/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
A diversidade de ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental
This research aims to reflect on the different learning rhythms in the literacy process based on the investigation of the pedagogical teaching practices used, presenting contributions that enhance the learning of literate people. The theoretical framework used in this work is based on the studies...
Autor principal: | Santos, Rayra Barbosa de Oliveira |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/6151 |
id |
ir-11612-6151 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-61512023-11-15T06:02:38Z A diversidade de ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental Santos, Rayra Barbosa de Oliveira Stach-Haertel, Brigitte Ursula Diversidade na aprendizagem Alfabetização Prática pedagógica Ritmos de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research aims to reflect on the different learning rhythms in the literacy process based on the investigation of the pedagogical teaching practices used, presenting contributions that enhance the learning of literate people. The theoretical framework used in this work is based on the studies of Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, among other authors who discuss the diversity of learning in their writings. To carry out the research, qualitative research was used through narrative, which allows the participant to bring reports of their experiences and experiences, through a semi-structured questionnaire. Two teachers were interviewed, both trained in Pedagogy, teaching in the literacy phase, but in different contexts: one in the city and the other in the countryside. The research sought to investigate the pedagogical practices developed in literacy and the relationship with the literacy students' experiences, presenting differences and similarities between the two. In the analysis of the results, it was observed that there are internal and external factors to the school that influence the diversity of learning rhythms and the quality of education of those involved. Therefore, literacy through these dimensions and in the diversity of learning rhythms comprises a great challenge, but from the re-signification of pedagogical practices, knowing the student and working on the individual rhythms related to the context, it constitutes an important step towards meaningful learning and reflection on the teaching-learning process. Esta pesquisa tem o objetivo de refletir sobre os diversos ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização a partir da investigação sobre as práticas pedagógicas de ensino utilizadas, apresentando contribuições que potencializam a aprendizagem dos alfabetizados. O referencial teórico utilizado neste trabalho está pautado nos estudos de Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, entre outros autores que discorrem em seus escritos sobre as diversidades de aprendizagens. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a pesquisa qualitativa através da narrativa, a qual permite ao participante trazer relatos de suas experiências e vivências, por meio de um questionário semiestruturado. Duas professoras foram entrevistadas, ambas com formação em Pedagogia, exercendo a docência na fase da alfabetização, porém em contextos diferentes: uma na cidade e outra no campo. A pesquisa buscou investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas na alfabetização e a relação com as vivências dos alfabetizandos, apresentando diferenças e semelhanças entre as duas. Na análise dos resultados, observou-se que existem fatores internos e externos à escola que influenciam na diversidade de ritmos de aprendizagem e na qualidade da educação dos envolvidos. Portanto, alfabetizar mediante essas dimensões e nas diversidades de ritmos de aprendizagem compreende grande desafio, mas a partir da ressignificação das práticas pedagógicas, conhecendo o educando e trabalhando os ritmos individuais relacionados ao contexto, constitui um importante passo para o aprendizado significativo e a reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem. 2023-11-14T14:28:14Z 2023-11-14T14:28:14Z 2023-11-14 Monografia SANTOS, Rayra Barbosa de Oliveira. A diversidade de ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 46f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023. http://hdl.handle.net/11612/6151 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Miracema Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Diversidade na aprendizagem Alfabetização Prática pedagógica Ritmos de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Diversidade na aprendizagem Alfabetização Prática pedagógica Ritmos de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Santos, Rayra Barbosa de Oliveira A diversidade de ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental |
topic_facet |
Diversidade na aprendizagem Alfabetização Prática pedagógica Ritmos de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research aims to reflect on the different learning rhythms in the literacy process based on
the investigation of the pedagogical teaching practices used, presenting contributions that
enhance the learning of literate people. The theoretical framework used in this work is based
on the studies of Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, among other authors who
discuss the diversity of learning in their writings. To carry out the research, qualitative research
was used through narrative, which allows the participant to bring reports of their experiences
and experiences, through a semi-structured questionnaire. Two teachers were interviewed, both
trained in Pedagogy, teaching in the literacy phase, but in different contexts: one in the city and
the other in the countryside. The research sought to investigate the pedagogical practices
developed in literacy and the relationship with the literacy students' experiences, presenting
differences and similarities between the two. In the analysis of the results, it was observed that
there are internal and external factors to the school that influence the diversity of learning
rhythms and the quality of education of those involved. Therefore, literacy through these
dimensions and in the diversity of learning rhythms comprises a great challenge, but from the
re-signification of pedagogical practices, knowing the student and working on the individual
rhythms related to the context, it constitutes an important step towards meaningful learning and
reflection on the teaching-learning process. |
author_additional |
Stach-Haertel, Brigitte Ursula |
author_additionalStr |
Stach-Haertel, Brigitte Ursula |
format |
Monografia |
author |
Santos, Rayra Barbosa de Oliveira |
title |
A diversidade de ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
A diversidade de ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A diversidade de ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A diversidade de ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A diversidade de ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
diversidade de ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/6151 |
_version_ |
1787135007180980224 |
score |
11.755432 |