/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
TCC
“Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história
O uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de história tem se tornado cada vez mais comum, sendo importante identificar de que maneira este material pode contribuir para o ensino e aprendizagem do conteúdo da disciplina. Tendo em vista as contribuições dos quadrinhos para o ensino e para o ensino...
Autor principal: | SILVA, Geane da Silva e |
---|---|
Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1960 |
id |
ir-123456789-1960 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-19602024-09-19T21:44:47Z “Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história SILVA, Geane da Silva e LIMA, Douglas Mota Xavier de http://lattes.cnpq.br/3484112840633429 Histórias em Quadrinhos Ensino de história Educação CNPQ:: CIÊNCIAS HUMANAS O uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de história tem se tornado cada vez mais comum, sendo importante identificar de que maneira este material pode contribuir para o ensino e aprendizagem do conteúdo da disciplina. Tendo em vista as contribuições dos quadrinhos para o ensino e para o ensino de história, tal como proposto pela literatura especializada, a pesquisa estrutura-se em torno da elaboração de quadrinhos por alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Santarém/PA, no intuito de promover a interdisciplinaridade, estimular os estudantes a desenvolverem a competência de representar e comunicar, associando a adaptação temática, o roteiro e a produção de quadrinhos. Dessa forma, este trabalho analisa as histórias em quadrinhos construídas por estes alunos com o objetivo de identificar o tipo de consciência histórica deles sobre a “Independência do Brasil”, expressadas a partir da construção de narrativa histórica feita através da linguagem dos quadrinhos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso, que se estruturou em diferentes etapas. Primeiramente, elaborou-se levantamento bibliográfico acerca das relações das HQs com a cultura de massa, com a educação e com o ensino de história. A partir disso, optou-se por desenvolver uma atividade prática de elaboração de quadrinhos com alunos do ensino fundamental público da cidade de Santarém-PA, com base nas referências de Jörn Rüsen (2011) sobre a Didática da História e, especificamente, a noção de “consciência histórica”, e nos trabalhos de Marcelo Fronza (2015) e Túlio Vilela (2014), que oferecem apontamentos teóricos e práticos para produção de HQ nas escolas, mas especificamente nas aulas de História. Esta etapa foi dividida em dois momentos. O primeiro consistiu na ministração de uma aula-oficina denominada “Eu faço história nos quadrinhos”, para familiarizar e alfabetizar os alunos na linguagem dos quadrinhos. O segundo foi destinado a produção das HQs. Os resultados da pesquisa mostram que a dificuldade dos alunos em determinada disciplina pode afetar o desenvolvimento do aprendizado em outra. Também foi percebido que, mesmo com o apelo de transformar o que é ensinado de história em algo que faça sentido para a vida prática dos alunos, ainda temos a reprodução de uma história tradicional, onde os fatos são acontecimentos passados que não se relacionam com o presente. 2024-09-19T21:39:16Z 2024-09-19T21:39:16Z 2019 TCC SILVA, Geane da Silva e. “Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história. Orientador: Douglas Mota Xavier de Lima. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em História e Geografia) – Instituto de CIências da Educação, Plano Nacional de Formação de Professores, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1960 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1960 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de CIências da Educação PDF |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Histórias em Quadrinhos Ensino de história Educação CNPQ:: CIÊNCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Histórias em Quadrinhos Ensino de história Educação CNPQ:: CIÊNCIAS HUMANAS SILVA, Geane da Silva e “Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história |
topic_facet |
Histórias em Quadrinhos Ensino de história Educação CNPQ:: CIÊNCIAS HUMANAS |
description |
O uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de história tem se tornado cada vez mais comum,
sendo importante identificar de que maneira este material pode contribuir para o ensino e
aprendizagem do conteúdo da disciplina. Tendo em vista as contribuições dos quadrinhos para
o ensino e para o ensino de história, tal como proposto pela literatura especializada, a pesquisa
estrutura-se em torno da elaboração de quadrinhos por alunos do 8º ano do ensino fundamental
de uma escola estadual de Santarém/PA, no intuito de promover a interdisciplinaridade,
estimular os estudantes a desenvolverem a competência de representar e comunicar, associando
a adaptação temática, o roteiro e a produção de quadrinhos. Dessa forma, este trabalho analisa
as histórias em quadrinhos construídas por estes alunos com o objetivo de identificar o tipo de
consciência histórica deles sobre a “Independência do Brasil”, expressadas a partir da
construção de narrativa histórica feita através da linguagem dos quadrinhos. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso, que se estruturou em diferentes etapas.
Primeiramente, elaborou-se levantamento bibliográfico acerca das relações das HQs com a
cultura de massa, com a educação e com o ensino de história. A partir disso, optou-se por
desenvolver uma atividade prática de elaboração de quadrinhos com alunos do ensino
fundamental público da cidade de Santarém-PA, com base nas referências de Jörn Rüsen (2011)
sobre a Didática da História e, especificamente, a noção de “consciência histórica”, e nos
trabalhos de Marcelo Fronza (2015) e Túlio Vilela (2014), que oferecem apontamentos teóricos
e práticos para produção de HQ nas escolas, mas especificamente nas aulas de História. Esta
etapa foi dividida em dois momentos. O primeiro consistiu na ministração de uma aula-oficina
denominada “Eu faço história nos quadrinhos”, para familiarizar e alfabetizar os alunos na
linguagem dos quadrinhos. O segundo foi destinado a produção das HQs. Os resultados da
pesquisa mostram que a dificuldade dos alunos em determinada disciplina pode afetar o
desenvolvimento do aprendizado em outra. Também foi percebido que, mesmo com o apelo de
transformar o que é ensinado de história em algo que faça sentido para a vida prática dos alunos,
ainda temos a reprodução de uma história tradicional, onde os fatos são acontecimentos
passados que não se relacionam com o presente. |
author_additional |
LIMA, Douglas Mota Xavier de |
author_additionalStr |
LIMA, Douglas Mota Xavier de |
format |
TCC |
author |
SILVA, Geane da Silva e |
title |
“Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história |
title_short |
“Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história |
title_full |
“Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história |
title_fullStr |
“Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história |
title_full_unstemmed |
“Eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história |
title_sort |
“eu faço história nos quadrinhos”: o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de história |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1960 |
_version_ |
1829179809450688512 |
score |
11.755432 |