Artigo

Adolescer em corpo, mente e afeto: um estudo sobre desenvolvimento de valores e atitudes a partir do ensino de ciências

The research aimed to analyze the reach of actions and practices in Science Teaching in the knowledge promotion, values and attitudes in adolescence based on the content of speech of 9th grade students. Therefore it was used a Focus Group as data collection method and the Bardin Content Analysis as...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Gabriela Messias
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/3110
id ir-11612-3110
recordtype dspace
spelling ir-11612-31102021-09-21T06:01:06Z Adolescer em corpo, mente e afeto: um estudo sobre desenvolvimento de valores e atitudes a partir do ensino de ciências Silva, Gabriela Messias Silva, Jemima Queiroz da adolescência corpo afeto fonte segura escola adolescence body affection secure Source school CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS The research aimed to analyze the reach of actions and practices in Science Teaching in the knowledge promotion, values and attitudes in adolescence based on the content of speech of 9th grade students. Therefore it was used a Focus Group as data collection method and the Bardin Content Analysis as an analysis tool. Three categories arose: on the first one, the gender factor is taken as a reference to indicate the self image and self worth variations attributed to themselves; on the second one, the physical self-assessment is related to beauty and ideal body cultural standards, relapsing on values and judgments about themselves, increasing inadequacy feelings for do not correspond the predominant body model expectations; and the third one, signalizes the absence of a safe source at school for decision making. This research concluded that school is not a place of speech for adolescents, because it deals with adolescents issues with impersonality, focusing on puberty biological side and overlooking the psychosocial, emotional and cultural questions that adolescents requires. A pesquisa teve por objetivo analisar os alcances das ações e práticas no Ensino de Ciências na promoção de conhecimentos, valores e atitudes na adolescência a partir do conteúdo da fala de estudantes do 9º Ano. Para isso utilizou-se como método de coleta de dados, o Grupo Focal e como instrumento de análise, a Análise do Conteúdo de Bardin. Emergiram três categorias: na primeira, o fator gênero é tomado como referência para indicar as variações de autoimagem e autovalor atribuídos a si mesmos pelos adolescentes; na segunda, autoavaliação da aparência física está relacionada aos padrões culturais de beleza e de ideal do corpo, recaindo sobre os valores e julgamentos sobre si, potencializando sentimentos de inadequação pela não correspondência as expectativas do modelo predominante; e a terceira, assinala a ausência de uma fonte segura na escola para tomada de decisões. A pesquisa concluiu que a escola não é um lugar de fala para o adolescente, por tratar de temas ligados a adolescência com impessoalidade, centrando-se no viés biológico da puberdade e negligenciando as questões psicossociais, emocionais e culturais que o adolescer demanda. 2021-09-21T00:15:05Z 2021-09-21T00:15:05Z 2021-09-20 Artigo SILVA, Gabriela Messias. Adolescer em corpo, mente e afeto: um estudo sobre desenvolvimento de valores e atitudes a partir do ensino de ciências. 2019. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2019. http://hdl.handle.net/11612/3110 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Porto Nacional Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic adolescência
corpo
afeto
fonte segura
escola
adolescence
body
affection
secure Source
school
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle adolescência
corpo
afeto
fonte segura
escola
adolescence
body
affection
secure Source
school
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Silva, Gabriela Messias
Adolescer em corpo, mente e afeto: um estudo sobre desenvolvimento de valores e atitudes a partir do ensino de ciências
topic_facet adolescência
corpo
afeto
fonte segura
escola
adolescence
body
affection
secure Source
school
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
description The research aimed to analyze the reach of actions and practices in Science Teaching in the knowledge promotion, values and attitudes in adolescence based on the content of speech of 9th grade students. Therefore it was used a Focus Group as data collection method and the Bardin Content Analysis as an analysis tool. Three categories arose: on the first one, the gender factor is taken as a reference to indicate the self image and self worth variations attributed to themselves; on the second one, the physical self-assessment is related to beauty and ideal body cultural standards, relapsing on values and judgments about themselves, increasing inadequacy feelings for do not correspond the predominant body model expectations; and the third one, signalizes the absence of a safe source at school for decision making. This research concluded that school is not a place of speech for adolescents, because it deals with adolescents issues with impersonality, focusing on puberty biological side and overlooking the psychosocial, emotional and cultural questions that adolescents requires.
author_additional Silva, Jemima Queiroz da
author_additionalStr Silva, Jemima Queiroz da
format Artigo
author Silva, Gabriela Messias
title Adolescer em corpo, mente e afeto: um estudo sobre desenvolvimento de valores e atitudes a partir do ensino de ciências
title_short Adolescer em corpo, mente e afeto: um estudo sobre desenvolvimento de valores e atitudes a partir do ensino de ciências
title_full Adolescer em corpo, mente e afeto: um estudo sobre desenvolvimento de valores e atitudes a partir do ensino de ciências
title_fullStr Adolescer em corpo, mente e afeto: um estudo sobre desenvolvimento de valores e atitudes a partir do ensino de ciências
title_full_unstemmed Adolescer em corpo, mente e afeto: um estudo sobre desenvolvimento de valores e atitudes a partir do ensino de ciências
title_sort adolescer em corpo, mente e afeto: um estudo sobre desenvolvimento de valores e atitudes a partir do ensino de ciências
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/3110
_version_ 1787134439080329216
score 11.687526