelhos para alunos com deficiência visual |
title_sort |
proposta de material didático raios notáveis táteis para o ensino de formações de imagens em espelhos para alunos com deficiência visual |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/237 |
_version_ |
1781836592654057472 |
score |
11.755432 |