Monografia

Tecnologia da informação e comunicação (TDIC) e sua contribuição para o ensino na educação infantil

The present work aimed to discuss the use of information and communication technologies (TDIC) in early childhood education. Nowadays it is possible to notice a great advance in information and communication technologies and this advance has led young children to have contact with the virtual wor...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Maísa Rodrigues dos
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/3341
id ir-11612-3341
recordtype dspace
spelling ir-11612-33412021-11-18T06:01:09Z Tecnologia da informação e comunicação (TDIC) e sua contribuição para o ensino na educação infantil SANTOS, Maísa Rodrigues dos SILVA, Maria Emília da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação Educação Infantil Ensino e Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work aimed to discuss the use of information and communication technologies (TDIC) in early childhood education. Nowadays it is possible to notice a great advance in information and communication technologies and this advance has led young children to have contact with the virtual world through games and other technological means at an earlier age. Thus, we sought to understand how the schools that offer early childhood education have used these technologies in order to contribute to the process of teaching and learning of children. In order to reach the proposed objective, a qualitative research was chosen and open questionnaires were used as a data collection tool. To raise the necessary contribution to follow up the proposed discussion sought in the theorists who address the subject the necessary information. The main theorists researched were Kenski (2003), Moran (2011), Sancho (2001), Santos (2014), among others. This research was conducted in a day care center in the city of Arraias-TO. The researched subjects were part of the faculty of that institution. After the conclusion of the research, the results achieved led the author to understand that TDICs play an important role in the process of teaching and learning of children, however education in Brazil has not been able to use it in order to reach its full potential. O presente trabalho teve como objetivo principal discutir a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação infantil. Na atualidade é possível notar um grande avanço nas TDIC e esse avanço tem levado as crianças pequenas a terem contato com o mundo virtual através de jogos, softwares e outros meios tecnológicos cada vez mais cedo. Sendo assim buscou-se entender como as escolas que ofertam a educação infantil têm utilizado estas tecnologias com o intuito de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem das crianças. A fim de alcançar o objetivo proposto optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo e como ferramenta para coleta de dados utilizou-se questionários abertos com a participação de sete professores da instituição pesquisada. Para levantar o aporte necessário para dar seguimento a discussão proposta buscou se nos teóricos que se debruçam sobre o tema as informações necessárias. Os principais teóricos pesquisados foram Kenski (2003), Moran (2011), Sancho (2001), Santos (2014), entre outros. Esta pesquisa foi realizada em uma creche na cidade de Arraias- TO. Os sujeitos pesquisados fazem parte do corpo docente da referida instituição. Após a conclusão da pesquisa os resultados alcançados levaram esta autora a compreensão de que as TDIC’s tem um importante papel no processo do ensino e aprendizagem das crianças, no entanto a instituição pesquisada ainda se encontra caminhando a passos lentos no que diz respeito a utilização das tecnologias, a falta de equipamentos na instituição leva os professores utilizarem somente televisão e aparelho de áudio nas sala de aula. Os professores que participaram da pesquisa são formados e pedagogia e as políticas públicas do município ainda não implementou outros meios tecnológicos na referida instituição. 2021-11-17T16:48:21Z 2021-11-17T16:48:21Z 2019-11-29 Monografia SANTOS, Maísa Rodrigues dos. Tecnologia da informação e comunicação (TDIC) e sua contribuição para o ensino na educação infantil. 2019. 38 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019. http://hdl.handle.net/11612/3341 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Arraias Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Tecnologia Digital de Informação e Comunicação
Educação Infantil
Ensino e Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Tecnologia Digital de Informação e Comunicação
Educação Infantil
Ensino e Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Maísa Rodrigues dos
Tecnologia da informação e comunicação (TDIC) e sua contribuição para o ensino na educação infantil
topic_facet Tecnologia Digital de Informação e Comunicação
Educação Infantil
Ensino e Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work aimed to discuss the use of information and communication technologies (TDIC) in early childhood education. Nowadays it is possible to notice a great advance in information and communication technologies and this advance has led young children to have contact with the virtual world through games and other technological means at an earlier age. Thus, we sought to understand how the schools that offer early childhood education have used these technologies in order to contribute to the process of teaching and learning of children. In order to reach the proposed objective, a qualitative research was chosen and open questionnaires were used as a data collection tool. To raise the necessary contribution to follow up the proposed discussion sought in the theorists who address the subject the necessary information. The main theorists researched were Kenski (2003), Moran (2011), Sancho (2001), Santos (2014), among others. This research was conducted in a day care center in the city of Arraias-TO. The researched subjects were part of the faculty of that institution. After the conclusion of the research, the results achieved led the author to understand that TDICs play an important role in the process of teaching and learning of children, however education in Brazil has not been able to use it in order to reach its full potential.
author_additional SILVA, Maria Emília da
author_additionalStr SILVA, Maria Emília da
format Monografia
author SANTOS, Maísa Rodrigues dos
title Tecnologia da informação e comunicação (TDIC) e sua contribuição para o ensino na educação infantil
title_short Tecnologia da informação e comunicação (TDIC) e sua contribuição para o ensino na educação infantil
title_full Tecnologia da informação e comunicação (TDIC) e sua contribuição para o ensino na educação infantil
title_fullStr Tecnologia da informação e comunicação (TDIC) e sua contribuição para o ensino na educação infantil
title_full_unstemmed Tecnologia da informação e comunicação (TDIC) e sua contribuição para o ensino na educação infantil
title_sort tecnologia da informação e comunicação (tdic) e sua contribuição para o ensino na educação infantil
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/3341
_version_ 1787134741115305984
score 11.755432