Monografia

Jogos e cotidiano no ensino de estatística: uma proposta para o ensino de medidas de tendência central na educação básica

Considering that Mathematics is seen as a difficult subject by most Basic Education students, this work aims to show that it is possible to make it more attractive through the insertion of daily life of students and a board game, with a focus on content of measures of central tendency: mean, medi...

ver descrição completa

Autor principal: SANTANA, Adrielly Lopes da Silva
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4685
id ir-11612-4685
recordtype dspace
spelling ir-11612-46852023-02-09T06:00:48Z Jogos e cotidiano no ensino de estatística: uma proposta para o ensino de medidas de tendência central na educação básica SANTANA, Adrielly Lopes da Silva PAULA, Fernanda Vital de Medidas de Posição Jogo de Tabuleiro Cotidiano BNCC Position Measures Board game Daily BNCC CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Considering that Mathematics is seen as a difficult subject by most Basic Education students, this work aims to show that it is possible to make it more attractive through the insertion of daily life of students and a board game, with a focus on content of measures of central tendency: mean, median and mode. Seeing some difficulties on the Basic Education, we’re interested in a proposition that could be made to promote a better learning of the content of measures od central tendency. For this, the methodology used was the bibliographic research in order to show the potential of using everyday situations and games in the teaching and learning process of Mathematics and to highlight the importance of guaranteeing the learning of Statistics content in Basic Education for the benefit of the citizenship education of students. After the application of a prototype of the game, named as Measurement Board, in a class of Mathematics undergraduates enrolled in the discipline TCC II, the potential of the same in the teaching and learning process of content measures of central tendency. Considerando que a Matemática é vista como uma disciplina difícil pela maioria dos alunos do Ensino Básico, este trabalho tem o objetivo de mostrar que é possível torná-la mais atrativa por meio da inserção do cotidiano dos alunos e de um jogo de tabuleiro, com foco no conteúdo de medidas de tendência central: média, mediana e moda. Observando dificuldades na educação básica, nos interessou saber qual proposta poderia ser feita a fim de promover uma melhor aprendizagem das medidas de tendência central. Para isso, a metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, com o intuito de mostrar a potencialidade da utilização de situações cotidianas e dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática e evidenciar a importância de garantir a aprendizagem dos conteúdos de Estatística no Ensino Básico em prol da formação cidadã dos alunos. Após a aplicação de um protótipo do jogo, nomeado como Tabuleiro das Medidas, em uma turma de alunos matriculados na disciplina de TCC II, evidenciou-se a potencialidade do mesmo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdo de medidas de tendência central. 2023-02-08T12:50:44Z 2023-02-08T12:50:44Z 2023 Monografia SANTANA, Adrielly Lopes da Silva. 2022. 39 f. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022. http://hdl.handle.net/11612/4685 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Medidas de Posição
Jogo de Tabuleiro
Cotidiano
BNCC
Position Measures
Board game
Daily
BNCC
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Medidas de Posição
Jogo de Tabuleiro
Cotidiano
BNCC
Position Measures
Board game
Daily
BNCC
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SANTANA, Adrielly Lopes da Silva
Jogos e cotidiano no ensino de estatística: uma proposta para o ensino de medidas de tendência central na educação básica
topic_facet Medidas de Posição
Jogo de Tabuleiro
Cotidiano
BNCC
Position Measures
Board game
Daily
BNCC
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Considering that Mathematics is seen as a difficult subject by most Basic Education students, this work aims to show that it is possible to make it more attractive through the insertion of daily life of students and a board game, with a focus on content of measures of central tendency: mean, median and mode. Seeing some difficulties on the Basic Education, we’re interested in a proposition that could be made to promote a better learning of the content of measures od central tendency. For this, the methodology used was the bibliographic research in order to show the potential of using everyday situations and games in the teaching and learning process of Mathematics and to highlight the importance of guaranteeing the learning of Statistics content in Basic Education for the benefit of the citizenship education of students. After the application of a prototype of the game, named as Measurement Board, in a class of Mathematics undergraduates enrolled in the discipline TCC II, the potential of the same in the teaching and learning process of content measures of central tendency.
author_additional PAULA, Fernanda Vital de
author_additionalStr PAULA, Fernanda Vital de
format Monografia
author SANTANA, Adrielly Lopes da Silva
title Jogos e cotidiano no ensino de estatística: uma proposta para o ensino de medidas de tendência central na educação básica
title_short Jogos e cotidiano no ensino de estatística: uma proposta para o ensino de medidas de tendência central na educação básica
title_full Jogos e cotidiano no ensino de estatística: uma proposta para o ensino de medidas de tendência central na educação básica
title_fullStr Jogos e cotidiano no ensino de estatística: uma proposta para o ensino de medidas de tendência central na educação básica
title_full_unstemmed Jogos e cotidiano no ensino de estatística: uma proposta para o ensino de medidas de tendência central na educação básica
title_sort jogos e cotidiano no ensino de estatística: uma proposta para o ensino de medidas de tendência central na educação básica
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4685
_version_ 1787134774606823424
score 11.653393