Periódico

Formando professores para o ensino crítico de línguas

Autor principal: Costa Ribas, Fernanda
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Porto das Letras 2022
Acesso em linha: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13460
id ojs-article-13460
recordtype ojs
spelling ojs-article-134602022-09-21T18:46:57Z Formando professores para o ensino crítico de línguas Costa Ribas, Fernanda In this article, I discuss what critical teacher education and critical language teaching consists of based on data collected during an experience in a curricular component entitled Interdisciplinary Project in an English Language and Literature Program of a federal university. I rely on authors such as Duboc (2018), Mastrella-de-Andrade and Pessoa (2019), as well as Monte Mór (2018), who adopt critical perspectives on the education of language teachers. I analyze activities developed with high school students in a public state school and reflect in what sense I believe they could contribute to giving rise to critical teacher education and critical English teaching in public schools, sharing my concerns, insecurities and (un)learning experiences as a teacher educator. I end the article discussing new meanings made possible by the project with regard to school-university relationship, English teacher education and the purposes of teaching English in public schools. Keywords: critical teacher education; critical literacy; English language teaching; public school. Neste artigo, discuto no que consiste a formação crítica de professores e o ensino crítico de línguas a partir de dados coletados durante uma experiência em um componente curricular denominado Projeto Interdisciplinar, de um Curso de Letras: inglês e literaturas de língua inglesa de uma universidade federal mineira. Apoio-me em autores como Duboc (2018), Mastrella-de-Andrade e Pessoa (2019) e Monte Mór (2018), que adotam perspectivas críticas acerca da formação de professores de línguas. Analiso atividades desenvolvidas com alunos de ensino médio em uma escola da rede estadual de educação e reflito em que sentido acredito que essas puderam contribuir para ensejar uma formação crítica de professores e um ensino crítico de língua inglesa na escola pública, compartilhando minhas inquietações, inseguranças e (des)aprendizagens como professora formadora. Finalizo o artigo com ressignicações possibilitadas com o projeto no que diz respeito à relação escola-universidade, à formação de professores de inglês e os propósitos de ensinar a língua inglesa na escola pública. Palavras-chave: formação crítica de professores; letramento crítico; ensino de língua inglesa; escola pública. Porto das Letras Porto das Letras 2022-07-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13460 10.20873/223ctm-fcr Porto das Letras; Vol. 8 No. 3 (2022): Educação Crítica no Ensino de Línguas Adicionais; 9 - 33 Porto das Letras; v. 8 n. 3 (2022): Educação Crítica no Ensino de Línguas Adicionais; 9 - 33 2448-0819 10.20873/223ctm por https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13460/20260 Copyright (c) 2022 Porto das Letras
institution Periódicos Uft
collection periodicosUFT
language por
format Periódico
author Costa Ribas, Fernanda
spellingShingle Costa Ribas, Fernanda
Formando professores para o ensino crítico de línguas
author-letter Costa Ribas, Fernanda
title Formando professores para o ensino crítico de línguas
title_short Formando professores para o ensino crítico de línguas
title_full Formando professores para o ensino crítico de línguas
title_fullStr Formando professores para o ensino crítico de línguas
title_full_unstemmed Formando professores para o ensino crítico de línguas
title_sort formando professores para o ensino crítico de línguas
publisher Porto das Letras
publishDate 2022
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13460
_version_ 1778072253586472960
score 11.755432