Monografia

O uso dos computadores na Prática pedagógica: desafios para os professores da Escola Paroquial Cristo Rei.

This paper aims to reflect on the use of computers as a tool of new technologies in the pedagogical practices of teachers in a school in the city of Tocantinópolis, we will approach how the historical process of technologies in Brazil, discussion about the use and impacts of this technology at sc...

ver descrição completa

Autor principal: Coelho, Marilene Ribeiro de Sousa
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/1614
id ir-11612-1614
recordtype dspace
spelling ir-11612-16142020-02-08T06:01:04Z O uso dos computadores na Prática pedagógica: desafios para os professores da Escola Paroquial Cristo Rei. Coelho, Marilene Ribeiro de Sousa Bezerra, Maria do Socorro Soares Tecnologias educacionaiss Professores. Prática pedagógica Computadores Educational Technologie Teachers Pedagogical practice Computer CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL This paper aims to reflect on the use of computers as a tool of new technologies in the pedagogical practices of teachers in a school in the city of Tocantinópolis, we will approach how the historical process of technologies in Brazil, discussion about the use and impacts of this technology at school, as well as reflect on the importance of teacher education to work with new technologies in their pedagogical practices. As theoretical basis we bring some authors, such as Moraes (2002), Nascimento (2007), Cox (2004), kenski (2012), among others. The discussions in this paper were about the use of new technologies (computer) at school and how the implementation process affects the institutional environment as a whole, in view of the challenges faced, the training and updating of educators to exercise their pedagogical practice with innovative methodologies that contribute to the formation of individuals. The study was necessary to understand how the process and / or the technological backlash occurred at school and how it directly affects the work of teachers today. It is important to have knowledge about these facts, which are present, and most of the time, go unnoticed for not having professionals prepared to use it, leaving education outdated. The methodology used for this work were bibliographic studies, readings, internet research and field research. And the instruments for the field research were questionnaires applied to some staff and teachers, observation in the physical space of the Cristo Rei Parish School. The results were obtained through the analysis, interpretation and tabulation of the data collected during the research. Noting that teachers are not fully equipped and prepared to use computers in their pedagogical practices. Este trabalho tem como finalidade refletir sobre o uso dos computadores como ferramenta das novas tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores em uma escola conveniada do município de Tocantinópolis, faremos abordagem de como se deu o processo histórico das tecnologias no Brasil, discussão sobre o uso e os impactos dessa tecnologia na escola, bem como refletir sobre a importância da formação dos professores para trabalhar com as novas tecnologias em suas práticas pedagógicas. Como embasamento teórico trazemos alguns autores, como Moraes (2002), Nascimento (2007), Cox (2004), kenski (2012), entre outros. As discussões realizadas neste trabalho foram acerca do uso das novas tecnologias(computador) na escola e como o processo de implantação afeta o ambiente institucional como um todo, tendo em vista os desafios enfrentados, a formação e atualização dos educadores para exercerem sua prática pedagógica com metodologias inovadoras que contribua para a formação dos indivíduos. O estudo se fez necessário para compreendermos como se deu o processo e/ou o retrocesso tecnológico na escola e como afeta diretamente o trabalho dos docentes na atualidade. Torna-se importante ter conhecimentos sobre esses fatos, que estão presentes, e na maioria das vezes, passam despercebidos por não ter profissionais preparados para utilizá-lo, deixando o ensino ultrapassado. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foram estudos bibliográficos, leituras, pesquisas na internet e pesquisa de campo. E os instrumentos para a pesquisa de campo foram questionários aplicados para alguns funcionários e professores, observação no espaço físico da Escola Paroquial Cristo Rei. Os resultados foram obtidos por meio da análise, interpretação e tabulação dos dados coletados durante a pesquisa. Constatando que os professores não estão totalmente equipados e preparados para utilizar os computadores em suas práticas pedagógicas. 2020-02-07T15:39:48Z 2020-02-07T15:39:48Z 2019-12-27 Monografia Coelho, Marilene Ribeiro de Sousa. O uso dos computadores na Prática pedagógica: desafios para os professores da Escola Paroquial Cristo Rei. 2019. 57. f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Tocantinópolis, 2019. http://hdl.handle.net/11612/1614 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Tecnologias educacionaiss
Professores.
Prática pedagógica
Computadores
Educational Technologie
Teachers
Pedagogical practice
Computer
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Tecnologias educacionaiss
Professores.
Prática pedagógica
Computadores
Educational Technologie
Teachers
Pedagogical practice
Computer
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Coelho, Marilene Ribeiro de Sousa
O uso dos computadores na Prática pedagógica: desafios para os professores da Escola Paroquial Cristo Rei.
topic_facet Tecnologias educacionaiss
Professores.
Prática pedagógica
Computadores
Educational Technologie
Teachers
Pedagogical practice
Computer
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description This paper aims to reflect on the use of computers as a tool of new technologies in the pedagogical practices of teachers in a school in the city of Tocantinópolis, we will approach how the historical process of technologies in Brazil, discussion about the use and impacts of this technology at school, as well as reflect on the importance of teacher education to work with new technologies in their pedagogical practices. As theoretical basis we bring some authors, such as Moraes (2002), Nascimento (2007), Cox (2004), kenski (2012), among others. The discussions in this paper were about the use of new technologies (computer) at school and how the implementation process affects the institutional environment as a whole, in view of the challenges faced, the training and updating of educators to exercise their pedagogical practice with innovative methodologies that contribute to the formation of individuals. The study was necessary to understand how the process and / or the technological backlash occurred at school and how it directly affects the work of teachers today. It is important to have knowledge about these facts, which are present, and most of the time, go unnoticed for not having professionals prepared to use it, leaving education outdated. The methodology used for this work were bibliographic studies, readings, internet research and field research. And the instruments for the field research were questionnaires applied to some staff and teachers, observation in the physical space of the Cristo Rei Parish School. The results were obtained through the analysis, interpretation and tabulation of the data collected during the research. Noting that teachers are not fully equipped and prepared to use computers in their pedagogical practices.
author_additional Bezerra, Maria do Socorro Soares
author_additionalStr Bezerra, Maria do Socorro Soares
format Monografia
author Coelho, Marilene Ribeiro de Sousa
title O uso dos computadores na Prática pedagógica: desafios para os professores da Escola Paroquial Cristo Rei.
title_short O uso dos computadores na Prática pedagógica: desafios para os professores da Escola Paroquial Cristo Rei.
title_full O uso dos computadores na Prática pedagógica: desafios para os professores da Escola Paroquial Cristo Rei.
title_fullStr O uso dos computadores na Prática pedagógica: desafios para os professores da Escola Paroquial Cristo Rei.
title_full_unstemmed O uso dos computadores na Prática pedagógica: desafios para os professores da Escola Paroquial Cristo Rei.
title_sort o uso dos computadores na prática pedagógica: desafios para os professores da escola paroquial cristo rei.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2020
url http://hdl.handle.net/11612/1614
_version_ 1787134871663017984
score 11.653393