Monografia

A educação escolar no sistema prisional do Tocantins: projeto remição pela leitura.

The purpose of this article is to establish a reflection between the existing analogy about prison and prison education. Trying to elucidate the extent of the educational within the prison, which is the prison itself. With all the existing contradictions about the insertion of school education wi...

ver descrição completa

Autor principal: Teixeira, Joicy Estrela Lima
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4733
id ir-11612-4733
recordtype dspace
spelling ir-11612-47332023-02-09T06:01:18Z A educação escolar no sistema prisional do Tocantins: projeto remição pela leitura. Teixeira, Joicy Estrela Lima Medeiros, Valéria da Silva Educação prisional. Direito à educação. Formação crítica. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS The purpose of this article is to establish a reflection between the existing analogy about prison and prison education. Trying to elucidate the extent of the educational within the prison, which is the prison itself. With all the existing contradictions about the insertion of school education within the penitentiary system, the intention is to reflect on the real contribution of education to the man deprived of his freedom, given the punishments and multifaceted conditions that the system imposes when depersonalizing the individual. From a criminal-legal point of view, prison education is a foreseen and constitutionally acquired right, where school reeducation has the power to promote social integration and acquired knowledge, allowing inmates a perspective on the future and a new concept of freedom. In the face of so many adversities, the real problem will not be how education in prison is organized but rather what critical training will be used to permeate the educational practice. O propósito deste trabalho é estabelecer uma reflexão entre a analogia existente a respeito de prisão e de educação prisional. Busca elucidar a extensão do educacional no âmbito carcerário, que é a própria prisão. Com todas as contradições existentes sobre a inserção da educação escolar dentro do sistema penitenciário, a intenção é refletir sobre a real contribuição da educação para o homem privado de sua liberdade, diante das punições e condições multifacetadas que o sistema impõe ao despersonalizar o indivíduo. Do ponto de vista jurídicopenal a educação prisional é um direito previsto e constitucionalmente adquirido, em que a reeducação escolar tem o poder de promover a integração social e o conhecimento adquirido, possibilitando aos reclusos uma perspectiva sobre o futuro e um novo conceito sobre liberdade. Em face de tantas adversidades, o real problema não será como se organiza a educação na prisão e sim que formação crítica será utilizada para permear a prática educativa. 2023-02-08T20:48:17Z 2023-02-08T20:48:17Z 2023-02-08 Monografia TEIXEIRA,Joicy Estrela Lima. A educação escolar no sistema prisional do Tocantins: projeto remição pela leitura. 46f. Trabalho Conclusão de Curso(Graduação). Letras, Universidade Federal  do Tocantins, Araguaína, 2018. http://hdl.handle.net/11612/4733 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação prisional.
Direito à educação.
Formação crítica.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Educação prisional.
Direito à educação.
Formação crítica.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Teixeira, Joicy Estrela Lima
A educação escolar no sistema prisional do Tocantins: projeto remição pela leitura.
topic_facet Educação prisional.
Direito à educação.
Formação crítica.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description The purpose of this article is to establish a reflection between the existing analogy about prison and prison education. Trying to elucidate the extent of the educational within the prison, which is the prison itself. With all the existing contradictions about the insertion of school education within the penitentiary system, the intention is to reflect on the real contribution of education to the man deprived of his freedom, given the punishments and multifaceted conditions that the system imposes when depersonalizing the individual. From a criminal-legal point of view, prison education is a foreseen and constitutionally acquired right, where school reeducation has the power to promote social integration and acquired knowledge, allowing inmates a perspective on the future and a new concept of freedom. In the face of so many adversities, the real problem will not be how education in prison is organized but rather what critical training will be used to permeate the educational practice.
author_additional Medeiros, Valéria da Silva
author_additionalStr Medeiros, Valéria da Silva
format Monografia
author Teixeira, Joicy Estrela Lima
title A educação escolar no sistema prisional do Tocantins: projeto remição pela leitura.
title_short A educação escolar no sistema prisional do Tocantins: projeto remição pela leitura.
title_full A educação escolar no sistema prisional do Tocantins: projeto remição pela leitura.
title_fullStr A educação escolar no sistema prisional do Tocantins: projeto remição pela leitura.
title_full_unstemmed A educação escolar no sistema prisional do Tocantins: projeto remição pela leitura.
title_sort educação escolar no sistema prisional do tocantins: projeto remição pela leitura.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4733
_version_ 1787134066932318208
score 11.755432