Monografia

A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO

The present work analyzes the processes of insertion and permanence of the academics of the quilombola communities Lagoa da Pedra and Kalunga do Mimoso, specifically at UFT, Campus de Arraias / TO, investigating the role of higher education in the formation of these students. The methodological i...

ver descrição completa

Autor principal: Soares, Dandara Francisco
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/1377
id ir-11612-1377
recordtype dspace
spelling ir-11612-13772019-09-26T06:01:09Z A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO Soares, Dandara Francisco Valadão, Erasmo Baltazar Educação Inserção Permanência Quilombolas Ensino Superior Resistência Insertion Permanence Higher Education Resistance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work analyzes the processes of insertion and permanence of the academics of the quilombola communities Lagoa da Pedra and Kalunga do Mimoso, specifically at UFT, Campus de Arraias / TO, investigating the role of higher education in the formation of these students. The methodological instrument came from a qualitative approach, with questions directed to a group of seven quilombola students from this Campus. It was found with the research that despite the adversities faced along the educational path of these remaining quilombolas students can overcome expectations opening the door for other students in the same situation. O presente trabalho analisa quais são os processos de inserção e permanência dos acadêmicos das comunidades quilombolas Lagoa da Pedra e Kalunga do Mimoso, especificamente na UFT, Câmpus de Arraias/TO, averiguando o papel da educação superior na formação desses estudantes. O instrumento metodológico aconteceu a partir de uma abordagem qualitativa, com questionamentos direcionados a um grupo de sete estudantes quilombolas deste Câmpus. Constatou-se com a pesquisa que apesar das adversidades enfrentadas ao longo do percurso educacional desses estudantes remanescentes quilombolas conseguem vencer as expectativas abrindo a porta para outros estudantes na mesma situação. 2019-09-25T18:35:22Z 2019-09-25T18:35:22Z 2019-09-25 Monografia SOARES, Dandara Francisco. A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, câmpus Arraias/TO. 2019. 37f. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019. http://hdl.handle.net/11612/1377 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Arraias Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação
Inserção
Permanência
Quilombolas
Ensino Superior
Resistência
Insertion
Permanence
Higher Education
Resistance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação
Inserção
Permanência
Quilombolas
Ensino Superior
Resistência
Insertion
Permanence
Higher Education
Resistance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Soares, Dandara Francisco
A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO
topic_facet Educação
Inserção
Permanência
Quilombolas
Ensino Superior
Resistência
Insertion
Permanence
Higher Education
Resistance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work analyzes the processes of insertion and permanence of the academics of the quilombola communities Lagoa da Pedra and Kalunga do Mimoso, specifically at UFT, Campus de Arraias / TO, investigating the role of higher education in the formation of these students. The methodological instrument came from a qualitative approach, with questions directed to a group of seven quilombola students from this Campus. It was found with the research that despite the adversities faced along the educational path of these remaining quilombolas students can overcome expectations opening the door for other students in the same situation.
author_additional Valadão, Erasmo Baltazar
author_additionalStr Valadão, Erasmo Baltazar
format Monografia
author Soares, Dandara Francisco
title A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO
title_short A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO
title_full A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO
title_fullStr A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO
title_full_unstemmed A inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias/TO
title_sort inserção e a permanência dos estudantes quilombolas na universidade federal do tocantins, campus arraias/to
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2019
url http://hdl.handle.net/11612/1377
_version_ 1787134142296621056
score 11.653393