Dissertação

A formação continuada e a identidade profissional do professor de Língua Portuguesa: um estudo no 9º ano de uma escola estadual de Gurupi (TO)

The present work directs to contribute to the discussion of the importance of continuing education in the (re) construction of the critical professional identity of the Portuguese Language teacher in the perspective of inclusive education, presenting some reflections on the initial and continu...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Franqueslane Ferreira de
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/2641
id ir-11612-2641
recordtype dspace
spelling ir-11612-26412021-04-14T06:01:29Z A formação continuada e a identidade profissional do professor de Língua Portuguesa: um estudo no 9º ano de uma escola estadual de Gurupi (TO) Lima, Franqueslane Ferreira de Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias Formação Continuada; Prática Pedagógica; Reflexões; Percepções; Continuing Education; Pedagogical Practice; Reflections; Perceptions CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES The present work directs to contribute to the discussion of the importance of continuing education in the (re) construction of the critical professional identity of the Portuguese Language teacher in the perspective of inclusive education, presenting some reflections on the initial and continued formation of teachers, as well as the effectiveness of inclusion laws in everyday school life. The discussion goes through both the method of interventional research and a specific reflection about the teacher's continuing education in the teaching-learning process of the student included in the regular teaching classroom through the collaborative critical research (THIOLLENT, 1994). teacher. The research instruments that may be able to achieve the desired objective are: semi-structured interviews, the procedure of documentary analysis and testimony. Portuguese language teachers will participate in the final series of Elementary School. It is hoped that this research can help in the implementation and development of inclusive education effectively in a regular classroom, according to (MATOAN, 2003). We will also discuss the teachers' learning as a simple process of continuity and to serve as a theoretical basis for the study presented here, we seek the contribution of renowned authors such as: (ZABALA, 1998), (PERRENOUD, 2000) and others. Therefore, the office of teaching necessarily involves the constant task of learning. O presente trabalho visa a contribuir para a discussão da importância da formação continuada na construção da identidade profissional crítica do professor de Língua Portuguesa do 9º ano de uma Escola Estadual de Gurupi na perspectiva da educação inclusiva, apresentando algumas reflexões sobre a formação inicial e continuada de professores, bem como a eficácia das leis de inclusão no cotidiano escolar. A discussão perpassa tanto pelo método da pesquisa interventiva quanto uma reflexão específica, em torno da formação continuada docente no processo de ensino-aprendizagem do aluno incluso na sala de aula do ensino regular através da pesquisa–ação crítica colaborativa (THIOLLENT, 2008) ao trabalho do professor. Os instrumentos de pesquisa que viabilizaram a consecução do objetivo pretendido foram: entrevistas semiestruturadas, o procedimento da análise documental e depoimentos. Participaram da pesquisa 02 (duas) professoras de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental. Espera-se que essa pesquisa possa auxiliar na implementação e desenvolvimento da educação inclusiva de forma efetiva em sala regular, conforme (MATOAN, 2003). Discutiremos também sobre a aprendizagem dos professores como um mero processo de continuidade e para servir de embasamento teórico ao estudo aqui apresentado, buscamos a contribuição de autores conceituados como: (ZABALA, 1998), (NÓVOA, 2003), (PERRENOUD, 2000) e outros. Portanto, o ofício de ensinar implica obrigatoriamente a constante tarefa de aprender. 2021-04-13T13:42:20Z 2021-04-13T13:42:20Z 2020-04-23 Dissertação LIMA, Franqueslane Ferreira de. A formação continuada e a identidade profissional do professor de Língua Portuguesa: um estudo no 9º ano de uma escola estadual de Gurupi (TO).2020.103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2020. http://hdl.handle.net/11612/2641 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras Araguaína
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Formação Continuada; Prática Pedagógica; Reflexões; Percepções; Continuing Education; Pedagogical Practice; Reflections; Perceptions
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Formação Continuada; Prática Pedagógica; Reflexões; Percepções; Continuing Education; Pedagogical Practice; Reflections; Perceptions
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Lima, Franqueslane Ferreira de
A formação continuada e a identidade profissional do professor de Língua Portuguesa: um estudo no 9º ano de uma escola estadual de Gurupi (TO)
topic_facet Formação Continuada; Prática Pedagógica; Reflexões; Percepções; Continuing Education; Pedagogical Practice; Reflections; Perceptions
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description The present work directs to contribute to the discussion of the importance of continuing education in the (re) construction of the critical professional identity of the Portuguese Language teacher in the perspective of inclusive education, presenting some reflections on the initial and continued formation of teachers, as well as the effectiveness of inclusion laws in everyday school life. The discussion goes through both the method of interventional research and a specific reflection about the teacher's continuing education in the teaching-learning process of the student included in the regular teaching classroom through the collaborative critical research (THIOLLENT, 1994). teacher. The research instruments that may be able to achieve the desired objective are: semi-structured interviews, the procedure of documentary analysis and testimony. Portuguese language teachers will participate in the final series of Elementary School. It is hoped that this research can help in the implementation and development of inclusive education effectively in a regular classroom, according to (MATOAN, 2003). We will also discuss the teachers' learning as a simple process of continuity and to serve as a theoretical basis for the study presented here, we seek the contribution of renowned authors such as: (ZABALA, 1998), (PERRENOUD, 2000) and others. Therefore, the office of teaching necessarily involves the constant task of learning.
author_additional Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
author_additionalStr Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
format Dissertação
author Lima, Franqueslane Ferreira de
title A formação continuada e a identidade profissional do professor de Língua Portuguesa: um estudo no 9º ano de uma escola estadual de Gurupi (TO)
title_short A formação continuada e a identidade profissional do professor de Língua Portuguesa: um estudo no 9º ano de uma escola estadual de Gurupi (TO)
title_full A formação continuada e a identidade profissional do professor de Língua Portuguesa: um estudo no 9º ano de uma escola estadual de Gurupi (TO)
title_fullStr A formação continuada e a identidade profissional do professor de Língua Portuguesa: um estudo no 9º ano de uma escola estadual de Gurupi (TO)
title_full_unstemmed A formação continuada e a identidade profissional do professor de Língua Portuguesa: um estudo no 9º ano de uma escola estadual de Gurupi (TO)
title_sort formação continuada e a identidade profissional do professor de língua portuguesa: um estudo no 9º ano de uma escola estadual de gurupi (to)
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/2641
_version_ 1787134245630640128
score 11.755432