/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
LETRAMENTOS A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA COM USO DAS TDICS NO PIBID - LÍNGUA PORTUGUESA
Autor principal: | Ramos Ghiraldelli, Paula |
---|---|
Outros Autores: | Milhomem, Samilla, Gomes de Oliveira, Gracivânia, Carvalho Capuchinho, Adriana |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins - UFT
2023
|
Acesso em linha: |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15271 |
id |
ojs-article-15271 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
ojs-article-152712023-08-29T19:57:49Z LETRAMENTOS A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA COM USO DAS TDICS NO PIBID - LÍNGUA PORTUGUESA Ramos Ghiraldelli, Paula Milhomem, Samilla Gomes de Oliveira, Gracivânia Carvalho Capuchinho, Adriana The objective of this work is to report experiences with students from the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) of the Letters course at the Federal University of Tocantins, with students from the 6th to 8th years of Elementary School, from the Centro High School Professor Florêncio Aires. The aim was to work on the multiliteracies in relation to the teacher and, thus, promote reading, discursive and linguistic analysis, and the production of discursive genre by the students of the place to which the project is linked. The textual genre news was presented, to be worked with the students from a didactic sequence (SD). Meetings with students took place via videoconference on the Google Meet platform, promoting experiences on gender and its languages, and addressing the use of digital information and communication technologies (TDICS). PIBID provides undergraduates with a classroom experience. Even in this pandemic period, it was possible to learn from the mediation of technologies. The DS used was completed, representing the completion of a cycle, which is very important for the teachers in training. Este trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas com os alunos do Programa De Institucional De Bolsa De Iniciação à Docência (PIBID) do curso de letras da Universidade Federal do Tocantins, com os alunos do 6°ao 8°anos do Ensino Fundamental, do Centro do Ensino Médio Professor Florêncio Aires. Visou-se trabalhar os multiletramentos no que se refere ao professor e, assim, promover a leitura, analise discursiva e linguística e a produção de gênero discursivo pelos alunos do local ao qual o projeto está vinculado. Foi apresentado o gênero textual notícia, a ser trabalhado com os alunos a partir de uma sequência didática (SD). Ocorreram encontros com os alunos, por videoconferência na plataforma Google Meet, promovendo experiências sobre o gênero e suas linguagens, e abordando o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS). O PIBID promove aos graduandos uma experiência da sala de aula. Mesmo nesse período pandêmico foi possível aprender com mediação das tecnologias. A SD utilizada foi concluída, representando completude de um ciclo, o que é muito importante para os pibidianos enquanto professores em formação. Universidade Federal do Tocantins - UFT 2023-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15271 10.20873/pibid2023_9 DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins; Dossiê: PIBID em tempos de pandemia: Proposições pedagógicas em questão (2023) DESAFIOS; Dossiê: PIBID em tempos de pandemia: Proposições pedagógicas em questão (2023) DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins; Dossiê: PIBID em tempos de pandemia: Proposições pedagógicas em questão (2023) 2359-3652 por https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15271/21418 Copyright (c) 2023 Paula Ramos Ghiraldelli, Samilla Milhomem, Gracivânia Gomes de Oliveira, Adriana Carvalho Capuchinho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Periódicos Uft |
collection |
periodicosUFT |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Ramos Ghiraldelli, Paula |
spellingShingle |
Ramos Ghiraldelli, Paula LETRAMENTOS A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA COM USO DAS TDICS NO PIBID - LÍNGUA PORTUGUESA |
author-letter |
Ramos Ghiraldelli, Paula |
author2 |
Milhomem, Samilla Gomes de Oliveira, Gracivânia Carvalho Capuchinho, Adriana |
author2Str |
Milhomem, Samilla Gomes de Oliveira, Gracivânia Carvalho Capuchinho, Adriana |
title |
LETRAMENTOS A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA COM USO DAS TDICS NO PIBID - LÍNGUA PORTUGUESA |
title_short |
LETRAMENTOS A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA COM USO DAS TDICS NO PIBID - LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full |
LETRAMENTOS A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA COM USO DAS TDICS NO PIBID - LÍNGUA PORTUGUESA |
title_fullStr |
LETRAMENTOS A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA COM USO DAS TDICS NO PIBID - LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
LETRAMENTOS A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA COM USO DAS TDICS NO PIBID - LÍNGUA PORTUGUESA |
title_sort |
letramentos a partir do gÊnero textual notÍcia com uso das tdics no pibid - lÍngua portuguesa |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publishDate |
2023 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15271 |
_version_ |
1778072070248202240 |
score |
11.755432 |