TCC

“Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história

O uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de história tem se tornado cada vez mais comum, sendo importante identificar de que maneira este material pode contribuir para o ensino e aprendizagem do conteúdo da disciplina. Tendo em vista as contribuições dos quadrinhos para o ensino e para o ensino...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Geane da Silva e
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1960
id ir-123456789-1960
recordtype dspace
spelling ir-123456789-19602024-09-19T21:44:47Z “Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história SILVA, Geane da Silva e LIMA, Douglas Mota Xavier de http://lattes.cnpq.br/3484112840633429 Histórias em Quadrinhos Ensino de história Educação CNPQ:: CIÊNCIAS HUMANAS O uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de história tem se tornado cada vez mais comum, sendo importante identificar de que maneira este material pode contribuir para o ensino e aprendizagem do conteúdo da disciplina. Tendo em vista as contribuições dos quadrinhos para o ensino e para o ensino de história, tal como proposto pela literatura especializada, a pesquisa estrutura-se em torno da elaboração de quadrinhos por alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Santarém/PA, no intuito de promover a interdisciplinaridade, estimular os estudantes a desenvolverem a competência de representar e comunicar, associando a adaptação temática, o roteiro e a produção de quadrinhos. Dessa forma, este trabalho analisa as histórias em quadrinhos construídas por estes alunos com o objetivo de identificar o tipo de consciência histórica deles sobre a “Independência do Brasil”, expressadas a partir da construção de narrativa histórica feita através da linguagem dos quadrinhos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso, que se estruturou em diferentes etapas. Primeiramente, elaborou-se levantamento bibliográfico acerca das relações das HQs com a cultura de massa, com a educação e com o ensino de história. A partir disso, optou-se por desenvolver uma atividade prática de elaboração de quadrinhos com alunos do ensino fundamental público da cidade de Santarém-PA, com base nas referências de Jörn Rüsen (2011) sobre a Didática da História e, especificamente, a noção de “consciência histórica”, e nos trabalhos de Marcelo Fronza (2015) e Túlio Vilela (2014), que oferecem apontamentos teóricos e práticos para produção de HQ nas escolas, mas especificamente nas aulas de História. Esta etapa foi dividida em dois momentos. O primeiro consistiu na ministração de uma aula-oficina denominada “Eu faço história nos quadrinhos”, para familiarizar e alfabetizar os alunos na linguagem dos quadrinhos. O segundo foi destinado a produção das HQs. Os resultados da pesquisa mostram que a dificuldade dos alunos em determinada disciplina pode afetar o desenvolvimento do aprendizado em outra. Também foi percebido que, mesmo com o apelo de transformar o que é ensinado de história em algo que faça sentido para a vida prática dos alunos, ainda temos a reprodução de uma história tradicional, onde os fatos são acontecimentos passados que não se relacionam com o presente. 2024-09-19T21:39:16Z 2024-09-19T21:39:16Z 2019 TCC SILVA, Geane da Silva e. “Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história. Orientador: Douglas Mota Xavier de Lima. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em História e Geografia) – Instituto de CIências da Educação, Plano Nacional de Formação de Professores, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1960 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1960 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de CIências da Educação PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Histórias em Quadrinhos
Ensino de história
Educação
CNPQ:: CIÊNCIAS HUMANAS
spellingShingle Histórias em Quadrinhos
Ensino de história
Educação
CNPQ:: CIÊNCIAS HUMANAS
SILVA, Geane da Silva e
“Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história
topic_facet Histórias em Quadrinhos
Ensino de história
Educação
CNPQ:: CIÊNCIAS HUMANAS
description O uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de história tem se tornado cada vez mais comum, sendo importante identificar de que maneira este material pode contribuir para o ensino e aprendizagem do conteúdo da disciplina. Tendo em vista as contribuições dos quadrinhos para o ensino e para o ensino de história, tal como proposto pela literatura especializada, a pesquisa estrutura-se em torno da elaboração de quadrinhos por alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Santarém/PA, no intuito de promover a interdisciplinaridade, estimular os estudantes a desenvolverem a competência de representar e comunicar, associando a adaptação temática, o roteiro e a produção de quadrinhos. Dessa forma, este trabalho analisa as histórias em quadrinhos construídas por estes alunos com o objetivo de identificar o tipo de consciência histórica deles sobre a “Independência do Brasil”, expressadas a partir da construção de narrativa histórica feita através da linguagem dos quadrinhos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso, que se estruturou em diferentes etapas. Primeiramente, elaborou-se levantamento bibliográfico acerca das relações das HQs com a cultura de massa, com a educação e com o ensino de história. A partir disso, optou-se por desenvolver uma atividade prática de elaboração de quadrinhos com alunos do ensino fundamental público da cidade de Santarém-PA, com base nas referências de Jörn Rüsen (2011) sobre a Didática da História e, especificamente, a noção de “consciência histórica”, e nos trabalhos de Marcelo Fronza (2015) e Túlio Vilela (2014), que oferecem apontamentos teóricos e práticos para produção de HQ nas escolas, mas especificamente nas aulas de História. Esta etapa foi dividida em dois momentos. O primeiro consistiu na ministração de uma aula-oficina denominada “Eu faço história nos quadrinhos”, para familiarizar e alfabetizar os alunos na linguagem dos quadrinhos. O segundo foi destinado a produção das HQs. Os resultados da pesquisa mostram que a dificuldade dos alunos em determinada disciplina pode afetar o desenvolvimento do aprendizado em outra. Também foi percebido que, mesmo com o apelo de transformar o que é ensinado de história em algo que faça sentido para a vida prática dos alunos, ainda temos a reprodução de uma história tradicional, onde os fatos são acontecimentos passados que não se relacionam com o presente.
author_additional LIMA, Douglas Mota Xavier de
author_additionalStr LIMA, Douglas Mota Xavier de
format TCC
author SILVA, Geane da Silva e
title “Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história
title_short “Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história
title_full “Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história
title_fullStr “Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história
title_full_unstemmed “Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história
title_sort “eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1960
_version_ 1829179809450688512
score 11.755432