TCC

Levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da Escola de Ensino Técnico do estado do Pará, Campus de Santarém

O ensino técnico no Brasil tem assumindo um papel relevante na formação de cidadãos profissionais contribuindo para uma demanda grande de pessoas que buscam um modelo inovador . O presente trabalho se deu devido a necessidade de avaliação da modalidade do ensino técnico em Santarém e teve o objet...

ver descrição completa

Autor principal: MOURA, Janeclissir Rodrigues
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2040
id ir-123456789-2040
recordtype dspace
spelling ir-123456789-20402024-10-01T21:43:14Z Levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da Escola de Ensino Técnico do estado do Pará, Campus de Santarém MOURA, Janeclissir Rodrigues ALMEIDA, Thaís Elias http://lattes.cnpq.br/1101716646731462 https://orcid.org/0000-0002-1611-1333 Ensino técnico Aprendizagem reflexividade formação CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O ensino técnico no Brasil tem assumindo um papel relevante na formação de cidadãos profissionais contribuindo para uma demanda grande de pessoas que buscam um modelo inovador . O presente trabalho se deu devido a necessidade de avaliação da modalidade do ensino técnico em Santarém e teve o objetivo geral compreender como a principal dificuldade e percepções enfrentadas pelos alunos da Escola Técnica intervém nos seus processos de ensino-aprendizagem. De modo especifico buscou-se investigar a real barreira que impede os alunos no seu processo de ensino técnico; verificar a conciliação desses alunos com o ensino regular; apresentar os principais pontos positivos e negativos da escola; refletir como os alunos encaram o ensino técnico paralelo ao ensino regular, suas aptidões recorrentes aos dois formatos de ensino. A realização da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, com referencial teórico-metodológico no estudo de caso. Dela participaram como sujeitos cinquenta alunos da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará- EETEPA. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram: entrevista em forma de questionário voluntário e grupo focal. Além desses procedimentos, recorreu-se a análise de documentos. O aporte teórico teve a epistemologia da prática baseada na reflexividade como parâmetro. O estudo parte da percepção que o levantamento qualitativo através de dados nos remete as principais dificuldades e sua interferência no processo de aprendizagem técnico. Os resultados mostraram que os alunos não tem outro tipo de formação técnica profissional, sendo que somente dois alunos tem outro tipo de formação, no qual o exercício reflexivo nos remete na quantidade de alunos que tem pouco conhecimento técnico profissional. Os dados foram bastante significativos para alunos que não tem nenhum tipo de apoio financeiro, ou que são dependentes exclusivamente de familiares, nos mostrando uma situação de baixa renda econômica, que atrapalha na recepção técnica adquirida. Outra evidencia de dificuldade está focada na localização da escola, situação que para mais da metade dos alunos torna-se difícil, pois moram longe da escola ou não tem meio de transporte. Concluiu-se que o levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da EETEPA proporcionou dados reais que dificultam os alunos e serão usados para eventuais pesquisas relacionadas a partir da mesma problematização encontrada. 2024-10-01T21:42:40Z 2024-10-01T21:42:40Z 2019-01 TCC MOURA, Janeclissir Rodrigues. Levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da Escola de Ensino Técnico do estado do Pará, Campus de Santarém. Orientadora: Thaís Elias Almeida. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2040 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2040 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de Ciências da Educação 1 PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Ensino técnico
Aprendizagem
reflexividade
formação
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
spellingShingle Ensino técnico
Aprendizagem
reflexividade
formação
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MOURA, Janeclissir Rodrigues
Levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da Escola de Ensino Técnico do estado do Pará, Campus de Santarém
topic_facet Ensino técnico
Aprendizagem
reflexividade
formação
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
description O ensino técnico no Brasil tem assumindo um papel relevante na formação de cidadãos profissionais contribuindo para uma demanda grande de pessoas que buscam um modelo inovador . O presente trabalho se deu devido a necessidade de avaliação da modalidade do ensino técnico em Santarém e teve o objetivo geral compreender como a principal dificuldade e percepções enfrentadas pelos alunos da Escola Técnica intervém nos seus processos de ensino-aprendizagem. De modo especifico buscou-se investigar a real barreira que impede os alunos no seu processo de ensino técnico; verificar a conciliação desses alunos com o ensino regular; apresentar os principais pontos positivos e negativos da escola; refletir como os alunos encaram o ensino técnico paralelo ao ensino regular, suas aptidões recorrentes aos dois formatos de ensino. A realização da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, com referencial teórico-metodológico no estudo de caso. Dela participaram como sujeitos cinquenta alunos da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará- EETEPA. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram: entrevista em forma de questionário voluntário e grupo focal. Além desses procedimentos, recorreu-se a análise de documentos. O aporte teórico teve a epistemologia da prática baseada na reflexividade como parâmetro. O estudo parte da percepção que o levantamento qualitativo através de dados nos remete as principais dificuldades e sua interferência no processo de aprendizagem técnico. Os resultados mostraram que os alunos não tem outro tipo de formação técnica profissional, sendo que somente dois alunos tem outro tipo de formação, no qual o exercício reflexivo nos remete na quantidade de alunos que tem pouco conhecimento técnico profissional. Os dados foram bastante significativos para alunos que não tem nenhum tipo de apoio financeiro, ou que são dependentes exclusivamente de familiares, nos mostrando uma situação de baixa renda econômica, que atrapalha na recepção técnica adquirida. Outra evidencia de dificuldade está focada na localização da escola, situação que para mais da metade dos alunos torna-se difícil, pois moram longe da escola ou não tem meio de transporte. Concluiu-se que o levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da EETEPA proporcionou dados reais que dificultam os alunos e serão usados para eventuais pesquisas relacionadas a partir da mesma problematização encontrada.
author_additional ALMEIDA, Thaís Elias
author_additionalStr ALMEIDA, Thaís Elias
format TCC
author MOURA, Janeclissir Rodrigues
title Levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da Escola de Ensino Técnico do estado do Pará, Campus de Santarém
title_short Levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da Escola de Ensino Técnico do estado do Pará, Campus de Santarém
title_full Levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da Escola de Ensino Técnico do estado do Pará, Campus de Santarém
title_fullStr Levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da Escola de Ensino Técnico do estado do Pará, Campus de Santarém
title_full_unstemmed Levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da Escola de Ensino Técnico do estado do Pará, Campus de Santarém
title_sort levantamento qualitativo das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da escola de ensino técnico do estado do pará, campus de santarém
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2040
_version_ 1829179726037516288
score 11.755432