/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
TCC
“Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história
O uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de história tem se tornado cada vez mais comum, sendo importante identificar de que maneira este material pode contribuir para o ensino e aprendizagem do conteúdo da disciplina. Tendo em vista as contribuições dos quadrinhos para o ensino e para o ensino...
Autor principal: | SILVA, Geane da Silva e |
---|---|
Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1960 |
Resumo: |
---|
O uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de história tem se tornado cada vez mais comum,
sendo importante identificar de que maneira este material pode contribuir para o ensino e
aprendizagem do conteúdo da disciplina. Tendo em vista as contribuições dos quadrinhos para
o ensino e para o ensino de história, tal como proposto pela literatura especializada, a pesquisa
estrutura-se em torno da elaboração de quadrinhos por alunos do 8º ano do ensino fundamental
de uma escola estadual de Santarém/PA, no intuito de promover a interdisciplinaridade,
estimular os estudantes a desenvolverem a competência de representar e comunicar, associando
a adaptação temática, o roteiro e a produção de quadrinhos. Dessa forma, este trabalho analisa
as histórias em quadrinhos construídas por estes alunos com o objetivo de identificar o tipo de
consciência histórica deles sobre a “Independência do Brasil”, expressadas a partir da
construção de narrativa histórica feita através da linguagem dos quadrinhos. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso, que se estruturou em diferentes etapas.
Primeiramente, elaborou-se levantamento bibliográfico acerca das relações das HQs com a
cultura de massa, com a educação e com o ensino de história. A partir disso, optou-se por
desenvolver uma atividade prática de elaboração de quadrinhos com alunos do ensino
fundamental público da cidade de Santarém-PA, com base nas referências de Jörn Rüsen (2011)
sobre a Didática da História e, especificamente, a noção de “consciência histórica”, e nos
trabalhos de Marcelo Fronza (2015) e Túlio Vilela (2014), que oferecem apontamentos teóricos
e práticos para produção de HQ nas escolas, mas especificamente nas aulas de História. Esta
etapa foi dividida em dois momentos. O primeiro consistiu na ministração de uma aula-oficina
denominada “Eu faço história nos quadrinhos”, para familiarizar e alfabetizar os alunos na
linguagem dos quadrinhos. O segundo foi destinado a produção das HQs. Os resultados da
pesquisa mostram que a dificuldade dos alunos em determinada disciplina pode afetar o
desenvolvimento do aprendizado em outra. Também foi percebido que, mesmo com o apelo de
transformar o que é ensinado de história em algo que faça sentido para a vida prática dos alunos,
ainda temos a reprodução de uma história tradicional, onde os fatos são acontecimentos
passados que não se relacionam com o presente. |