Monografia

Prática pedagógica do ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental na Escola Paroquial Cristo Rei em Tocantinópolis - TO.

Understanding the pedagogical practice and the relationships present in the school context requires a reflection of the teaching and learning processes of the students that require a deepening of several questions that concern daily life and the environment. This work had the objective of investi...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Layla Alencar dos
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5009
id ir-11612-5009
recordtype dspace
spelling ir-11612-50092023-03-11T06:02:40Z Prática pedagógica do ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental na Escola Paroquial Cristo Rei em Tocantinópolis - TO. Santos, Layla Alencar dos Silva, Marivaldo Cavalcante da Prática Ensino Geografia Practice Teaching Geography. CNPQ::OUTROS Understanding the pedagogical practice and the relationships present in the school context requires a reflection of the teaching and learning processes of the students that require a deepening of several questions that concern daily life and the environment. This work had the objective of investigating the pedagogical practice, verifying the school reality and selecting data that revealed significant information regarding the understanding of the discipline, in the physical and social context. A questionnaire was applied to the teacher and 24 students of the 5th grade of the Elementary School of the Cristo Rei Parish School of Tocantinópolis - TO. The results demonstrate that the teacher has difficulty with the discipline itself and not with the lack of time for planning, insufficient training during the training and, therefore, a significant difficulty in defining what is important to work in what is related to content. The students enjoy the discipline, some because of the teacher, and can remember the contents covered, can not differentiate the discipline of Geography from others and consider it important for several reasons. Compreender a prática pedagógica e as relações presente no contexto escolar exige uma reflexão dos processos de ensino e aprendizagem dos alunos que requerem um aprofundamento de várias questões que dizem respeito ao cotidiano e ao ambiente. Este trabalho teve o objetivo de investigar a prática pedagógica, verificando a realidade escolar e selecionando dados que revelassem informações significativas quanto à compreensão da disciplina, no contexto físico e social. Foi aplicado questionário para o professor e 24 alunos do 5o ano do Ensino Fundamental da Escola Paroquial Cristo Rei de Tocantinópolis – TO. Os resultados demonstram que o professor tem dificuldade com a disciplina em si e não com a falta de tempo para o planejamento, capacitação insuficiente durante a formação e, portanto, uma significativa dificuldade em definir o que é importante trabalhar no que se relaciona a conteúdo. Os alunos gostam da disciplina, alguns por causa da professora, e conseguem lembrar os conteúdos abordados, não conseguem diferenciar a disciplina de Geografia das demais e a consideram importantes por diversos motivos. 2023-03-10T20:00:05Z 2023-03-10T20:00:05Z 2023-03-10 Monografia SANTOS, Layla Alencar dos. Prática pedagógica do ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental na Escola Paroquial Cristo Rei em Tocantinópolis - TO. 2016. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016. http://hdl.handle.net/11612/5009 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::GEOGRAFIA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Prática
Ensino
Geografia
Practice
Teaching
Geography.
CNPQ::OUTROS
spellingShingle Prática
Ensino
Geografia
Practice
Teaching
Geography.
CNPQ::OUTROS
Santos, Layla Alencar dos
Prática pedagógica do ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental na Escola Paroquial Cristo Rei em Tocantinópolis - TO.
topic_facet Prática
Ensino
Geografia
Practice
Teaching
Geography.
CNPQ::OUTROS
description Understanding the pedagogical practice and the relationships present in the school context requires a reflection of the teaching and learning processes of the students that require a deepening of several questions that concern daily life and the environment. This work had the objective of investigating the pedagogical practice, verifying the school reality and selecting data that revealed significant information regarding the understanding of the discipline, in the physical and social context. A questionnaire was applied to the teacher and 24 students of the 5th grade of the Elementary School of the Cristo Rei Parish School of Tocantinópolis - TO. The results demonstrate that the teacher has difficulty with the discipline itself and not with the lack of time for planning, insufficient training during the training and, therefore, a significant difficulty in defining what is important to work in what is related to content. The students enjoy the discipline, some because of the teacher, and can remember the contents covered, can not differentiate the discipline of Geography from others and consider it important for several reasons.
author_additional Silva, Marivaldo Cavalcante da
author_additionalStr Silva, Marivaldo Cavalcante da
format Monografia
author Santos, Layla Alencar dos
title Prática pedagógica do ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental na Escola Paroquial Cristo Rei em Tocantinópolis - TO.
title_short Prática pedagógica do ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental na Escola Paroquial Cristo Rei em Tocantinópolis - TO.
title_full Prática pedagógica do ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental na Escola Paroquial Cristo Rei em Tocantinópolis - TO.
title_fullStr Prática pedagógica do ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental na Escola Paroquial Cristo Rei em Tocantinópolis - TO.
title_full_unstemmed Prática pedagógica do ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental na Escola Paroquial Cristo Rei em Tocantinópolis - TO.
title_sort prática pedagógica do ensino de geografia no 5º ano do ensino fundamental na escola paroquial cristo rei em tocantinópolis - to.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5009
_version_ 1787134229286486016
score 11.755432