/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Livro
Relatos de experiência de monitoria acadêmica: múltiplos olhares
Iniciado em 2011, o Programa de Monitoria Acadêmica, instituído pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação como política institucional de incentivo à melhoria do ensino de graduação e de iniciação à docência, é desenvolvido pela Coordenação de Projetos Educacionais da Universidade Federal do Oeste do...
Autor principal: | OLIVEIRA, Adriane Cavalcanti Florêncio de |
---|---|
Outros Autores: | SANTOS, Ângela Rocha dos, SILVA, Andrea Consoelo Cunha da, GUALBERTO, Madma Laine Colares, LIMA, Maria de Fátima Sousa |
Grau: | Livro |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1051 |
Resumo: |
---|
Iniciado em 2011, o Programa de Monitoria Acadêmica, instituído pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação como política institucional de incentivo à melhoria do ensino de graduação e de iniciação à docência, é desenvolvido pela Coordenação de Projetos Educacionais da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. O Programa de Monitoria Acadêmica tem se constituído como uma importante estratégia para a melhoria da formação na graduação, para o despertar à docência, à pesquisa e/ou extensão do discente monitor sob orientação de um docente, “bem como para estimular o senso de responsabilidade, autonomia,
cooperação, satisfação em ampliar conhecimentos e empenho nas atividades acadêmicas” (SANTOS et al, 2015, p.701). A Proen muito se orgulha de apresentar seu primeiro livro sobre Relatos de Experiências na Monitoria Acadêmica. Este livro é fruto de um trabalho de muitos autores, discentes e docentes da
Universidade Federal do Oeste do Pará, que participaram do Programa de Monitoria Acadêmica da Ufopa –
PROEN nos anos de 2013 e 2014. Resultado de múltiplos olhares, de diversas e inter-disciplinas, ele é
um retrato da Universidade dinâmica e jovem que tem em seus programas acadêmicos ainda muito a caminhar e refletir, mas que já mostra frutos de uma produção voltada para o pensar pedagógico na formação de seus acadêmicos. Os 22 relatos aqui presentes representam a primeira Coletânea sobre o Ensino de Graduação na Ufopa, e compõem um panorama diverso sobre as diferentes áreas de formação dos cursos oferecidos pela Universidade. Reúne experiências sobre o ensino de Microbiologia, Fitologia, Física, Direito Civil e Anatomia da Madeira, Olhares Sobre a Monitoria no Ensino Interdisciplinar do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), Análise do Racismo, Estudos Sobre Minerais e Rochas, Economia Política, Estágio Docente em Geografia, O Frisbee e a Dança no Ensino de Educação Física, Bioestatística na Experimentação Agrícola, Monitoria no Laboratório de Arqueologia, As Tics e a Interdisciplinaridade, A Monitoria em Projetos Sobre Restauração e
Conservação de Documentos Históricos, O Ensino de Zootecnia, Monitoria no Núcleo de Mediação de Conflitos e Construção de Paz, A Presença Indígena na Universidade, A Gestão de Resíduos Sólidos e a Formação do
Aluno em Engenharia Ambiental. |