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Artigo
Aprendendo libras no contexto das escolas do campo no município de Parintins – AM
A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é uma língua gestual visual utilizada pela comunidade surda e que hoje faz parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Sendo assim, almejou-se através deste, levar uma reflexão e discussão a cerca do tema abordado tendo como ponto de partida a incl...
Autor principal: | Souza, Reana da Silva de |
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Outros Autores: | Amoedo, Francisca Keila de Freitas, Azevedo, Marlon Jorge Silva de |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1200 |
Resumo: |
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A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é uma língua gestual visual utilizada pela
comunidade surda e que hoje faz parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Sendo assim,
almejou-se através deste, levar uma reflexão e discussão a cerca do tema abordado tendo como
ponto de partida a inclusão a partir de uma concepção construtivista da aprendizagem,
concomitantemente nas escolas do campo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi expandir a
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS nas escolas do campo, onde as pessoas ouvintes conheceram
a realidade vivenciada pelas pessoas surdas, tendo como foco principal construir conhecimentos
acerca da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, do ser surdo, quebrando o estigma da deficiência,
através do reconhecimento da sua cultura e da sua identidade. Os procedimentos que nortearam este
trabalho se deu através do projeto de extensão intitulado “Aprendendo LIBRAS no contexto das
escolas do campo no Município de Parintins”, sendo realizado nas escolas das Comunidades do
Aninga, Parananema e Macurany nesta cidade, incentivando o aprendizado da Língua Brasileira de
Sinais. Desta forma, a aquisição da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais nas escolas do campo se
traça por meio da efetivação e do diálogo entre todos. |