TCC

Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia

O presente trabalho tem a finalidade de qualificar as contribuições existentes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e o Estágio Supervisionado Curricular na formação de acadêmicos de Biologia e futuros professores. A pesquisa efetivou-se na Universidade Federal do Oe...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Grace Vania Mota dos
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1997
Resumo:
O presente trabalho tem a finalidade de qualificar as contribuições existentes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e o Estágio Supervisionado Curricular na formação de acadêmicos de Biologia e futuros professores. A pesquisa efetivou-se na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, através de questionários destinados a acadêmicos do Curso de Biologia exbolsistas do programa PIBID e também a não bolsistas, ambos participantes da disciplina curricular Estagio Supervisionado e aos Professores Orientadores da disciplina Estágio Supervisionado que também responderam ao questionário. Tais contribuições vêm retratar as dificuldades e facilidades percebidas nas práticas realizadas no decorrer do Curso de Biologia. A pesquisa mostra que o aluno da disciplina Estágio Supervisionado e participante do programa PIBID, encontra maior facilidade em trabalhar em sala de aula devido ao conhecimento prévio do ambiente escolar, porém, o desenvolvimento tão somente dessa atividade não garante a preparação total de um professor de Biologia em formação, a conquista de aprendizagem decorre por toda a vida profissional com a formação continuada. Já as dificuldades apresentadas falam da má recepção recebida pelo aluno estagiário em algumas escolas, por parte do professor da disciplina na escola, e ainda o pouco tempo dispensado para a prática da disciplina Estagio Supervisionado, conciliado ao andamento com as disciplinas em estudo no semestre. Depois da quebra do nervosismo inicial o aluno estagiário não bolsista também encontra em comum aos ex-bolsistas, algumas facilidades e dificuldades. É comprovada nas falas dos professores, a avalição de ideias que reafirmam as contribuições proporcionadas pelo programa PIBID e pela prática disciplina Estágio Supervisionado.