/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO
The present work analyzes the processes of insertion and permanence of the academics of the quilombola communities Lagoa da Pedra and Kalunga do Mimoso, specifically at UFT, Campus de Arraias / TO, investigating the role of higher education in the formation of these students. The methodological i...
Autor principal: | Soares, Dandara Francisco |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/1377 |
id |
ir-11612-1377 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-13772019-09-26T06:01:09Z A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO Soares, Dandara Francisco Valadão, Erasmo Baltazar Educação Inserção Permanência Quilombolas Ensino Superior Resistência Insertion Permanence Higher Education Resistance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work analyzes the processes of insertion and permanence of the academics of the quilombola communities Lagoa da Pedra and Kalunga do Mimoso, specifically at UFT, Campus de Arraias / TO, investigating the role of higher education in the formation of these students. The methodological instrument came from a qualitative approach, with questions directed to a group of seven quilombola students from this Campus. It was found with the research that despite the adversities faced along the educational path of these remaining quilombolas students can overcome expectations opening the door for other students in the same situation. O presente trabalho analisa quais são os processos de inserção e permanência dos acadêmicos das comunidades quilombolas Lagoa da Pedra e Kalunga do Mimoso, especificamente na UFT, Câmpus de Arraias/TO, averiguando o papel da educação superior na formação desses estudantes. O instrumento metodológico aconteceu a partir de uma abordagem qualitativa, com questionamentos direcionados a um grupo de sete estudantes quilombolas deste Câmpus. Constatou-se com a pesquisa que apesar das adversidades enfrentadas ao longo do percurso educacional desses estudantes remanescentes quilombolas conseguem vencer as expectativas abrindo a porta para outros estudantes na mesma situação. 2019-09-25T18:35:22Z 2019-09-25T18:35:22Z 2019-09-25 Monografia SOARES, Dandara Francisco. A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, câmpus Arraias/TO. 2019. 37f. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019. http://hdl.handle.net/11612/1377 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Arraias Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Inserção Permanência Quilombolas Ensino Superior Resistência Insertion Permanence Higher Education Resistance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação Inserção Permanência Quilombolas Ensino Superior Resistência Insertion Permanence Higher Education Resistance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Soares, Dandara Francisco A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO |
topic_facet |
Educação Inserção Permanência Quilombolas Ensino Superior Resistência Insertion Permanence Higher Education Resistance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The present work analyzes the processes of insertion and permanence of the
academics of the quilombola communities Lagoa da Pedra and Kalunga do Mimoso,
specifically at UFT, Campus de Arraias / TO, investigating the role of higher education
in the formation of these students. The methodological instrument came from a
qualitative approach, with questions directed to a group of seven quilombola students
from this Campus. It was found with the research that despite the adversities faced
along the educational path of these remaining quilombolas students can overcome
expectations opening the door for other students in the same situation. |
author_additional |
Valadão, Erasmo Baltazar |
author_additionalStr |
Valadão, Erasmo Baltazar |
format |
Monografia |
author |
Soares, Dandara Francisco |
title |
A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO |
title_short |
A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO |
title_full |
A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO |
title_fullStr |
A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO |
title_full_unstemmed |
A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO |
title_sort |
inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na universidade federal do tocantins, campus arraias/to |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2019 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/1377 |
_version_ |
1787134142296621056 |
score |
11.653393 |