/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Vivências de professores de matemática com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em tempos de pandemia.
The transformations that occurred with the beginning of the Covid-19 pandemic caused several changes in education and consequently in the practices of teachers, as well as in society, particularly in the cultural and social economic contexts. In education, there was a need for social distancing an...
Autor principal: | Jesus, Sônia Máximo de |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4647 |
id |
ir-11612-4647 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-46472023-02-07T06:02:08Z Vivências de professores de matemática com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em tempos de pandemia. Jesus, Sônia Máximo de Meira, Janeisi de Lima Covid-19 Ensino remoto TDIC Ensino de Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The transformations that occurred with the beginning of the Covid-19 pandemic caused several changes in education and consequently in the practices of teachers, as well as in society, particularly in the cultural and social economic contexts. In education, there was a need for social distancing and with this activities in face-to-face teaching were suspended, making it necessary to adopt remote teaching as a teaching and learning process combined with the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC). Thus, the present work aims to analyze the difficulties encountered by teachers when teaching mathematics in the remote model, using the TDIC, during the Covid-19 pandemic, at Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Combinado, in the municipality of Combinado (TO). The use of TDIC challenged the entire school community to adapt to this new senários, where the center of this process is the student and the teacher is the main mediator facing challenges in a co-responsible way in the school environment. Therefore, we carried out a research with a qualitative approach, using a semi-structured questionnaire for data analysis, prepared and sent through e-mail and dialogues through Whastapp message, to be answered by teachers from the public school system in the State of Ceará. Tocantins, seeking to analyze the difficulties encountered by these teachers when using TDIC during the pandemic. The results on the transmission process of these teachers to remote teaching, highlighting the lack of familiarity and training with the TDICs, indicating the limitations of initial and continued training regarding their use. As transformações ocorridas com o início da pandemia da Covid-19 provocaram diversas mudanças na educação e consequentemente nas práticas dos professores, assim como na sociedade, particularmente nos contextos econômicos culturais e sociais. Na educação, houve a necessidade do distanciamento social e com isso foram suspensas as atividades no ensino presencial, tornando necessária a adoção do ensino remoto como processo de ensino e aprendizagem aliado as o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Dessa forma o presente trabalho tem por objetivo analisar as dificuldades encontradas pelos docentes ao ensinar matemática no modelo remoto, utilizando as TDIC, durante a pandemia da Covid-19, na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Combinado, no município de Combinado (TO). O uso das TDIC desafiou toda a comunidade escolar a adaptar-se a este novo cenário, onde o centro desse processo é o aluno e o professor o principal mediador enfrentando desafios de forma corresponsável no ambiente escolar. Diante disso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando para a análise dos dados um questionário semiestruturado, elaborado e enviado por meio de e-mail e diálogos através de mensagens WhastApp, para serem respondidos por professores, buscando analisar as dificuldades encontradas por esses docentes ao utilizarem as TDIC durante a pandemia. Os resultados encontrados sobre o ensino remoto, apresentam falta de familiaridade e formação com as TDIC indicando as limitações da formação inicial e continuada no que tange ao uso das mesmas. 2023-02-06T18:28:29Z 2023-02-06T18:28:29Z 2022-07-14 Monografia Jesus, Sônia Máximo de. Vivências de professores de matemática com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em tempos de pandemia. 30 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022. http://hdl.handle.net/11612/4647 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Arraias Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Covid-19 Ensino remoto TDIC Ensino de Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Covid-19 Ensino remoto TDIC Ensino de Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Jesus, Sônia Máximo de Vivências de professores de matemática com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em tempos de pandemia. |
topic_facet |
Covid-19 Ensino remoto TDIC Ensino de Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The transformations that occurred with the beginning of the Covid-19 pandemic caused several changes
in education and consequently in the practices of teachers, as well as in society, particularly in the
cultural and social economic contexts. In education, there was a need for social distancing and with this
activities in face-to-face teaching were suspended, making it necessary to adopt remote teaching as a
teaching and learning process combined with the use of Digital Information and Communication
Technologies (TDIC). Thus, the present work aims to analyze the difficulties encountered by teachers
when teaching mathematics in the remote model, using the TDIC, during the Covid-19 pandemic, at
Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Combinado, in the municipality of Combinado (TO). The
use of TDIC challenged the entire school community to adapt to this new senários, where the center of
this process is the student and the teacher is the main mediator facing challenges in a co-responsible
way in the school environment. Therefore, we carried out a research with a qualitative approach, using a
semi-structured questionnaire for data analysis, prepared and sent through e-mail and dialogues through
Whastapp message, to be answered by teachers from the public school system in the State of Ceará.
Tocantins, seeking to analyze the difficulties encountered by these teachers when using TDIC during the
pandemic. The results on the transmission process of these teachers to remote teaching, highlighting the
lack of familiarity and training with the TDICs, indicating the limitations of initial and continued
training regarding their use. |
author_additional |
Meira, Janeisi de Lima |
author_additionalStr |
Meira, Janeisi de Lima |
format |
Monografia |
author |
Jesus, Sônia Máximo de |
title |
Vivências de professores de matemática com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em tempos de pandemia. |
title_short |
Vivências de professores de matemática com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em tempos de pandemia. |
title_full |
Vivências de professores de matemática com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em tempos de pandemia. |
title_fullStr |
Vivências de professores de matemática com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em tempos de pandemia. |
title_full_unstemmed |
Vivências de professores de matemática com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em tempos de pandemia. |
title_sort |
vivências de professores de matemática com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (tdic) em tempos de pandemia. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4647 |
_version_ |
1787134854930890752 |
score |
11.755432 |