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TCC
Levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da Escola de Ensino Técnico do estado do Pará, Campus de Santarém
O ensino técnico no Brasil tem assumindo um papel relevante na formação de cidadãos profissionais contribuindo para uma demanda grande de pessoas que buscam um modelo inovador . O presente trabalho se deu devido a necessidade de avaliação da modalidade do ensino técnico em Santarém e teve o objet...
Autor principal: | MOURA, Janeclissir Rodrigues |
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Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2040 |
Resumo: |
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O ensino técnico no Brasil tem assumindo um papel relevante na formação de cidadãos
profissionais contribuindo para uma demanda grande de pessoas que buscam um modelo
inovador . O presente trabalho se deu devido a necessidade de avaliação da modalidade do
ensino técnico em Santarém e teve o objetivo geral compreender como a principal
dificuldade e percepções enfrentadas pelos alunos da Escola Técnica intervém nos seus
processos de ensino-aprendizagem. De modo especifico buscou-se investigar a real barreira
que impede os alunos no seu processo de ensino técnico; verificar a conciliação desses alunos
com o ensino regular; apresentar os principais pontos positivos e negativos da escola; refletir
como os alunos encaram o ensino técnico paralelo ao ensino regular, suas aptidões recorrentes
aos dois formatos de ensino. A realização da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa,
com referencial teórico-metodológico no estudo de caso. Dela participaram como sujeitos
cinquenta alunos da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará- EETEPA. Os
procedimentos utilizados na coleta de dados foram: entrevista em forma de questionário
voluntário e grupo focal. Além desses procedimentos, recorreu-se a análise de documentos. O
aporte teórico teve a epistemologia da prática baseada na reflexividade como parâmetro. O
estudo parte da percepção que o levantamento qualitativo através de dados nos remete as
principais dificuldades e sua interferência no processo de aprendizagem técnico. Os resultados
mostraram que os alunos não tem outro tipo de formação técnica profissional, sendo que
somente dois alunos tem outro tipo de formação, no qual o exercício reflexivo nos remete na
quantidade de alunos que tem pouco conhecimento técnico profissional. Os dados foram
bastante significativos para alunos que não tem nenhum tipo de apoio financeiro, ou que são
dependentes exclusivamente de familiares, nos mostrando uma situação de baixa renda
econômica, que atrapalha na recepção técnica adquirida. Outra evidencia de dificuldade está
focada na localização da escola, situação que para mais da metade dos alunos torna-se difícil,
pois moram longe da escola ou não tem meio de transporte. Concluiu-se que o levantamento
qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da EETEPA proporcionou
dados reais que dificultam os alunos e serão usados para eventuais pesquisas relacionadas a
partir da mesma problematização encontrada. |