tcc

O ensino de matemática no ensino fundamental, anos finais segundo a Base Nacional Comum Curricular

Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia.

Autor principal: Roque, Gilcirlene Sacchi
Grau: tcc
Idioma: pt_BR
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/276
id oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-276
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-2762023-07-27T10:57:16Z O ensino de matemática no ensino fundamental, anos finais segundo a Base Nacional Comum Curricular Roque, Gilcirlene Sacchi BNCC Ensino de matemática Ensino Fundamental II Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) busca auxiliar a construção dos currículos da educação básica, bem como definir as competências essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da sua formação. A BNCC é um documento em processo de implementação, ainda em estudo pelos professores do Brasil. Dessa forma, esta pesquisa visa refletir sobre quais são as propostas de ensino para a matemática no ensino fundamental II apresentadas pela BNCC, identificar as competências específicas estipuladas para a matemática no ensino fundamental II, bem como verificar as perspectivas de aprendizagem em cada unidade temática: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística. Veremos por meio da exploração das ideias fundamentais da matemática a ordem, variação, equivalência, aproximação, proporcionalidade, interdependência e a representação nas unidades temáticas que é preciso, além de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, saber interpretar e avaliar situações práticas de forma crítica e eticamente e também ser capaz de utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive, tecnologias digitais disponíveis para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento. Essas e outras discussões serão norteadas pelos seguintes teóricos Santos, Costa; Sousa; Cordeiro, Pinto e a própria BNCC. The National Curricular Common Base (BNCC) seeks to assist in the construction of basic education curricula and define the essential competences that students must develop throughout their training. It is a document in the process of being implemented, still being studied by teachers from all over Brazil and understanding and knowing its proposals is something necessary. Thus, this bibliographic, basic and exploratory research aims to reflect on what are the teaching proposals for mathematics in elementary school II presented by the BNCC. As well as identifying the specific competences stipulated for mathematics in elementary school II, verifying the learning perspectives in each thematic unit: Numbers, Algebra, Geometry, Quantities and Measures and Probability and Statistics, in which this area of knowledge and its contents are groups and understand the objects of knowledge and skills stipulated for mathematics in this teaching stage. We will see that through the exploration of the fundamental ideas of mathematics, which are order, variation, equivalence, approximation, proportionality, interdependence and representation in thematic units, skills are developed. In addition to building, applying mathematical knowledge, it is necessary to know how to interpret and evaluate practical situations in a critical and ethical way. As well as being able to use mathematical processes and tools, including available digital technologies to model and solve everyday, social problems and other areas of knowledge. The proposals pointed out by the BNCC support the same purpose, to develop mathematically literate individuals, capable of using knowledge, strategies and mathematical tools to understand and act in the world in which they are inserted. 2023-03-22T13:32:11Z 2023-03-22T13:32:11Z 2022 tcc ROQUE, Gilcirlene Sacchi. O ensino de matemática no ensino fundamental, anos finais segundo a Base Nacional Comum Curricular. Orientador: José Inildo Alencar. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/276 pt_BR application/pdf
institution Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection RI-IFRO
language pt_BR
topic BNCC
Ensino de matemática
Ensino Fundamental II
spellingShingle BNCC
Ensino de matemática
Ensino Fundamental II
Roque, Gilcirlene Sacchi
O ensino de matemática no ensino fundamental, anos finais segundo a Base Nacional Comum Curricular
topic_facet BNCC
Ensino de matemática
Ensino Fundamental II
description Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia.
format tcc
author Roque, Gilcirlene Sacchi
title O ensino de matemática no ensino fundamental, anos finais segundo a Base Nacional Comum Curricular
title_short O ensino de matemática no ensino fundamental, anos finais segundo a Base Nacional Comum Curricular
title_full O ensino de matemática no ensino fundamental, anos finais segundo a Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr O ensino de matemática no ensino fundamental, anos finais segundo a Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed O ensino de matemática no ensino fundamental, anos finais segundo a Base Nacional Comum Curricular
title_sort o ensino de matemática no ensino fundamental, anos finais segundo a base nacional comum curricular
publishDate 2023
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/276
_version_ 1781836597538324480
score 11.653393