Dissertação

Contribuições do processo cognitivo da criatividade à avaliação da aprendizagem do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM

São muitos desafios dos professores e de sua formação, dentre eles, refletimos nesta pesquisa a avaliação como um esforço criativo, no sentido de servir ao desenvolvimento das aprendizagens. Nesse sentido, a presente investigação intitulada “Contribuições do Processo Cognitivo da Criatividade à Av...

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Autor principal: Chadreque, Angelina Júlio
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8801552502141370, https://orcid.org/0000-0002-1475-0764
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9728
Resumo:
São muitos desafios dos professores e de sua formação, dentre eles, refletimos nesta pesquisa a avaliação como um esforço criativo, no sentido de servir ao desenvolvimento das aprendizagens. Nesse sentido, a presente investigação intitulada “Contribuições do Processo Cognitivo da Criatividade à Avaliação da Aprendizagem do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM”. No que tange o problema de pesquisa surge como o ponto de partida que provém das nossas experiências acadêmicas e profissionais de certas inquietações que fui inspirada em uma experiência empírica, em artigos científicos por mim lidos há 5 anos desde os primeiros dias da formação. Nesta senda urge o problema de pesquisa: De que modo o processo cognitivo da criatividade contribui à avaliação da aprendizagem dos estudantes no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM?: Desde modo objetivamos Analisar de que modo o Processo Cognitivo da Criatividade contribui à Avaliação da Aprendizagem do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM. Para alcançar este objetivo geral, demarcamos os seguintes objetivos específicos: 1- Explicitar os fundamentos cognitivos da criatividade e os pressupostos teóricos da avaliação da aprendizagem; 2- Identificar as concepções de avaliação presentes no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Amazonas; 3- Refletir quais contribuições o estudo pode perfazer aos desafios da formação de professores no curso de pedagogia no contexto Amazônico. Nosso decurso teórico-metodológico se desenha com base na Hermenêutica-Crítica, na perspectiva de Ricoeur (1996), nossa técnica de pesquisa consiste em entrevista semiestruturada. O universo da pesquisa vai considerar o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM, participando do estudo 10 professores do curso. Estima-se que a contribuição da pesquisa para o tema em destaque, resida na compreensão acerca de como se articulam o processo cognitivo da criatividade e à avaliação da aprendizagem, na organização de boas práticas pedagógicas no processo de ensino dos professores e estudantes no curso superior. A avaliação da criatividade segundo a entrevista feita aos sujeitos abordam que não existe nem tão pouco a avaliação criativa ela é tradicional que traz medo, ansiedade nos estudantes, segundo os planos de ensino dos sujeitos abordam que a avaliação é criativa, e o projeto pedagógico do curso não consta a temática da criatividade, é um problema que enfrentam sobre a criatividade, observa-se que, há disparidade das informações dos documentos. Pois, a criatividade é elemento essencial no processo de ensino-aprendizagem, porque propicia a inovação e o desenvolvimento de novas habilidades. É uma ferramenta fundamental para promover uma aprendizagem mais dinâmica, estimulante e prazerosa. É o que possibilita melhorar as habilidades de raciocínio e pensamento crítico, o que contribui para a solução criativa de problemas. A criatividade também é responsável por levar as pessoas a pensar de maneira nova sobre seus conhecimentos e a descobrir novos caminhos para explorações e progressão acadêmica. O professor tem a oportunidade de promover ações criativas para o desenvolvimento de seus estudantes, considerando o contexto e os objetivos desejados, estas ações podem ser planificadas para que os estudantes possam desenvolver as suas potencialidades criativas e desfrutar do processo de aprendizagem de forma enriquecedora. Considera-se que, esta contradição entre as informações correlacionadas demonstra uma fragilidade do curso na ausência do debate e esclarecimento coletivo acerca das possibilidades e implicações dos diferentes métodos de avaliação. O curso além de pensar estas relações no nível da aprendizagem escolar, precisa pensar no contexto da sua própria relação pedagógica.