/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Livro
Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, Volume 1.
Nada mais importante e necessário, para os que vivem a educação, falar sobre a formação de professores, um campo em constante transformação no Brasil e no mundo. Num cenário ostensivamente neoliberal, no qual as políticas públicas vêm desmontando acintosamente a profissionalização do professor, é pr...
Autor principal: | BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo |
---|---|
Outros Autores: | FRANÇA, Rosângela de Fátima Cavalcante |
Grau: | Livro |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Rosivan Diagramação & Artes Gráficas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1020 |
id |
ir-123456789-1020 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-10202023-07-24T17:09:03Z Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, Volume 1. BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo FRANÇA, Rosângela de Fátima Cavalcante Educação superior Educação básica Pan-Amazônia Nada mais importante e necessário, para os que vivem a educação, falar sobre a formação de professores, um campo em constante transformação no Brasil e no mundo. Num cenário ostensivamente neoliberal, no qual as políticas públicas vêm desmontando acintosamente a profissionalização do professor, é preciso compreender as mudanças na área educacional. As demandas de nossa sociedade por uma docência socialmente referenciada, politicamente engajada e cientificamente preparada são cada vez mais evidentes diante de novas tentativas de calar a voz do professor, de não atender aos interesses dos estudantes, e de não dar seguimento as conquistas sociais e educacionais que estavam sendo pautadas no Brasil no governo popular. Vivemos momentos de tensão e descredito diante da profissão docente e da imagem do professor, o que nos remete a uma falta de perspectiva na formação e carreira. Não há como negar o desmonte da educação na realidade brasileira de nossos tempos, agredida pela falta de verbas para as universidades e para o desenvolvimento da educação básica, o crescimento sem critérios das licenciaturas a distância, a substituição do professor por instrutores sem a devida qualificação, bem como a formação à mercê de um mercado competitivo, que muito pouco vem estimulando e valorizando a qualificação em nível stricto sensu, o que incide diretamente sobre a qualidade de ensino, a formação de profissionais e a formação e permanência de quadros docente nas instituições públicas de ensino. 2023-07-24T17:07:57Z 2023-07-24T17:07:57Z 2021 Book BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo; FRANÇA, Rosângela de Fátima Cavalcante (org.). Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR. v.1. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 978-65-80423-19-4. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1020 Acesso em: 978-65-80423-19-4 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1020 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Rosivan Diagramação & Artes Gráficas Brasil Others PDF |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Educação superior Educação básica Pan-Amazônia |
spellingShingle |
Educação superior Educação básica Pan-Amazônia BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, Volume 1. |
topic_facet |
Educação superior Educação básica Pan-Amazônia |
description |
Nada mais importante e necessário, para os que vivem a educação, falar sobre a formação de professores, um campo em constante transformação no Brasil e no mundo. Num cenário ostensivamente neoliberal, no qual as políticas públicas vêm desmontando acintosamente a profissionalização do professor, é preciso compreender as mudanças na área educacional. As demandas de nossa sociedade por uma docência socialmente referenciada, politicamente engajada e cientificamente preparada são cada vez mais evidentes diante de novas tentativas de calar a voz do professor, de não atender aos interesses dos estudantes, e de não dar seguimento as conquistas sociais e educacionais que estavam sendo pautadas no Brasil no governo popular. Vivemos momentos de tensão e descredito diante da profissão docente e da imagem do professor, o que nos remete a uma falta de perspectiva na formação e carreira. Não há como negar o desmonte da educação na realidade brasileira de nossos tempos, agredida pela falta de verbas para as universidades e para o desenvolvimento da educação básica, o crescimento sem critérios das licenciaturas a distância, a substituição do professor por instrutores sem a devida qualificação, bem como a formação à mercê de um mercado competitivo, que muito pouco vem estimulando e valorizando a qualificação em nível stricto sensu, o que incide diretamente sobre a qualidade de ensino, a formação de profissionais e a formação e permanência de quadros docente nas instituições públicas de ensino. |
format |
Livro |
author |
BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo |
author2 |
FRANÇA, Rosângela de Fátima Cavalcante |
author2Str |
FRANÇA, Rosângela de Fátima Cavalcante |
title |
Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, Volume 1. |
title_short |
Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, Volume 1. |
title_full |
Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, Volume 1. |
title_fullStr |
Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, Volume 1. |
title_full_unstemmed |
Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, Volume 1. |
title_sort |
cartografia da produção de conhecimentos na/da pan-amazônia dos grupos de pesquisa praxis ufopa e unir, volume 1. |
publisher |
Rosivan Diagramação & Artes Gráficas |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1020 |
_version_ |
1829179662244249600 |
score |
11.755432 |