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Dissertação
Reflexões sobre o ensino de geografia física no Ensino Fundamental II
A presente dissertação consiste em refletir sobre o ensino de Geografia Física no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) em escolas públicas ( estadual e municipal) e particulares da cidade de Manaus, na zona norte no bairro Monte Sinai e Conjunto Manoa. Esta reflexão visa comparar as práticas peda...
Autor principal: | Santos, Vanda Maria Andrade dos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6192082951414329 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5020 |
Resumo: |
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A presente dissertação consiste em refletir sobre o ensino de Geografia
Física no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) em escolas públicas ( estadual e
municipal) e particulares da cidade de Manaus, na zona norte no bairro Monte Sinai e
Conjunto Manoa. Esta reflexão visa comparar as práticas pedagógicas, como ainda os
saberes adquiridos pelos docentes A Geografia tem a função de contribuir com a
formação do cidadão, justificando assim a presença da disciplina no nível fundamental.
A prática de ensino em Geografia é fundamental ao currículo de formação do professor,
pois é a oportunidade de viver a experiência e realizar na prática o conhecimento teórico
adquirido no decorrer de sua formação acadêmica.. Completando esta dissertação foi
realizada uma análise nos livros didáticos em uso pelos docentes destas instituições de
ensino acima citado. O livro didático adquire uma importância fundamental no processo
de aprendizagem. Ao adquirir o material didático, o professor deve buscar compreender
a relação teoria realidade que este apresenta ou não e fazer questionamentos buscando
compreender se este oferece condições para uma reflexão sobre a produção do
conhecimento da Geografia |