/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
TCC
Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia
O presente trabalho tem a finalidade de qualificar as contribuições existentes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e o Estágio Supervisionado Curricular na formação de acadêmicos de Biologia e futuros professores. A pesquisa efetivou-se na Universidade Federal do Oe...
Autor principal: | SANTOS, Grace Vania Mota dos |
---|---|
Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1997 |
id |
ir-123456789-1997 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-19972024-09-26T18:22:39Z Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia SANTOS, Grace Vania Mota dos COELHO, Gabriel Iketani http://lattes.cnpq.br/4054049089040193 https://orcid.org/0000-0002-9382-5508 Contribuições PIBID Estágio Supervisionado formação de professores CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O presente trabalho tem a finalidade de qualificar as contribuições existentes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e o Estágio Supervisionado Curricular na formação de acadêmicos de Biologia e futuros professores. A pesquisa efetivou-se na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, através de questionários destinados a acadêmicos do Curso de Biologia exbolsistas do programa PIBID e também a não bolsistas, ambos participantes da disciplina curricular Estagio Supervisionado e aos Professores Orientadores da disciplina Estágio Supervisionado que também responderam ao questionário. Tais contribuições vêm retratar as dificuldades e facilidades percebidas nas práticas realizadas no decorrer do Curso de Biologia. A pesquisa mostra que o aluno da disciplina Estágio Supervisionado e participante do programa PIBID, encontra maior facilidade em trabalhar em sala de aula devido ao conhecimento prévio do ambiente escolar, porém, o desenvolvimento tão somente dessa atividade não garante a preparação total de um professor de Biologia em formação, a conquista de aprendizagem decorre por toda a vida profissional com a formação continuada. Já as dificuldades apresentadas falam da má recepção recebida pelo aluno estagiário em algumas escolas, por parte do professor da disciplina na escola, e ainda o pouco tempo dispensado para a prática da disciplina Estagio Supervisionado, conciliado ao andamento com as disciplinas em estudo no semestre. Depois da quebra do nervosismo inicial o aluno estagiário não bolsista também encontra em comum aos ex-bolsistas, algumas facilidades e dificuldades. É comprovada nas falas dos professores, a avalição de ideias que reafirmam as contribuições proporcionadas pelo programa PIBID e pela prática disciplina Estágio Supervisionado. 2024-09-26T18:22:07Z 2024-09-26T18:22:07Z 2019-02-07 TCC SANTOS, Grace Vania Mota dos. Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia. Orientador: Gabriel Iketani Coelho. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1997 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1997 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de Ciências da Educação 1 PDF |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Contribuições PIBID Estágio Supervisionado formação de professores CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
spellingShingle |
Contribuições PIBID Estágio Supervisionado formação de professores CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SANTOS, Grace Vania Mota dos Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia |
topic_facet |
Contribuições PIBID Estágio Supervisionado formação de professores CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
description |
O presente trabalho tem a finalidade de qualificar as contribuições existentes no
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e o Estágio
Supervisionado Curricular na formação de acadêmicos de Biologia e futuros
professores. A pesquisa efetivou-se na Universidade Federal do Oeste do Pará -
UFOPA, através de questionários destinados a acadêmicos do Curso de Biologia exbolsistas do programa PIBID e também a não bolsistas, ambos participantes da
disciplina curricular Estagio Supervisionado e aos Professores Orientadores da
disciplina Estágio Supervisionado que também responderam ao questionário. Tais
contribuições vêm retratar as dificuldades e facilidades percebidas nas práticas
realizadas no decorrer do Curso de Biologia. A pesquisa mostra que o aluno da
disciplina Estágio Supervisionado e participante do programa PIBID, encontra maior
facilidade em trabalhar em sala de aula devido ao conhecimento prévio do ambiente
escolar, porém, o desenvolvimento tão somente dessa atividade não garante a
preparação total de um professor de Biologia em formação, a conquista de
aprendizagem decorre por toda a vida profissional com a formação continuada. Já
as dificuldades apresentadas falam da má recepção recebida pelo aluno estagiário
em algumas escolas, por parte do professor da disciplina na escola, e ainda o pouco
tempo dispensado para a prática da disciplina Estagio Supervisionado, conciliado ao
andamento com as disciplinas em estudo no semestre. Depois da quebra do
nervosismo inicial o aluno estagiário não bolsista também encontra em comum aos
ex-bolsistas, algumas facilidades e dificuldades. É comprovada nas falas dos
professores, a avalição de ideias que reafirmam as contribuições proporcionadas
pelo programa PIBID e pela prática disciplina Estágio Supervisionado. |
author_additional |
COELHO, Gabriel Iketani |
author_additionalStr |
COELHO, Gabriel Iketani |
format |
TCC |
author |
SANTOS, Grace Vania Mota dos |
title |
Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia |
title_short |
Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia |
title_full |
Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia |
title_fullStr |
Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia |
title_full_unstemmed |
Contribuições do PIBID e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia |
title_sort |
contribuições do pibid e estágio supervisionado na formação acadêmica de futuros professores de biologia |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1997 |
_version_ |
1829179811008872448 |
score |
11.755432 |