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Artigo
Judas da mata feito asverodo rio a condição humana e a herança simbólica da violência em “Judas asvero”, de Euclides da cunha.
Escrito em 1905,publicado em 1909 numa coletânea de ensaios “À Margem da História”, “Judas Asvero”é o texto cujo conteúdo relata com intensidade dramática a celebração do Sábado de Aleluia numa Vila de seringueiros no Alto Purus. O clímax da narrativa é o rito de confecção, a...
Autor principal: | Vieira, Josué Gome |
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Outros Autores: | Barbosa, Walmir de Albuquerque |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1297 |
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oai:repositorioinstitucional:riuea-12972019-01-19T12:12:40Z Judas da mata feito asverodo rio a condição humana e a herança simbólica da violência em “Judas asvero”, de Euclides da cunha. Judas From the woods made asvero of the river the human condition and the symbolic inheritance of the violence in "Judas asvero", of Euclides of the wedge Vieira, Josué Gome Barbosa, Walmir de Albuquerque Amazônia condição Humana Identidade Literatura Violência Escrito em 1905,publicado em 1909 numa coletânea de ensaios “À Margem da História”, “Judas Asvero”é o texto cujo conteúdo relata com intensidade dramática a celebração do Sábado de Aleluia numa Vila de seringueiros no Alto Purus. O clímax da narrativa é o rito de confecção, apresentação, escrutínio de um boneco de trapos “Judas”. A narrativa construída por Euclides da Cunha resgata a estranheza de uma tarefa lúdica de preparação simbólica e social da violência, do ritual da “Malhação de Judas”. Para o narradora confecção e o sacrifício do boneco feitas pelos seringueiros simboliza a evocação de um horror supostamente familiar, como o “Judas” fosse a semelhança existencial do sertanejo do látex, traidor e errante. A paisagem estagnada e decadente, onde o homem amazônico expressa sua condição cultural, societária e existencial torna desconstrucionismo-culturais expressões da identidade amazônida num jogo colonizador/colonizado, em que ametamorfose de Judas Iscariotes em Judas As veros expressada no ato de malhar o boneco aponta para uma condição humana na floresta formada por uma herança simbólica da violência que reinsere socialmente o seringueiro na cultura e na vida comunitária ABSTRACT: Written in 1905, published in 1909 a collection of essays "In the history of the Margin," "Judas Asvero" is the text whose contents reports with dramatic intensity the celebration of Holy Saturday in a rubber tappers village in Alto Purus. The climax of the narrative is the cooking rite, presentation, scrutiny of a rag doll "Judas." The narrative constructed by Euclides da Cunha recalls the strangeness of a playful task of symbolic and social preparation of the violence, the ritual of "Burning of Judas". For the narrator the making and the sacrifice of the doll made by rubber tappers symbolizes the evocation of a horror supposedly familiar, such as "Judas" was the existential similarity latex frontiersman, traitor and wandering. The stagnant and decaying landscape, where man Amazonian express their cultural, societal and existential condition makes the socio-cultural constructs expressions of Amazonian identity in a colonizer / colonized game, in which the metamorphosis of Judas Iscariot Judas Asveros expressed in the act of working out the puppet points to a human condition in the forest formed by a symbolic heritage of violence socially reinserts the tapper culture and community life. Keywords: Amazon. Human Condition. Identity. Literature. Violence 2019-01-19T12:12:40Z 2019-01-18 2019-01-19T12:12:40Z Artigo 25254529 http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1297 por Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade do Estado do Amazonas |
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Repositório Institucional - Universidade do Estado do Amazonas - UEA |
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Escrito em 1905,publicado em 1909 numa coletânea de ensaios “À Margem da História”, “Judas Asvero”é o texto cujo conteúdo relata com intensidade dramática a celebração do Sábado de Aleluia numa Vila de seringueiros no Alto Purus. O clímax da narrativa é o rito de confecção, apresentação, escrutínio de um boneco de trapos “Judas”. A narrativa construída por Euclides da Cunha resgata a estranheza de uma tarefa lúdica de preparação simbólica e social da violência, do ritual da “Malhação de Judas”. Para o narradora confecção e o sacrifício do boneco feitas pelos seringueiros simboliza a evocação de um horror supostamente familiar, como o “Judas” fosse a semelhança existencial do sertanejo do látex, traidor e errante. A paisagem estagnada e decadente, onde o homem amazônico expressa sua condição cultural, societária e existencial torna desconstrucionismo-culturais expressões da identidade amazônida num jogo colonizador/colonizado, em que ametamorfose de Judas Iscariotes em Judas As veros expressada no ato de malhar o boneco aponta para uma condição humana na floresta formada por uma herança simbólica da violência que reinsere socialmente o seringueiro na cultura e na vida comunitária |
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