Monografia

A utilização de jogos como metodologia de ensino na Educação Especial

The present research has as general objective to analyze the application of games for students targeting Special Education, starting from a case study, at the Cristo Rei Parish School, in the city of Tocantinópolis-To. The observed fact is that in this school there is a significant number of stud...

ver descrição completa

Autor principal: Freitas, Luene Rodrigues
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/3849
id ir-11612-3849
recordtype dspace
spelling ir-11612-38492022-05-10T06:01:26Z A utilização de jogos como metodologia de ensino na Educação Especial Freitas, Luene Rodrigues Joaquim, Felipe Ferreira Jogos lúdicos educação especial metodologia Playful games special education methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL The present research has as general objective to analyze the application of games for students targeting Special Education, starting from a case study, at the Cristo Rei Parish School, in the city of Tocantinópolis-To. The observed fact is that in this school there is a significant number of students enrolled with intellectual disabilities so I analyze this fact from a specific case of a student studying in the ninth grade class. I use the qualitative research methodology and the case study method with the participant observation technique. Through participant observation, I realized that the student with intellectual disabilities plays various recreational games such as ping pong, futsal, chess, memory game and checkers, outlining their interaction process with colleagues and boosting their cognitive process. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a aplicação de jogos para estudantes público-alvo da Educação Especial, a partir de um estudo de caso, na escola Paroquial Cristo Rei, na cidade de Tocantinópolis- TO. O fato observado é que nessa escola existe um numero significativo de alunos matriculados com deficiência intelectual assim, analiso esse fato a partir de um caso especifico de um aluno que estuda na turma do nono ano. Utilizo a metodologia da pesquisa qualitativa e o método do estudo de caso com a técnica da observação participante. Através da observação participante, percebi que o aluno com deficiência intelectual pratica vários jogos lúdicos como ping pong, futsal, xadrez, jogo da memória e dama, delineando seu processo de interação com os colegas e impulsionando seu processo cognitivo. 2022-05-09T13:20:51Z 2022-05-09T13:20:51Z 2021-04-13 Monografia Freitas, Luene Rodrigues. A utilização de jogos como metodologia de ensino na Educação Especial. 2021. 39 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/3849 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Jogos lúdicos
educação especial
metodologia
Playful games
special education
methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Jogos lúdicos
educação especial
metodologia
Playful games
special education
methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Freitas, Luene Rodrigues
A utilização de jogos como metodologia de ensino na Educação Especial
topic_facet Jogos lúdicos
educação especial
metodologia
Playful games
special education
methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description The present research has as general objective to analyze the application of games for students targeting Special Education, starting from a case study, at the Cristo Rei Parish School, in the city of Tocantinópolis-To. The observed fact is that in this school there is a significant number of students enrolled with intellectual disabilities so I analyze this fact from a specific case of a student studying in the ninth grade class. I use the qualitative research methodology and the case study method with the participant observation technique. Through participant observation, I realized that the student with intellectual disabilities plays various recreational games such as ping pong, futsal, chess, memory game and checkers, outlining their interaction process with colleagues and boosting their cognitive process.
author_additional Joaquim, Felipe Ferreira
author_additionalStr Joaquim, Felipe Ferreira
format Monografia
author Freitas, Luene Rodrigues
title A utilização de jogos como metodologia de ensino na Educação Especial
title_short A utilização de jogos como metodologia de ensino na Educação Especial
title_full A utilização de jogos como metodologia de ensino na Educação Especial
title_fullStr A utilização de jogos como metodologia de ensino na Educação Especial
title_full_unstemmed A utilização de jogos como metodologia de ensino na Educação Especial
title_sort utilização de jogos como metodologia de ensino na educação especial
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/3849
_version_ 1787134224111763456
score 11.755432