TCC

Levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da Escola de Ensino Técnico do estado do Pará, Campus de Santarém

O ensino técnico no Brasil tem assumindo um papel relevante na formação de cidadãos profissionais contribuindo para uma demanda grande de pessoas que buscam um modelo inovador . O presente trabalho se deu devido a necessidade de avaliação da modalidade do ensino técnico em Santarém e teve o objet...

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Autor principal: MOURA, Janeclissir Rodrigues
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2040
Resumo:
O ensino técnico no Brasil tem assumindo um papel relevante na formação de cidadãos profissionais contribuindo para uma demanda grande de pessoas que buscam um modelo inovador . O presente trabalho se deu devido a necessidade de avaliação da modalidade do ensino técnico em Santarém e teve o objetivo geral compreender como a principal dificuldade e percepções enfrentadas pelos alunos da Escola Técnica intervém nos seus processos de ensino-aprendizagem. De modo especifico buscou-se investigar a real barreira que impede os alunos no seu processo de ensino técnico; verificar a conciliação desses alunos com o ensino regular; apresentar os principais pontos positivos e negativos da escola; refletir como os alunos encaram o ensino técnico paralelo ao ensino regular, suas aptidões recorrentes aos dois formatos de ensino. A realização da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, com referencial teórico-metodológico no estudo de caso. Dela participaram como sujeitos cinquenta alunos da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará- EETEPA. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram: entrevista em forma de questionário voluntário e grupo focal. Além desses procedimentos, recorreu-se a análise de documentos. O aporte teórico teve a epistemologia da prática baseada na reflexividade como parâmetro. O estudo parte da percepção que o levantamento qualitativo através de dados nos remete as principais dificuldades e sua interferência no processo de aprendizagem técnico. Os resultados mostraram que os alunos não tem outro tipo de formação técnica profissional, sendo que somente dois alunos tem outro tipo de formação, no qual o exercício reflexivo nos remete na quantidade de alunos que tem pouco conhecimento técnico profissional. Os dados foram bastante significativos para alunos que não tem nenhum tipo de apoio financeiro, ou que são dependentes exclusivamente de familiares, nos mostrando uma situação de baixa renda econômica, que atrapalha na recepção técnica adquirida. Outra evidencia de dificuldade está focada na localização da escola, situação que para mais da metade dos alunos torna-se difícil, pois moram longe da escola ou não tem meio de transporte. Concluiu-se que o levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da EETEPA proporcionou dados reais que dificultam os alunos e serão usados para eventuais pesquisas relacionadas a partir da mesma problematização encontrada.