Artigo

Aprendendo libras no contexto das escolas do campo no município de Parintins – AM

A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é uma língua gestual visual utilizada pela comunidade surda e que hoje faz parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Sendo assim, almejou-se através deste, levar uma reflexão e discussão a cerca do tema abordado tendo como ponto de partida a incl...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Reana da Silva de
Outros Autores: Amoedo, Francisca Keila de Freitas, Azevedo, Marlon Jorge Silva de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1200
id oai:repositorioinstitucional:riuea-1200
recordtype dspace
spelling oai:repositorioinstitucional:riuea-12002019-01-18T14:22:38Z Aprendendo libras no contexto das escolas do campo no município de Parintins – AM Learning pounds in the context of the rural schools in the municipality of Parintins - AM Souza, Reana da Silva de Amoedo, Francisca Keila de Freitas Azevedo, Marlon Jorge Silva de Libras Inclusão Escolas do campo - Inclusão A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é uma língua gestual visual utilizada pela comunidade surda e que hoje faz parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Sendo assim, almejou-se através deste, levar uma reflexão e discussão a cerca do tema abordado tendo como ponto de partida a inclusão a partir de uma concepção construtivista da aprendizagem, concomitantemente nas escolas do campo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi expandir a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS nas escolas do campo, onde as pessoas ouvintes conheceram a realidade vivenciada pelas pessoas surdas, tendo como foco principal construir conhecimentos acerca da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, do ser surdo, quebrando o estigma da deficiência, através do reconhecimento da sua cultura e da sua identidade. Os procedimentos que nortearam este trabalho se deu através do projeto de extensão intitulado “Aprendendo LIBRAS no contexto das escolas do campo no Município de Parintins”, sendo realizado nas escolas das Comunidades do Aninga, Parananema e Macurany nesta cidade, incentivando o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. Desta forma, a aquisição da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais nas escolas do campo se traça por meio da efetivação e do diálogo entre todos. The Brazilian Sign Language – LIBRAS is a visual sign language used by the deaf community and is now part of the curriculum of undergraduate courses. Thus, reflecting and discussing on the subject covered is bound to this, having as its starting point the inclusion of learning from a constructivist concept concurrently with schools in the field. In this sense, the objective was to expand the Brazilian Sign Language - Libras in schools in the field, where hearing people got to know the reality experienced by deaf people, focusing mainly on building knowledge of the Brazilian Sign Language - LIBRAS, of being deaf, and breaking the stigma of disability through the recognition of their culture and identity. The procedures that guided this work was through the extension project entitled “Learning LIBRAS in the context of rural schools in the city of Parintins,” held in schools of the communities of Aninga, Parananema, and Macurany in this city, encouraging the learning of Brazilian Sign Language signals. Thus, the acquisition of LIBRAS - Brazilian Sign Language in schools in this field is drawn through adoption and dialogue among all. 2019-01-18T14:22:38Z 2019-01-16 2019-01-18T14:22:38Z Artigo 25255347 http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1200 por Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade do Estado do Amazonas
institution Repositório Institucional - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
collection RI-UEA
language por
topic Libras
Inclusão
Escolas do campo - Inclusão
spellingShingle Libras
Inclusão
Escolas do campo - Inclusão
Souza, Reana da Silva de
Aprendendo libras no contexto das escolas do campo no município de Parintins – AM
topic_facet Libras
Inclusão
Escolas do campo - Inclusão
description A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é uma língua gestual visual utilizada pela comunidade surda e que hoje faz parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Sendo assim, almejou-se através deste, levar uma reflexão e discussão a cerca do tema abordado tendo como ponto de partida a inclusão a partir de uma concepção construtivista da aprendizagem, concomitantemente nas escolas do campo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi expandir a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS nas escolas do campo, onde as pessoas ouvintes conheceram a realidade vivenciada pelas pessoas surdas, tendo como foco principal construir conhecimentos acerca da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, do ser surdo, quebrando o estigma da deficiência, através do reconhecimento da sua cultura e da sua identidade. Os procedimentos que nortearam este trabalho se deu através do projeto de extensão intitulado “Aprendendo LIBRAS no contexto das escolas do campo no Município de Parintins”, sendo realizado nas escolas das Comunidades do Aninga, Parananema e Macurany nesta cidade, incentivando o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. Desta forma, a aquisição da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais nas escolas do campo se traça por meio da efetivação e do diálogo entre todos.
format Artigo
author Souza, Reana da Silva de
author2 Amoedo, Francisca Keila de Freitas
Azevedo, Marlon Jorge Silva de
author2Str Amoedo, Francisca Keila de Freitas
Azevedo, Marlon Jorge Silva de
title Aprendendo libras no contexto das escolas do campo no município de Parintins – AM
title_short Aprendendo libras no contexto das escolas do campo no município de Parintins – AM
title_full Aprendendo libras no contexto das escolas do campo no município de Parintins – AM
title_fullStr Aprendendo libras no contexto das escolas do campo no município de Parintins – AM
title_full_unstemmed Aprendendo libras no contexto das escolas do campo no município de Parintins – AM
title_sort aprendendo libras no contexto das escolas do campo no município de parintins – am
publisher Universidade do Estado do Amazonas
publishDate 2019
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1200
_version_ 1816122752408485888
score 11.755432