Periódico

"MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM

Autor principal: Miller Naethe Motta, Flávia
Outros Autores: Maravalha Freire, Iara
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Porto das Letras 2023
Acesso em linha: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15687
id ojs-article-15687
recordtype ojs
spelling ojs-article-156872023-03-28T19:08:47Z "MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM Miller Naethe Motta, Flávia Maravalha Freire, Iara O presente artigo apresenta análises ensaísticas de um estudo que vem sendo realizado com crianças nas redes sociais, em especial nos aplicativos do TikTok e Instagram, cujo objetivo geral é conhecer o que dizem em suas produções audiovisuais, ao postarem seus vídeos nas redes sociais. Baseou-se na Teoria da Enunciação de Bakhtin em diálogo com o paradigma indiciário de Ginzburg para a realização da análise dos discursos no ambiente digital. Os resultados encontrados nos encaminham a afirmamos que as crianças estão enunciando de forma ativa, autoral e colaborativa, tendo seus modos de dizer alterados pelos artefatos digitais oferecidos pelos aplicativos TikTok e Instagram. Nesse ato de elaboração de suas postagens, entendendo as postagens como um tipo de gênero digital, as crianças deixam de ser apenas consumidoras e assumem o lugar de produtoras de conteúdo. As crianças estão brincando, enunciando, se apropriando e produzindo cultura. Nessa intrínseca relação com a cibercultura reluzem uma nova forma de ser criança na contemporaneidade. Porto das Letras Porto das Letras 2023-03-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15687 10.20873/mca1 Porto das Letras; Vol. 9 No. 1 (2023): Leituras discursivas: abordagens múltiplas dos usos significativos das linguagens; 438-458 Porto das Letras; v. 9 n. 1 (2023): Leituras discursivas: abordagens múltiplas dos usos significativos das linguagens; 438-458 2448-0819 10.20873/ld202301 por https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15687/21095 Copyright (c) 2023 Porto das Letras
institution Periódicos Uft
collection periodicosUFT
language por
format Periódico
author Miller Naethe Motta, Flávia
spellingShingle Miller Naethe Motta, Flávia
"MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM
author-letter Miller Naethe Motta, Flávia
author2 Maravalha Freire, Iara
author2Str Maravalha Freire, Iara
title "MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM
title_short "MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM
title_full "MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM
title_fullStr "MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM
title_full_unstemmed "MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM
title_sort "mano como assim", a produÇÃo infantil na era da linguagem midiÁtica: o que dizem as crianÇas nos aplicativos tik tok e instagram
publisher Porto das Letras
publishDate 2023
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15687
_version_ 1778072264453914624
score 11.755432