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O significado da reescrita do texto dissertativo: uma (re)construção do sujeito-autor do ensino médio em uma escola da rede estadual de Parintins-AM

O trabalho de Conclusão de Curso aqui a ser apresentado possui uma abordagem sobre “O significado da reescrita do texto dissertativo: uma (re) construção do sujeito-autor do Ensino Médio em uma escola na rede estadual de Parintins-AM”, a temática sobre a importância do texto dissertativo e sua ree...

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Autor principal: Neves, Samia
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/806
Resumo:
O trabalho de Conclusão de Curso aqui a ser apresentado possui uma abordagem sobre “O significado da reescrita do texto dissertativo: uma (re) construção do sujeito-autor do Ensino Médio em uma escola na rede estadual de Parintins-AM”, a temática sobre a importância do texto dissertativo e sua reescrita como ferramenta relevante para o desenvolvimento de uma produção eficaz , partiu das observações durante o estágio e da experiência em um subprojeto que desenvolve o trabalho de contextualização de obras clássicas, como nesse projeto trabalhamos com a escrita na contextualização percebeu-se a dificuldade da escrita do aluno. Para o êxito desse trabalho foram utilizados teóricos para embasar esta pesquisa como: Giraldi (2012) Sena (2008) Preste (2001) Freire(1996) que falam sobre atividades de produção textual. Consequentemente os teóricos supracitados vêm debatendo sobre a construção e produção dos textos dissertativos em salas de aulas, fornecendo assim inúmeras contribuições que facilitarão a construção de textos dissertativos de maneira correta, sendo que sua aplicação dependerá da metodologia que será utilizada pelos docentes e para os alunos que necessitam desenvolver habilidades, tanto na escrita como na fala. Para execução utilizou-se a metodologia uma pesquisa de natureza qualitativa, os tipos de pesquisas foram o bibliográfico e de campo, por meio dos métodos de abordagem dialético, com os métodos de procedimento monográfico, com a técnica direta e o universo foram duas salas de 1º ano e a amostra da pesquisa escolhemos apenas uma sala, os sujeitos foram os alunos e professores. Enfim, mostrar que através de produções de textos dissertativos e como ferramenta de ajuda a reescrita é muito significativa tanto para o professor quanto para o aluno. Durante a pesquisa foi possível obter inúmeras informações que possibilitaram compreender as grandes dificuldades dos alunos em produzir textos dissertativos. Percebeu-se que a maiorias dos docentes entrevistados ambos concordam com a ideia que os alunos tendem a ter dificuldades de produções textuais e acima de tudo a falta de vontade de escrever e ler e isso é preocupante, com isso percebermos que através das produções dos alunos que apresentaram dificuldade tanto na hora de escrever quanto na hora de reescrever. Contudo, essa pesquisa serve para demonstrar o quanto precisa ser feito para que estudos voltados para produção de textos dissertativos sejam praticados com mais frequência e que os profissionais de Língua Portuguesa busque priorizar não somente a escrita dos alunos, mas também a reescrita para desenvolver tanto como aluno como também um sujeito-autor.