Monografia

Olhares sobre os docentes formadores dos licenciandos em ciências naturais da Universidade Federal do Tocantins Campus Araguaína

Teacher’s training has been a subject of many studies in and out of the academic environment. Working with teacher’s training of Elementary Education has made that reflections emerge in favor of these people and their acts, and make, even if slowly, modifications in the scholar context. However,...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Raylene Moura da
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5227
id ir-11612-5227
recordtype dspace
spelling ir-11612-52272023-03-25T06:02:07Z Olhares sobre os docentes formadores dos licenciandos em ciências naturais da Universidade Federal do Tocantins Campus Araguaína Silva, Raylene Moura da Dionysio, Renata Barbosa Formação de Professores Ensino Superior Ciências Naturais Teacher’s training University Education Natural Sciences. CNPQ::OUTROS Teacher’s training has been a subject of many studies in and out of the academic environment. Working with teacher’s training of Elementary Education has made that reflections emerge in favor of these people and their acts, and make, even if slowly, modifications in the scholar context. However, with respect to the researches about formation and teaching practice of people that actuate in university education are still discreet. This way, the present work meant to investigate about the conceptions of the teaching staff’s teacher’s education and formation that work directly in the Natural Sciences course of the Universidade Federal do Tocantins, in Araguaína. The study showed that there are teachers that have clarity about their importance and impact in the future teaching staff that are being formed by them, but it is necessary to have more detailed studies to gather facts and analyze them for tracing these people’s profiles and carry out critic reflections about their teaching practices. A formação de professores vem sendo alvo de muitos estudos dentro e fora do meio acadêmico. Trabalhar com formação de professores da Educação Básica tem feito com que reflexões surgissem em prol desses sujeitos e suas práticas, e fizessem com que, mesmo que lentamente, houvesse modificações no cenário escolar. Porém, quanto a pesquisas a respeito da formação e praticas docentes de sujeitos que atuam no Ensino Superior ainda são discretas. Dessa forma, o presente trabalho pretendeu investigar sobre as concepções de educação e formação de professores dos docentes que trabalham diretamente no curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Tocantins campus Araguaína. O estudo mostrou que existem professores que tem clareza de sua importância e impacto nos futuros docente que estão sendo formados por eles, mas necessita-se de estudos mais profundos para que possa reunir dados e analisa-los de forma a traçar um perfil desses sujeitos e realizar reflexões críticas sobre suas práticas docentes. 2023-03-24T18:28:27Z 2023-03-24T18:28:27Z 2023-03-24 Monografia SILVA, Raylene Moura da. Olhares sobre os docentes formadores dos licenciandos em ciências naturais da Universidade Federal do Tocantins Campus Araguaína. 2016. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016. http://hdl.handle.net/11612/5227 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Formação de Professores
Ensino Superior
Ciências Naturais
Teacher’s training
University Education
Natural Sciences.
CNPQ::OUTROS
spellingShingle Formação de Professores
Ensino Superior
Ciências Naturais
Teacher’s training
University Education
Natural Sciences.
CNPQ::OUTROS
Silva, Raylene Moura da
Olhares sobre os docentes formadores dos licenciandos em ciências naturais da Universidade Federal do Tocantins Campus Araguaína
topic_facet Formação de Professores
Ensino Superior
Ciências Naturais
Teacher’s training
University Education
Natural Sciences.
CNPQ::OUTROS
description Teacher’s training has been a subject of many studies in and out of the academic environment. Working with teacher’s training of Elementary Education has made that reflections emerge in favor of these people and their acts, and make, even if slowly, modifications in the scholar context. However, with respect to the researches about formation and teaching practice of people that actuate in university education are still discreet. This way, the present work meant to investigate about the conceptions of the teaching staff’s teacher’s education and formation that work directly in the Natural Sciences course of the Universidade Federal do Tocantins, in Araguaína. The study showed that there are teachers that have clarity about their importance and impact in the future teaching staff that are being formed by them, but it is necessary to have more detailed studies to gather facts and analyze them for tracing these people’s profiles and carry out critic reflections about their teaching practices.
author_additional Dionysio, Renata Barbosa
author_additionalStr Dionysio, Renata Barbosa
format Monografia
author Silva, Raylene Moura da
title Olhares sobre os docentes formadores dos licenciandos em ciências naturais da Universidade Federal do Tocantins Campus Araguaína
title_short Olhares sobre os docentes formadores dos licenciandos em ciências naturais da Universidade Federal do Tocantins Campus Araguaína
title_full Olhares sobre os docentes formadores dos licenciandos em ciências naturais da Universidade Federal do Tocantins Campus Araguaína
title_fullStr Olhares sobre os docentes formadores dos licenciandos em ciências naturais da Universidade Federal do Tocantins Campus Araguaína
title_full_unstemmed Olhares sobre os docentes formadores dos licenciandos em ciências naturais da Universidade Federal do Tocantins Campus Araguaína
title_sort olhares sobre os docentes formadores dos licenciandos em ciências naturais da universidade federal do tocantins campus araguaína
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5227
_version_ 1787134090062856192
score 11.755432