Artigo

Memórias do brincar na infância e implicações na docência: um estudo com professoras de uma pré-escola em Tocantinópolis – TO

The study in question aims to understand how Early Childhood teachers from a Preschool in the Municipal network of Tocantinópolis - TO perceive their childhood playing experiences represented in adult life experiences, more specifically in the teaching routine. Thus, field work was carried out, a...

ver descrição completa

Autor principal: Cabral, Fabiano Gonçalves
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6089
id ir-11612-6089
recordtype dspace
spelling ir-11612-60892023-10-20T06:02:02Z Memórias do brincar na infância e implicações na docência: um estudo com professoras de uma pré-escola em Tocantinópolis – TO Cabral, Fabiano Gonçalves Farias, Mayrhon José Abrantes Educação infantil Prática pedagógica Cotidiano Brincadeiras Memória Early childhood education Pedagogical practice Daily jokes Memory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The study in question aims to understand how Early Childhood teachers from a Preschool in the Municipal network of Tocantinópolis - TO perceive their childhood playing experiences represented in adult life experiences, more specifically in the teaching routine. Thus, field work was carried out, at an exploratory level and qualitative analysis. The production of information in the field took place through semi-structured interviews with seven preschool teachers. Questions about playing in the childhood of the research participants, their experiences with such manifestations and implications for teaching, as well as the place of playfulness, in their perception, in the routine of teaching work in Early Childhood Education, were included in the interview script. It was identified, in general terms, that the teachers presented a vast repertoire of games that made up their respective childhoods and showed that playing, to a large extent, makes up the ways of working with children. O estudo em questão tem como objetivo compreender como professoras de Educação Infantil de uma Pré-escola da rede Municipal de Tocantinópolis – TO percebem suas experiências do brincar na infância representadas nas vivências na vida adulta, mais especificamente na rotina docente. Desse modo, foi realizado um trabalho de campo, de nível exploratório e análise qualitativa. A produção de informações em campo se deu mediante a realização de entrevistas semi estruturadas com sete professoras da Pré-escola. Foram contemplados no roteiro das entrevistas questões acerca do brincar na infância das participantes da pesquisa, suas experiências com tais manifestações e implicações na docência, bem como sobre o lugar da ludicidade, na percepção delas, na rotina de trabalho docente na Educação Infantil. Identificou-se, em linhas gerais, que as professoras apresentaram um vasto repertório de brincadeiras que compuseram suas respectivas infâncias e evidenciaram que o brincar, em boa medida, compõe as formas de trabalharem com crianças. 2023-10-19T12:56:26Z 2023-10-19T12:56:26Z 2022-11-23 Artigo Fabiano Gonçalves Cabral. Memórias do brincar na infância e implicações na docência: um estudo com professoras de uma pré-escola em Tocantinópolis – TO. 20 f. 2022. Artigo (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis - TO. http://hdl.handle.net/11612/6089 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO FÍSICA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação infantil
Prática pedagógica
Cotidiano
Brincadeiras
Memória
Early childhood education
Pedagogical practice
Daily
jokes
Memory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação infantil
Prática pedagógica
Cotidiano
Brincadeiras
Memória
Early childhood education
Pedagogical practice
Daily
jokes
Memory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Cabral, Fabiano Gonçalves
Memórias do brincar na infância e implicações na docência: um estudo com professoras de uma pré-escola em Tocantinópolis – TO
topic_facet Educação infantil
Prática pedagógica
Cotidiano
Brincadeiras
Memória
Early childhood education
Pedagogical practice
Daily
jokes
Memory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The study in question aims to understand how Early Childhood teachers from a Preschool in the Municipal network of Tocantinópolis - TO perceive their childhood playing experiences represented in adult life experiences, more specifically in the teaching routine. Thus, field work was carried out, at an exploratory level and qualitative analysis. The production of information in the field took place through semi-structured interviews with seven preschool teachers. Questions about playing in the childhood of the research participants, their experiences with such manifestations and implications for teaching, as well as the place of playfulness, in their perception, in the routine of teaching work in Early Childhood Education, were included in the interview script. It was identified, in general terms, that the teachers presented a vast repertoire of games that made up their respective childhoods and showed that playing, to a large extent, makes up the ways of working with children.
author_additional Farias, Mayrhon José Abrantes
author_additionalStr Farias, Mayrhon José Abrantes
format Artigo
author Cabral, Fabiano Gonçalves
title Memórias do brincar na infância e implicações na docência: um estudo com professoras de uma pré-escola em Tocantinópolis – TO
title_short Memórias do brincar na infância e implicações na docência: um estudo com professoras de uma pré-escola em Tocantinópolis – TO
title_full Memórias do brincar na infância e implicações na docência: um estudo com professoras de uma pré-escola em Tocantinópolis – TO
title_fullStr Memórias do brincar na infância e implicações na docência: um estudo com professoras de uma pré-escola em Tocantinópolis – TO
title_full_unstemmed Memórias do brincar na infância e implicações na docência: um estudo com professoras de uma pré-escola em Tocantinópolis – TO
title_sort memórias do brincar na infância e implicações na docência: um estudo com professoras de uma pré-escola em tocantinópolis – to
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/6089
_version_ 1787134312805564416
score 11.653393