/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
TCC
Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto
The health crisis caused by the SARS-CoV-2 virus (Covid-19) caused changes in face-to-face teaching carried out until then in schools, such as the adoption of remote teaching in an emergency. This change had serious consequences in the pedagogical reality of educational institutions and modified...
Autor principal: | DUARTE NETO, Hozana Firmino |
---|---|
Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1267 |
id |
ir-123456789-1267 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-12672024-01-22T22:09:05Z Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto DUARTE NETO, Hozana Firmino DUARTE, Dércio Pena http://lattes.cnpq.br/4578807586884079 Estagio supervisionado Graduandos Ensino remoto Pandemia – Covid-19 CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS The health crisis caused by the SARS-CoV-2 virus (Covid-19) caused changes in face-to-face teaching carried out until then in schools, such as the adoption of remote teaching in an emergency. This change had serious consequences in the pedagogical reality of educational institutions and modified the actions of teachers and trainees in several ways. This work is a qualitative approach research that aims to report the experiences lived by undergraduates of the Integrated Degree in Biology and Chemistry of the Federal University of West of Pará in the Supervised Internship in High School carried out exceptionally remotely during the pandemic. Twelve undergraduates who joined in 2016 participated in this research. Data were collected through a questionnaire prepared on the virtual platform Google Forms. The results show that the undergraduates did not find difficulties in accessing the internet and the WhatsApp messaging application was the most used virtual platform/environment by the interns. In addition, despite the evident difficulties of interactions between undergraduates and students of the school units, great learning was reported by the interns with regard to technologies aimed at teaching. A crise sanitária causada pelo vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) provocou mudanças no ensino presencial realizado até então nas escolas, como a adoção do ensino remoto em caráter emergencial. Essa mudança causou sérias consequências na realidade pedagógica das instituições educacionais e modificou a ação de professores e estagiários em várias formas. Este trabalho é uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos graduandos do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no Estágio Supervisionado no Ensino Médio realizado excepcionalmente de forma remota durante a pandemia. Participaram dessa pesquisa doze graduandos que ingressaram no ano de 2016. Os dados foram levantados através de questionário elaborado na plataforma virtual Google Forms. Os resultados apontam que os graduandos não encontraram dificuldades no acesso à internet e o aplicativo de mensagens WhatsApp foi a plataforma/ambiente virtual mais utilizada pelos estagiários. Além disso, apesar das evidentes dificuldades de interações entre os graduandos e os estudantes das unidades escolares, relataram-se grandes aprendizagens por parte dos estagiários no que se refere a tecnologias voltadas para o ensino. 2024-01-22T22:08:24Z 2024-01-22T22:08:24Z 2022 TCC DUARTE NETO, Hozana Firmino. Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto. Orientador: Dércio Pena Duarte. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1267 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1267 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de CIências da Educação 1 PDF |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Estagio supervisionado Graduandos Ensino remoto Pandemia – Covid-19 CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
spellingShingle |
Estagio supervisionado Graduandos Ensino remoto Pandemia – Covid-19 CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DUARTE NETO, Hozana Firmino Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto |
topic_facet |
Estagio supervisionado Graduandos Ensino remoto Pandemia – Covid-19 CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
description |
The health crisis caused by the SARS-CoV-2 virus (Covid-19) caused
changes in face-to-face teaching carried out until then in schools, such as the
adoption of remote teaching in an emergency. This change had serious
consequences in the pedagogical reality of educational institutions and modified the
actions of teachers and trainees in several ways. This work is a qualitative approach
research that aims to report the experiences lived by undergraduates of the
Integrated Degree in Biology and Chemistry of the Federal University of West of Pará
in the Supervised Internship in High School carried out exceptionally remotely during
the pandemic. Twelve undergraduates who joined in 2016 participated in this
research. Data were collected through a questionnaire prepared on the virtual
platform Google Forms. The results show that the undergraduates did not find
difficulties in accessing the internet and the WhatsApp messaging application was
the most used virtual platform/environment by the interns. In addition, despite the
evident difficulties of interactions between undergraduates and students of the school
units, great learning was reported by the interns with regard to technologies aimed at
teaching. |
author_additional |
DUARTE, Dércio Pena |
author_additionalStr |
DUARTE, Dércio Pena |
format |
TCC |
author |
DUARTE NETO, Hozana Firmino |
title |
Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto |
title_short |
Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto |
title_full |
Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto |
title_fullStr |
Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto |
title_full_unstemmed |
Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto |
title_sort |
experiências dos discentes do curso de licenciatura integrada em biologia e química da universidade federal do oeste do pará no estágio supervisionado remoto |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1267 |
_version_ |
1829179788557811712 |
score |
11.755432 |