TCC

Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia

O presente trabalho tem a finalidade de qualificar as contribuições existentes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e o Estágio Supervisionado Curricular na formação de acadêmicos de Biologia e futuros professores. A pesquisa efetivou-se na Universidade Federal do Oe...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Grace Vania Mota dos
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1997
id ir-123456789-1997
recordtype dspace
spelling ir-123456789-19972024-09-26T18:22:39Z Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia SANTOS, Grace Vania Mota dos COELHO, Gabriel Iketani http://lattes.cnpq.br/4054049089040193 https://orcid.org/0000-0002-9382-5508 Contribuições PIBID Estágio Supervisionado formação de professores CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O presente trabalho tem a finalidade de qualificar as contribuições existentes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e o Estágio Supervisionado Curricular na formação de acadêmicos de Biologia e futuros professores. A pesquisa efetivou-se na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, através de questionários destinados a acadêmicos do Curso de Biologia exbolsistas do programa PIBID e também a não bolsistas, ambos participantes da disciplina curricular Estagio Supervisionado e aos Professores Orientadores da disciplina Estágio Supervisionado que também responderam ao questionário. Tais contribuições vêm retratar as dificuldades e facilidades percebidas nas práticas realizadas no decorrer do Curso de Biologia. A pesquisa mostra que o aluno da disciplina Estágio Supervisionado e participante do programa PIBID, encontra maior facilidade em trabalhar em sala de aula devido ao conhecimento prévio do ambiente escolar, porém, o desenvolvimento tão somente dessa atividade não garante a preparação total de um professor de Biologia em formação, a conquista de aprendizagem decorre por toda a vida profissional com a formação continuada. Já as dificuldades apresentadas falam da má recepção recebida pelo aluno estagiário em algumas escolas, por parte do professor da disciplina na escola, e ainda o pouco tempo dispensado para a prática da disciplina Estagio Supervisionado, conciliado ao andamento com as disciplinas em estudo no semestre. Depois da quebra do nervosismo inicial o aluno estagiário não bolsista também encontra em comum aos ex-bolsistas, algumas facilidades e dificuldades. É comprovada nas falas dos professores, a avalição de ideias que reafirmam as contribuições proporcionadas pelo programa PIBID e pela prática disciplina Estágio Supervisionado. 2024-09-26T18:22:07Z 2024-09-26T18:22:07Z 2019-02-07 TCC SANTOS, Grace Vania Mota dos. Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia. Orientador: Gabriel Iketani Coelho. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1997 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1997 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de Ciências da Educação 1 PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Contribuições
PIBID
Estágio Supervisionado
formação de professores
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
spellingShingle Contribuições
PIBID
Estágio Supervisionado
formação de professores
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
SANTOS, Grace Vania Mota dos
Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia
topic_facet Contribuições
PIBID
Estágio Supervisionado
formação de professores
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
description O presente trabalho tem a finalidade de qualificar as contribuições existentes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e o Estágio Supervisionado Curricular na formação de acadêmicos de Biologia e futuros professores. A pesquisa efetivou-se na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, através de questionários destinados a acadêmicos do Curso de Biologia exbolsistas do programa PIBID e também a não bolsistas, ambos participantes da disciplina curricular Estagio Supervisionado e aos Professores Orientadores da disciplina Estágio Supervisionado que também responderam ao questionário. Tais contribuições vêm retratar as dificuldades e facilidades percebidas nas práticas realizadas no decorrer do Curso de Biologia. A pesquisa mostra que o aluno da disciplina Estágio Supervisionado e participante do programa PIBID, encontra maior facilidade em trabalhar em sala de aula devido ao conhecimento prévio do ambiente escolar, porém, o desenvolvimento tão somente dessa atividade não garante a preparação total de um professor de Biologia em formação, a conquista de aprendizagem decorre por toda a vida profissional com a formação continuada. Já as dificuldades apresentadas falam da má recepção recebida pelo aluno estagiário em algumas escolas, por parte do professor da disciplina na escola, e ainda o pouco tempo dispensado para a prática da disciplina Estagio Supervisionado, conciliado ao andamento com as disciplinas em estudo no semestre. Depois da quebra do nervosismo inicial o aluno estagiário não bolsista também encontra em comum aos ex-bolsistas, algumas facilidades e dificuldades. É comprovada nas falas dos professores, a avalição de ideias que reafirmam as contribuições proporcionadas pelo programa PIBID e pela prática disciplina Estágio Supervisionado.
author_additional COELHO, Gabriel Iketani
author_additionalStr COELHO, Gabriel Iketani
format TCC
author SANTOS, Grace Vania Mota dos
title Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia
title_short Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia
title_full Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia
title_fullStr Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia
title_full_unstemmed Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia
title_sort contribuições do pibid e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1997
_version_ 1829179811008872448
score 11.755432