/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O portal OBMEP do saber como ferramenta de suporte para o ensino de geometria analítica na 3ª série do ensino médio
This dissertation aims to analyze and propose the resources available on the OBMEP do Saber Portal as a support tool that can contribute to the teaching-learning of Analytical Geometry in the 3rd grade of High School. Thus, we propose to know the portal through four activities that contemplate...
Autor principal: | Alves, Drielle Passos |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/3449 |
id |
ir-11612-3449 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-34492021-12-18T06:01:28Z O portal OBMEP do saber como ferramenta de suporte para o ensino de geometria analítica na 3ª série do ensino médio Alves, Drielle Passos Khidir, Kaled Sulaiman Khidir Portal OBMEP do Saber; Ensino de Geometria Analítica; Ambiente virtual; Tecnologia educacionais; Teaching of Analytical Geometry; Virtual environment; Educational technology CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This dissertation aims to analyze and propose the resources available on the OBMEP do Saber Portal as a support tool that can contribute to the teaching-learning of Analytical Geometry in the 3rd grade of High School. Thus, we propose to know the portal through four activities that contemplate the manipulation of the available tools, with suggestions of applications that classify it as qualitative research. The first phase is intended to register and link students and teachers, familiarizing them with the environment, as others involve the use of support materials, videos, applications and available modules, working on concepts related to Analytical Geometry: study of the point (Cartesian plane, distance between two points, midpoint and barycenter). The development of the research points to the OBMEP do Saber Portal as a virtual environment that allows the teacher to create dynamic teaching-learning procedures, looking for technology in order to meet the challenges imposed by social transformations. Essa dissertação tem como objetivo analisar e propor os recursos disponíveis no Portal OBMEP do Saber como ferramenta de suporte que poderá contribui para o ensino-aprendizagem de Geometria Analítica na 3ª série do Ensino Médio. Desse modo, propomos conhecer o portal através de quatro atividades que contemplam a manipulação das ferramentas disponíveis, com sugestões de aplicações o que a classifica como pesquisa qualitativa. A primeira fase destina se cadastrar e vincular os alunos e professores, familiarizando-os com ambiente, as demais envolvem a utilização dos materiais de apoio, vídeos, aplicativos e módulos disponíveis, trabalhando conceitos relacionado a Geometria Analítica: estudo do ponto (plano cartesiano, distância entre dois pontos, ponto médio e baricentro). O desenvolvimento da pesquisa aponta o Portal OBMEP do Saber como um ambiente virtual que possibilita ao professor criar procedimentos de ensino-aprendizagem dinâmico, inserindo a tecnologia de maneira a atender os desafios impostos pelas transformações sociais. 2021-12-17T17:22:16Z 2021-12-17T17:22:16Z 2021-02-23 Dissertação ALVES, Drielle Passos. O portal OBMEP do saber como ferramenta de suporte para o ensino de geometria analítica na 3ª série do ensino médio.2021.73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2021. http://hdl.handle.net/11612/3449 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat Palmas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Portal OBMEP do Saber; Ensino de Geometria Analítica; Ambiente virtual; Tecnologia educacionais; Teaching of Analytical Geometry; Virtual environment; Educational technology CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Portal OBMEP do Saber; Ensino de Geometria Analítica; Ambiente virtual; Tecnologia educacionais; Teaching of Analytical Geometry; Virtual environment; Educational technology CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Alves, Drielle Passos O portal OBMEP do saber como ferramenta de suporte para o ensino de geometria analítica na 3ª série do ensino médio |
topic_facet |
Portal OBMEP do Saber; Ensino de Geometria Analítica; Ambiente virtual; Tecnologia educacionais; Teaching of Analytical Geometry; Virtual environment; Educational technology CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This dissertation aims to analyze and propose the resources available on the OBMEP do Saber
Portal as a support tool that can contribute to the teaching-learning of Analytical Geometry in
the 3rd grade of High School. Thus, we propose to know the portal through four activities that
contemplate the manipulation of the available tools, with suggestions of applications that
classify it as qualitative research. The first phase is intended to register and link students and
teachers, familiarizing them with the environment, as others involve the use of support
materials, videos, applications and available modules, working on concepts related to
Analytical Geometry: study of the point (Cartesian plane, distance between two points,
midpoint and barycenter). The development of the research points to the OBMEP do Saber
Portal as a virtual environment that allows the teacher to create dynamic teaching-learning
procedures, looking for technology in order to meet the challenges imposed by social
transformations. |
author_additional |
Khidir, Kaled Sulaiman Khidir |
author_additionalStr |
Khidir, Kaled Sulaiman Khidir |
format |
Dissertação |
author |
Alves, Drielle Passos |
title |
O portal OBMEP do saber como ferramenta de suporte para o ensino de geometria analítica na 3ª série do ensino médio |
title_short |
O portal OBMEP do saber como ferramenta de suporte para o ensino de geometria analítica na 3ª série do ensino médio |
title_full |
O portal OBMEP do saber como ferramenta de suporte para o ensino de geometria analítica na 3ª série do ensino médio |
title_fullStr |
O portal OBMEP do saber como ferramenta de suporte para o ensino de geometria analítica na 3ª série do ensino médio |
title_full_unstemmed |
O portal OBMEP do saber como ferramenta de suporte para o ensino de geometria analítica na 3ª série do ensino médio |
title_sort |
o portal obmep do saber como ferramenta de suporte para o ensino de geometria analítica na 3ª série do ensino médio |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2021 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/3449 |
_version_ |
1787134692121640960 |
score |
11.755432 |