TCC

Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto

The health crisis caused by the SARS-CoV-2 virus (Covid-19) caused changes in face-to-face teaching carried out until then in schools, such as the adoption of remote teaching in an emergency. This change had serious consequences in the pedagogical reality of educational institutions and modified...

ver descrição completa

Autor principal: DUARTE NETO, Hozana Firmino
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1267
id ir-123456789-1267
recordtype dspace
spelling ir-123456789-12672024-01-22T22:09:05Z Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto DUARTE NETO, Hozana Firmino DUARTE, Dércio Pena http://lattes.cnpq.br/4578807586884079 Estagio supervisionado Graduandos Ensino remoto Pandemia – Covid-19 CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS The health crisis caused by the SARS-CoV-2 virus (Covid-19) caused changes in face-to-face teaching carried out until then in schools, such as the adoption of remote teaching in an emergency. This change had serious consequences in the pedagogical reality of educational institutions and modified the actions of teachers and trainees in several ways. This work is a qualitative approach research that aims to report the experiences lived by undergraduates of the Integrated Degree in Biology and Chemistry of the Federal University of West of Pará in the Supervised Internship in High School carried out exceptionally remotely during the pandemic. Twelve undergraduates who joined in 2016 participated in this research. Data were collected through a questionnaire prepared on the virtual platform Google Forms. The results show that the undergraduates did not find difficulties in accessing the internet and the WhatsApp messaging application was the most used virtual platform/environment by the interns. In addition, despite the evident difficulties of interactions between undergraduates and students of the school units, great learning was reported by the interns with regard to technologies aimed at teaching. A crise sanitária causada pelo vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) provocou mudanças no ensino presencial realizado até então nas escolas, como a adoção do ensino remoto em caráter emergencial. Essa mudança causou sérias consequências na realidade pedagógica das instituições educacionais e modificou a ação de professores e estagiários em várias formas. Este trabalho é uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos graduandos do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no Estágio Supervisionado no Ensino Médio realizado excepcionalmente de forma remota durante a pandemia. Participaram dessa pesquisa doze graduandos que ingressaram no ano de 2016. Os dados foram levantados através de questionário elaborado na plataforma virtual Google Forms. Os resultados apontam que os graduandos não encontraram dificuldades no acesso à internet e o aplicativo de mensagens WhatsApp foi a plataforma/ambiente virtual mais utilizada pelos estagiários. Além disso, apesar das evidentes dificuldades de interações entre os graduandos e os estudantes das unidades escolares, relataram-se grandes aprendizagens por parte dos estagiários no que se refere a tecnologias voltadas para o ensino. 2024-01-22T22:08:24Z 2024-01-22T22:08:24Z 2022 TCC DUARTE NETO, Hozana Firmino. Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto. Orientador: Dércio Pena Duarte. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1267 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1267 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de CIências da Educação 1 PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Estagio supervisionado
Graduandos
Ensino remoto
Pandemia – Covid-19
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
spellingShingle Estagio supervisionado
Graduandos
Ensino remoto
Pandemia – Covid-19
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DUARTE NETO, Hozana Firmino
Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto
topic_facet Estagio supervisionado
Graduandos
Ensino remoto
Pandemia – Covid-19
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
description The health crisis caused by the SARS-CoV-2 virus (Covid-19) caused changes in face-to-face teaching carried out until then in schools, such as the adoption of remote teaching in an emergency. This change had serious consequences in the pedagogical reality of educational institutions and modified the actions of teachers and trainees in several ways. This work is a qualitative approach research that aims to report the experiences lived by undergraduates of the Integrated Degree in Biology and Chemistry of the Federal University of West of Pará in the Supervised Internship in High School carried out exceptionally remotely during the pandemic. Twelve undergraduates who joined in 2016 participated in this research. Data were collected through a questionnaire prepared on the virtual platform Google Forms. The results show that the undergraduates did not find difficulties in accessing the internet and the WhatsApp messaging application was the most used virtual platform/environment by the interns. In addition, despite the evident difficulties of interactions between undergraduates and students of the school units, great learning was reported by the interns with regard to technologies aimed at teaching.
author_additional DUARTE, Dércio Pena
author_additionalStr DUARTE, Dércio Pena
format TCC
author DUARTE NETO, Hozana Firmino
title Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto
title_short Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto
title_full Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto
title_fullStr Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto
title_full_unstemmed Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto
title_sort experiências dos discentes do curso de licenciatura integrada em biologia e química da universidade federal do oeste do pará no estágio supervisionado remoto
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1267
_version_ 1829179788557811712
score 11.755432