/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
O direito à cultura lúdica na infância: jogos e brincadeiras na formação de professores
Èste trabajo de conclusión de curso tracta sobre la cultura lúdica como um derecho del niño e de la niñez. Su discusión aborda la relevância de los juegos y la rofessore en la Educación Infantil y destaca la rofessores de la formación y profisionalización de sus docentes capacitándolos para el activ...
Autor principal: | Lima, Talita Ferreira |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/5409 |
id |
ir-11612-5409 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-54092023-06-13T06:01:45Z O direito à cultura lúdica na infância: jogos e brincadeiras na formação de professores Lima, Talita Ferreira Stach-Haertel, Brigitte Ursula Cultura lúdica Formação de professores Direito da criança Jogos e brincadeiras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Èste trabajo de conclusión de curso tracta sobre la cultura lúdica como um derecho del niño e de la niñez. Su discusión aborda la relevância de los juegos y la rofessore en la Educación Infantil y destaca la rofessores de la formación y profisionalización de sus docentes capacitándolos para el actividad lúdica. Presenta conceptos como cultura lúdica, educación lúdica, escuela lúdica entre otros e su aplicación. Justifica la pertinência de la discusión al articular la rofessore com la formación de docentes capaces de utilizar juegos y rofesso em nuestras escuelas articulados a lós rofessor de aprendizaje para la superacion de la visión espontânea del uso de juegos e rofesso sin intención pedagógica. Se supone que el contacto del niño com el universo lúdico se da desde el nacimiento y que favorece su socialización, creatividad e imaginación; aún más eficazmente cuando se lés anima a practicarlos com frecuencia. La discusión teórica se basó exclusivamente en referencias bibliográficas, recurriendo a fuentes confiables de libros, artículos Y monografias que abordaron el tema, directa o indirectamente. Autores de referencia de la discusión como Kishimoto (2003, 2009), Santos (2016), Crepaldi (2010) y Antunes (2003) asi como documentos oficiales como RCNEI, DCN, entre otros, subvencionaron nuestras reflexiones y sustentan rofessores la redacción de esta monografia. O presente trabalho de conclusão de curso trata da cultura lúdica enquanto direito na infância e da criança. Sua discussão aborda a relevância dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil e salienta a importância da formação e profissionalização de seus professores habilitando-os para a ludicidade. Apresenta conceitos como cultura lúdica, educação lúdica, escola lúdica e ludicidade contextualizando sua aplicação. Justifica a relevância da discussão ao articular a ludicidade com a formação de professores aptos a utilizar jogos e brincadeiras articulados aos objetivos de aprendizagem superando a visão espontaneísta da utilização dos jogos e brincadeiras sem intencionalidade pedagógica. Assume-se que o contato da criança com o universo lúdico ocorra desde o seu nascimento e que favoreça a sua socialização, sua criatividade e sua imaginação; de forma ainda mais efetiva quando são incentivadas a praticá-las com frequência. A discussão teórica pautou-se exclusivamente em referenciais bibliográficos recorrendo a fontes confiáveis de livros, artigos e monografias que abordassem o tema, de forma direta ou indireta. Autores referência da discussão tais como Kishimoto (2003, 2009), Santos (2016), Crepaldi (2010) e Antunes (2003) além de documentos oficiais como a RCNEI, DCN, entre outros subsidiaram as nossas reflexões e sustentam teoricamente a escrita desta monografia. 2023-06-12T14:41:03Z 2023-06-12T14:41:03Z 2023-06-12 Monografia LIMA, Talita Ferreira. O direito à cultura lúdica na infância: jogos e brincadeiras na formação de professores. 2022. 37 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023. http://hdl.handle.net/11612/5409 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Miracema Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Cultura lúdica Formação de professores Direito da criança Jogos e brincadeiras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Cultura lúdica Formação de professores Direito da criança Jogos e brincadeiras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Lima, Talita Ferreira O direito à cultura lúdica na infância: jogos e brincadeiras na formação de professores |
topic_facet |
Cultura lúdica Formação de professores Direito da criança Jogos e brincadeiras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Èste trabajo de conclusión de curso tracta sobre la cultura lúdica como um derecho del niño e de la niñez. Su discusión aborda la relevância de los juegos y la rofessore en la Educación Infantil y destaca la rofessores de la formación y profisionalización de sus docentes capacitándolos para el actividad lúdica. Presenta conceptos como cultura lúdica, educación lúdica, escuela lúdica entre otros e su aplicación. Justifica la pertinência de la discusión al articular la rofessore com la formación de docentes capaces de utilizar juegos y rofesso em nuestras escuelas articulados a lós rofessor de aprendizaje para la superacion de la visión espontânea del uso de juegos e rofesso sin intención pedagógica. Se supone que el contacto del niño com el universo lúdico se da desde el nacimiento y que favorece su socialización, creatividad e imaginación; aún más eficazmente cuando se lés anima a practicarlos com frecuencia. La discusión teórica se basó exclusivamente en referencias bibliográficas, recurriendo a fuentes confiables de libros, artículos Y monografias que abordaron el tema, directa o indirectamente. Autores de referencia de la discusión como Kishimoto (2003, 2009), Santos (2016), Crepaldi (2010) y Antunes (2003) asi como documentos oficiales como RCNEI, DCN, entre otros, subvencionaron nuestras reflexiones y sustentan rofessores la redacción de esta monografia. |
author_additional |
Stach-Haertel, Brigitte Ursula |
author_additionalStr |
Stach-Haertel, Brigitte Ursula |
format |
Monografia |
author |
Lima, Talita Ferreira |
title |
O direito à cultura lúdica na infância: jogos e brincadeiras na formação de professores |
title_short |
O direito à cultura lúdica na infância: jogos e brincadeiras na formação de professores |
title_full |
O direito à cultura lúdica na infância: jogos e brincadeiras na formação de professores |
title_fullStr |
O direito à cultura lúdica na infância: jogos e brincadeiras na formação de professores |
title_full_unstemmed |
O direito à cultura lúdica na infância: jogos e brincadeiras na formação de professores |
title_sort |
o direito à cultura lúdica na infância: jogos e brincadeiras na formação de professores |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/5409 |
_version_ |
1787134726256984064 |
score |
11.653393 |