/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
Formando professores para o ensino crítico de línguas
Autor principal: | Costa Ribas, Fernanda |
---|---|
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Porto das Letras
2022
|
Acesso em linha: |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13460 |
id |
ojs-article-13460 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
ojs-article-134602022-09-21T18:46:57Z Formando professores para o ensino crítico de línguas Costa Ribas, Fernanda In this article, I discuss what critical teacher education and critical language teaching consists of based on data collected during an experience in a curricular component entitled Interdisciplinary Project in an English Language and Literature Program of a federal university. I rely on authors such as Duboc (2018), Mastrella-de-Andrade and Pessoa (2019), as well as Monte Mór (2018), who adopt critical perspectives on the education of language teachers. I analyze activities developed with high school students in a public state school and reflect in what sense I believe they could contribute to giving rise to critical teacher education and critical English teaching in public schools, sharing my concerns, insecurities and (un)learning experiences as a teacher educator. I end the article discussing new meanings made possible by the project with regard to school-university relationship, English teacher education and the purposes of teaching English in public schools. Keywords: critical teacher education; critical literacy; English language teaching; public school. Neste artigo, discuto no que consiste a formação crítica de professores e o ensino crítico de línguas a partir de dados coletados durante uma experiência em um componente curricular denominado Projeto Interdisciplinar, de um Curso de Letras: inglês e literaturas de língua inglesa de uma universidade federal mineira. Apoio-me em autores como Duboc (2018), Mastrella-de-Andrade e Pessoa (2019) e Monte Mór (2018), que adotam perspectivas críticas acerca da formação de professores de línguas. Analiso atividades desenvolvidas com alunos de ensino médio em uma escola da rede estadual de educação e reflito em que sentido acredito que essas puderam contribuir para ensejar uma formação crítica de professores e um ensino crítico de língua inglesa na escola pública, compartilhando minhas inquietações, inseguranças e (des)aprendizagens como professora formadora. Finalizo o artigo com ressignicações possibilitadas com o projeto no que diz respeito à relação escola-universidade, à formação de professores de inglês e os propósitos de ensinar a língua inglesa na escola pública. Palavras-chave: formação crítica de professores; letramento crítico; ensino de língua inglesa; escola pública. Porto das Letras Porto das Letras 2022-07-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13460 10.20873/223ctm-fcr Porto das Letras; Vol. 8 No. 3 (2022): Educação Crítica no Ensino de Línguas Adicionais; 9 - 33 Porto das Letras; v. 8 n. 3 (2022): Educação Crítica no Ensino de Línguas Adicionais; 9 - 33 2448-0819 10.20873/223ctm por https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13460/20260 Copyright (c) 2022 Porto das Letras |
institution |
Periódicos Uft |
collection |
periodicosUFT |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Costa Ribas, Fernanda |
spellingShingle |
Costa Ribas, Fernanda Formando professores para o ensino crítico de línguas |
author-letter |
Costa Ribas, Fernanda |
title |
Formando professores para o ensino crítico de línguas |
title_short |
Formando professores para o ensino crítico de línguas |
title_full |
Formando professores para o ensino crítico de línguas |
title_fullStr |
Formando professores para o ensino crítico de línguas |
title_full_unstemmed |
Formando professores para o ensino crítico de línguas |
title_sort |
formando professores para o ensino crítico de línguas |
publisher |
Porto das Letras |
publishDate |
2022 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13460 |
_version_ |
1778072253586472960 |
score |
11.755432 |