Dissertação

Caracterização da dinâmica térmico-hídrica do solo em cultivo da palma de óleo com híbridos interespecíficos (Elaeis guineensis x Elaeis oleifera) no leste da Amazônia.

Análises feitas pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que o aumento da concentração dos gases do efeito estufa (GEE), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) irá atingir todos os setores da atividade humana e os ecossistemas, ocasionando o aumento...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Cynthia de Souza
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: UFRA - Campus Belém 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1897
Resumo:
Análises feitas pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que o aumento da concentração dos gases do efeito estufa (GEE), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) irá atingir todos os setores da atividade humana e os ecossistemas, ocasionando o aumento da temperatura do planeta (IPCC, 2013). Apontam também, que haverá aumento de chuvas com elevados índices pluviométricos e diminuição nas regiões que sofrem escassez de água, além de aumentar a frequência e intensidade de eventos extremos, como inundações, furacões e secas prolongadas. Nesse contexto, o estado do Pará surge em potencial para a expansão da cultura da palma de óleo, principalmente depois do Zoneamento econômico ecológico da palma no Brasil, proibindo plantio em áreas de floresta nativa o que permite que a atividade cresça sem provocar desmatamentos. Este estudo faz parte de um trabalho que engloba todos os aspectos do desenvolvimento e produção da palma de óleo, o que inclui a avaliação da dinâmica térmico-hídrica em solos com plantio de palma de óleo com híbridos interespecíficos (E. guineenses X E. oleífera). Objetivou-se com este estudo avaliar a dinâmica térmico-hídrica, diária e sazonal, em solos com plantio de palma de óleo com híbridos interespecíficos (E. guineenses X E. oleífera). Concluiu-se que todos os perfis apresentaram redução do conteúdo volumétrico de água no solo na profundidade de20cm, assim conclui-se que o sistema radicular da palma de óleo concentra-se nessa profundidade.