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Dissertação
Contribuições do processo cognitivo da criatividade à avaliação da aprendizagem do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM
São muitos desafios dos professores e de sua formação, dentre eles, refletimos nesta pesquisa a avaliação como um esforço criativo, no sentido de servir ao desenvolvimento das aprendizagens. Nesse sentido, a presente investigação intitulada “Contribuições do Processo Cognitivo da Criatividade à Av...
Autor principal: | Chadreque, Angelina Júlio |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8801552502141370, https://orcid.org/0000-0002-1475-0764 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9728 |
Resumo: |
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São muitos desafios dos professores e de sua formação, dentre eles, refletimos nesta pesquisa a avaliação
como um esforço criativo, no sentido de servir ao desenvolvimento das aprendizagens. Nesse sentido, a
presente investigação intitulada “Contribuições do Processo Cognitivo da Criatividade à Avaliação da
Aprendizagem do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM”. No que tange o problema de
pesquisa surge como o ponto de partida que provém das nossas experiências acadêmicas e profissionais
de certas inquietações que fui inspirada em uma experiência empírica, em artigos científicos por mim
lidos há 5 anos desde os primeiros dias da formação. Nesta senda urge o problema de pesquisa: De que
modo o processo cognitivo da criatividade contribui à avaliação da aprendizagem dos estudantes no
Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM?: Desde modo objetivamos Analisar de que modo o
Processo Cognitivo da Criatividade contribui à Avaliação da Aprendizagem do Curso de Licenciatura
em Pedagogia da UFAM. Para alcançar este objetivo geral, demarcamos os seguintes objetivos
específicos: 1- Explicitar os fundamentos cognitivos da criatividade e os pressupostos teóricos da
avaliação da aprendizagem; 2- Identificar as concepções de avaliação presentes no curso de licenciatura
em pedagogia da Universidade Federal do Amazonas; 3- Refletir quais contribuições o estudo pode
perfazer aos desafios da formação de professores no curso de pedagogia no contexto Amazônico. Nosso
decurso teórico-metodológico se desenha com base na Hermenêutica-Crítica, na perspectiva de Ricoeur
(1996), nossa técnica de pesquisa consiste em entrevista semiestruturada. O universo da pesquisa vai
considerar o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM, participando do estudo 10 professores do
curso. Estima-se que a contribuição da pesquisa para o tema em destaque, resida na compreensão acerca
de como se articulam o processo cognitivo da criatividade e à avaliação da aprendizagem, na
organização de boas práticas pedagógicas no processo de ensino dos professores e estudantes no curso
superior. A avaliação da criatividade segundo a entrevista feita aos sujeitos abordam que não existe nem
tão pouco a avaliação criativa ela é tradicional que traz medo, ansiedade nos estudantes, segundo os
planos de ensino dos sujeitos abordam que a avaliação é criativa, e o projeto pedagógico do curso não
consta a temática da criatividade, é um problema que enfrentam sobre a criatividade, observa-se que, há
disparidade das informações dos documentos. Pois, a criatividade é elemento essencial no processo de
ensino-aprendizagem, porque propicia a inovação e o desenvolvimento de novas habilidades. É uma
ferramenta fundamental para promover uma aprendizagem mais dinâmica, estimulante e prazerosa. É o
que possibilita melhorar as habilidades de raciocínio e pensamento crítico, o que contribui para a solução
criativa de problemas. A criatividade também é responsável por levar as pessoas a pensar de maneira
nova sobre seus conhecimentos e a descobrir novos caminhos para explorações e progressão acadêmica.
O professor tem a oportunidade de promover ações criativas para o desenvolvimento de seus estudantes,
considerando o contexto e os objetivos desejados, estas ações podem ser planificadas para que os
estudantes possam desenvolver as suas potencialidades criativas e desfrutar do processo de
aprendizagem de forma enriquecedora. Considera-se que, esta contradição entre as informações
correlacionadas demonstra uma fragilidade do curso na ausência do debate e esclarecimento coletivo
acerca das possibilidades e implicações dos diferentes métodos de avaliação. O curso além de pensar
estas relações no nível da aprendizagem escolar, precisa pensar no contexto da sua própria relação
pedagógica. |