/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
"MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM
Autor principal: | Miller Naethe Motta, Flávia |
---|---|
Outros Autores: | Maravalha Freire, Iara |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Porto das Letras
2023
|
Acesso em linha: |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15687 |
id |
ojs-article-15687 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
ojs-article-156872023-03-28T19:08:47Z "MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM Miller Naethe Motta, Flávia Maravalha Freire, Iara O presente artigo apresenta análises ensaísticas de um estudo que vem sendo realizado com crianças nas redes sociais, em especial nos aplicativos do TikTok e Instagram, cujo objetivo geral é conhecer o que dizem em suas produções audiovisuais, ao postarem seus vídeos nas redes sociais. Baseou-se na Teoria da Enunciação de Bakhtin em diálogo com o paradigma indiciário de Ginzburg para a realização da análise dos discursos no ambiente digital. Os resultados encontrados nos encaminham a afirmamos que as crianças estão enunciando de forma ativa, autoral e colaborativa, tendo seus modos de dizer alterados pelos artefatos digitais oferecidos pelos aplicativos TikTok e Instagram. Nesse ato de elaboração de suas postagens, entendendo as postagens como um tipo de gênero digital, as crianças deixam de ser apenas consumidoras e assumem o lugar de produtoras de conteúdo. As crianças estão brincando, enunciando, se apropriando e produzindo cultura. Nessa intrínseca relação com a cibercultura reluzem uma nova forma de ser criança na contemporaneidade. Porto das Letras Porto das Letras 2023-03-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15687 10.20873/mca1 Porto das Letras; Vol. 9 No. 1 (2023): Leituras discursivas: abordagens múltiplas dos usos significativos das linguagens; 438-458 Porto das Letras; v. 9 n. 1 (2023): Leituras discursivas: abordagens múltiplas dos usos significativos das linguagens; 438-458 2448-0819 10.20873/ld202301 por https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15687/21095 Copyright (c) 2023 Porto das Letras |
institution |
Periódicos Uft |
collection |
periodicosUFT |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Miller Naethe Motta, Flávia |
spellingShingle |
Miller Naethe Motta, Flávia "MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM |
author-letter |
Miller Naethe Motta, Flávia |
author2 |
Maravalha Freire, Iara |
author2Str |
Maravalha Freire, Iara |
title |
"MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM |
title_short |
"MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM |
title_full |
"MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM |
title_fullStr |
"MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM |
title_full_unstemmed |
"MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM |
title_sort |
"mano como assim", a produÇÃo infantil na era da linguagem midiÁtica: o que dizem as crianÇas nos aplicativos tik tok e instagram |
publisher |
Porto das Letras |
publishDate |
2023 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15687 |
_version_ |
1778072264453914624 |
score |
11.755432 |