/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
TCC
Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia
O presente trabalho tem a finalidade de qualificar as contribuições existentes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e o Estágio Supervisionado Curricular na formação de acadêmicos de Biologia e futuros professores. A pesquisa efetivou-se na Universidade Federal do Oe...
Autor principal: | SANTOS, Grace Vania Mota dos |
---|---|
Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1997 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho tem a finalidade de qualificar as contribuições existentes no
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e o Estágio
Supervisionado Curricular na formação de acadêmicos de Biologia e futuros
professores. A pesquisa efetivou-se na Universidade Federal do Oeste do Pará -
UFOPA, através de questionários destinados a acadêmicos do Curso de Biologia exbolsistas do programa PIBID e também a não bolsistas, ambos participantes da
disciplina curricular Estagio Supervisionado e aos Professores Orientadores da
disciplina Estágio Supervisionado que também responderam ao questionário. Tais
contribuições vêm retratar as dificuldades e facilidades percebidas nas práticas
realizadas no decorrer do Curso de Biologia. A pesquisa mostra que o aluno da
disciplina Estágio Supervisionado e participante do programa PIBID, encontra maior
facilidade em trabalhar em sala de aula devido ao conhecimento prévio do ambiente
escolar, porém, o desenvolvimento tão somente dessa atividade não garante a
preparação total de um professor de Biologia em formação, a conquista de
aprendizagem decorre por toda a vida profissional com a formação continuada. Já
as dificuldades apresentadas falam da má recepção recebida pelo aluno estagiário
em algumas escolas, por parte do professor da disciplina na escola, e ainda o pouco
tempo dispensado para a prática da disciplina Estagio Supervisionado, conciliado ao
andamento com as disciplinas em estudo no semestre. Depois da quebra do
nervosismo inicial o aluno estagiário não bolsista também encontra em comum aos
ex-bolsistas, algumas facilidades e dificuldades. É comprovada nas falas dos
professores, a avalição de ideias que reafirmam as contribuições proporcionadas
pelo programa PIBID e pela prática disciplina Estágio Supervisionado. |