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TCC
Levantamento dos principais obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizagem em química por discentes licenciados em Santarém
O presente trabalho monográfico tem como objetivo efetuar um levantamento dos principais obstáculos e dificuldades encontradas pelos discentes licenciados em química de seis (06) turmas do Curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química do Programa de ciências Naturais-PCNAT, do Instituto...
Autor principal: | NOGUEIRA, Samara Cássia Vieira |
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Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1980 |
Resumo: |
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O presente trabalho monográfico tem como objetivo efetuar um levantamento
dos principais obstáculos e dificuldades encontradas pelos discentes
licenciados em química de seis (06) turmas do Curso de Licenciatura Integrada
em Biologia e Química do Programa de ciências Naturais-PCNAT, do Instituto
de Ciências da Educação-ICED, da Universidade Federal do Oeste do ParáUFOPA, com anos de ingresso no curso entre 2012 a 2016 na instituição, com
finalidade de buscar melhorias dentro do cenário do ensino de química e
formação de futuro professores no contexto da universidade. A pesquisa
realizada foi do tipo quantitativa-descritiva e, contou com levantamento
bibliográfico que embasou o pré-teste, o questionário e análise dos dados
obtidos. Foram aplicados setenta (70) questionários, sendo um (1) por
discentes. Com os resultados, observou-se que entre as áreas da química:
24% dos consultados apresentam dificuldades em conceitos relacionados
Química Geral I e Química geral II, dos quais 17% em balanceamento de
equações que envolvem cálculos e unidades; 19% em Química orgânica,
principalmente em nomenclaturas; 13% em Química Analítica, em especial
dentro de assuntos que tratam de titulações e reações ácido e base; 9%
manifestaram dificuldades em todos os assuntos dentro da área da Química. E
ainda se constatou que esses obstáculos têm relação direta com, segundo
eles, 38% pelas deficiências em cálculo; seguido de 26% da metodologia do
professor; e, 20% acreditam que é a ausência de conexão entre a teoria e
prática estudada; 16% citam outros fatores. Desta forma, tais fatores exigem
um repensar acerca da valorização da opinião dos alunos, cobaias deste
sistema implementado pela universidade; da adoção de práticas pedagógica e
da pesquisa em educação, bem como, criar medidas que viabilizam a formação
de futuro professores. E, assim torna a química uma área mais atrativa. |