Dissertação

Educação ambiental: análise do livro didático de Ciências do 4º ano do ensino fundamental em 2017 da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, Boa Vista – RR

The purpose of this study was to analyze the 4th year science textbook, used in the Municipal School of Primary Education Teacher Glemíria Gonzaga Andrade, in the municipality of Boa Vista-RR, in 2017, in order to examine whether Environmental Education is in line with the current of social criticis...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Ana Cláudia Batista Lima
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal de Roraima 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/414
id oai:repositorio.ufrr.br:prefix-414
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ufrr.br:prefix-4142023-09-05T13:26:14Z Educação ambiental: análise do livro didático de Ciências do 4º ano do ensino fundamental em 2017 da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, Boa Vista – RR Environmental education: analysis of the textbook os science of the 4º year of elementary education in 2017 of the Municipal School Teacher Glemíria Gonzaga Andrade, Boa Vista-RR Souza, Ana Cláudia Batista Lima Freitas, Marcos Antônio Braga de http://lattes.cnpq.br/4061174838028617 Livro didático Educação ambiental Políticas públicas Ensino estruturado Didactic book Environmental education Public policy Structured teaching CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA The purpose of this study was to analyze the 4th year science textbook, used in the Municipal School of Primary Education Teacher Glemíria Gonzaga Andrade, in the municipality of Boa Vista-RR, in 2017, in order to examine whether Environmental Education is in line with the current of social criticism. The research also aimed to understand the public education policy that was implemented in the municipality, which is Structured Teaching, prepared by the Instituto Alfa e Beto (IAB), in order to understand how it has interfered in the way the Environmental Education in the Municipal Education System, because the didactic book of Sciences is one of the instruments used to realize it. The method of research and analysis was the dialectic, with a qualitative approach, using the technical procedures of bibliographical, documentary and participatory survey, with field research, where questionnaires were applied to 4th grade teachers, who teach classes in the school where case study was carried out. The result showed that the Science textbook presents contents related to Environmental Education, however, approaching it in a way that is far from what is thought by a critical and emancipatory EA, containing several "areas of silence". Este estudo se propôs analisar o livro didático de Ciências do 4º ano, utilizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Glemíria Gonzaga Andrade, no município de Boa Vista-RR, em 2017, com o objetivo de examinar se a Educação Ambiental se apresenta em consonância com a corrente da crítica social. A pesquisa objetivou, ainda, compreender a política pública de educação que foi implantada no município, que é o Ensino Estruturado, elaborado pelo Instituto Alfa e Beto (IAB), no intuito de verificar de que maneira esta tem interferido na forma como se trabalha a EA no Sistema de Ensino Municipal, pois o livro didático de Ciências é um dos instrumentos utilizados para concretizá-la. O método de pesquisa e análise foi o dialético, com abordagem qualitativa, utilizando-se dos procedimentos técnicos de levantamento bibliográfico, documental e participativo, com pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários para os professores de 4º ano, que ministram aulas na escola onde ocorreu o estudo de caso. O resultado mostrou que o livro didático de Ciências apresenta conteúdos relacionados à Educação Ambiental, abordando-a, no entanto, de maneira distanciada do que é pensado por uma Educação Ambiental crítica e emancipatória, contendo várias “áreas de silêncio”. Agência 1 2021-12-15T16:00:40Z 2021 2021-12-15T16:00:40Z 2019 Dissertação SOUZA, Ana Cláudia Batista Lima. Educação ambiental: análise do livro didático de Ciências do 4º ano do ensino fundamental em 2017 da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, Boa Vista – RR. 2019. 144f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019. http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/414 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ Universidade Federal de Roraima Brasil PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia UFRR
institution Repositório Institucional - Universidade Federa de Roraima - UFRR
collection DSpace
language por
topic Livro didático
Educação ambiental
Políticas públicas
Ensino estruturado
Didactic book
Environmental education
Public policy
Structured teaching
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
spellingShingle Livro didático
Educação ambiental
Políticas públicas
Ensino estruturado
Didactic book
Environmental education
Public policy
Structured teaching
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Souza, Ana Cláudia Batista Lima
Educação ambiental: análise do livro didático de Ciências do 4º ano do ensino fundamental em 2017 da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, Boa Vista – RR
topic_facet Livro didático
Educação ambiental
Políticas públicas
Ensino estruturado
Didactic book
Environmental education
Public policy
Structured teaching
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description The purpose of this study was to analyze the 4th year science textbook, used in the Municipal School of Primary Education Teacher Glemíria Gonzaga Andrade, in the municipality of Boa Vista-RR, in 2017, in order to examine whether Environmental Education is in line with the current of social criticism. The research also aimed to understand the public education policy that was implemented in the municipality, which is Structured Teaching, prepared by the Instituto Alfa e Beto (IAB), in order to understand how it has interfered in the way the Environmental Education in the Municipal Education System, because the didactic book of Sciences is one of the instruments used to realize it. The method of research and analysis was the dialectic, with a qualitative approach, using the technical procedures of bibliographical, documentary and participatory survey, with field research, where questionnaires were applied to 4th grade teachers, who teach classes in the school where case study was carried out. The result showed that the Science textbook presents contents related to Environmental Education, however, approaching it in a way that is far from what is thought by a critical and emancipatory EA, containing several "areas of silence".
author_additional Freitas, Marcos Antônio Braga de
author_additionalStr Freitas, Marcos Antônio Braga de
format Dissertação
author Souza, Ana Cláudia Batista Lima
title Educação ambiental: análise do livro didático de Ciências do 4º ano do ensino fundamental em 2017 da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, Boa Vista – RR
title_short Educação ambiental: análise do livro didático de Ciências do 4º ano do ensino fundamental em 2017 da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, Boa Vista – RR
title_full Educação ambiental: análise do livro didático de Ciências do 4º ano do ensino fundamental em 2017 da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, Boa Vista – RR
title_fullStr Educação ambiental: análise do livro didático de Ciências do 4º ano do ensino fundamental em 2017 da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, Boa Vista – RR
title_full_unstemmed Educação ambiental: análise do livro didático de Ciências do 4º ano do ensino fundamental em 2017 da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, Boa Vista – RR
title_sort educação ambiental: análise do livro didático de ciências do 4º ano do ensino fundamental em 2017 da escola municipal professora glemíria gonzaga andrade, boa vista – rr
publisher Universidade Federal de Roraima
publishDate 2021
url http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/414
_version_ 1787156605122379776
score 11.653393